Servidor DNS não está respondendo – o que fazer?

O servidor DNS é uma peça imprescindível para se conseguir uma conexão à internet bem sucedida, porém seu funcionamento nem sempre é perfeito. Erros onde páginas não carregam podem acontecer, e a mensagem “o servidor DNS não está respondendo” será exibida. A causa do erro nem sempre será a mesma, mas a Kangaroo Host pode te ajudar.

O que é DNS?

O DNS (Sistema de nome de domínio, ou Domain Name System) é um conjunto de bancos de dados que aprimora a interação entre os usuários e os servidores da internet. Sua função é traduzir um endereço IP para domínios de site, como uma espécie de lista telefônica da rede mundial de computadores.

Em uma rede de computadores, independente da sua magnitude, todos os aparelhos conectados têm dois tipos de endereços. O endereço físico (mais conhecido como endereço MAC), que é definido pela placa de rede e o endereço virtual (endereço IP), e pelo protocolo TCP/IP.

O que é DNS
Fonte/Reprodução: original

Para acessar um site ou servidor deve-se digitar a sequência de números do seu respectivo endereço IP, mas memorizar vários números de IP seria bastante complicado, por isso criou-se o DNS.

O servidor DNS atribui um domínio a um site, o que permite o acesso a este site ao digitar “kangaroohost.com.br” na barra de navegação em vez de uma sequência de números mais complicada de lembrar. Quando se digita o nome de algum site, o navegador consulta um servidor DNS, que busca pelo endereço IP correspondente àquele site e, só a partir daí, encaminha o usuário à ele.

O DNS também cumpre a função de assegurar que não existam dois sites com o mesmo endereço de IP, pois cada domínio possui apenas um e único IP correspondente.

O que é o erro “Servidor DNS não está respondendo”?

Quando o servidor DNS não consegue realizar a tarefa de tradução de IP (conhecido como resolução de nome), o erro seguinte será exibido “Servidor DNS não Está Respondendo”. Esse erro também pode ser exibido de outras formas, como “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN” ou “DNS_PROBE_FINISHED_NO_INTERNET”. Geralmente, isso quer dizer que a conexão do navegador com a internet não foi bem sucedida.

Porque esse erro ocorre?

Na maior parte das vezes, os erros de DNS são ocasionados por problemas do lado do usuário, como problema de conexão de internet, configuração incorreta do DNS ou navegador desatualizado.

Porque esse erro ocorre
Fonte/Reprodução: original

Ele também pode ser causado por uma interrupção do servidor. Os bancos de dados do DNS são distribuídos em vários servidores ao redor do mundo. Eles são organizados em uma estrutura hierárquica e, sem eles, a internet deixaria de funcionar.

Assim como qualquer outro sistema de computador, um servidor DNS pode não estar disponível em todas às vezes em que for requisitado. Então, talvez, esse erro ocorra durante esse minúsculo tempo de inatividade.

Como resolver?

Os motivos que causam esse erro podem ter soluções diferentes, das mais simples até as mais elaboradas. As mais comuns estão listadas abaixo:

Utilize outro navegador

Caso haja um problema com o servidor DNS no seu navegador de costume, como, por exemplo, o Google Chrome, acesse o site por meio de outro navegador, como o Mozilla Firefox ou o Microsoft Edge. Se isso solucionar o problema, o seu navegador pode estar desatualizado, baixe a versão mais recente e o atualize.

Reinicie o Roteador

Aperte o botão para desligar o roteador (caso o roteador não tenha um botão, tire-o da tomada) e aguarde cerca de um minuto antes de religá-lo. Isso limpará o

cache do roteador. Quando o computador estiver novamente conectado à internet, confira se o erro ainda é exibido. Reiniciar o computador também pode ser uma solução.

Limpe o cache do DNS

Outro meio de se solucionar esse erro pode ser limpar o seu cache DNS. Da mesma maneira que ocorre com o cache do roteador, as configurações de DNS do computador podem impedir a conexão à internet. É no cache do DNS que são armazenados todos os IPs de sites já visitados, se um endereço IP estiver desatualizado, poderá causar o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.

Para realizar esse processo, abra o prompt de comando, digite o comando “ipconfig/flushdns” e aperte “Enter”.

Caso use o sistema operacional Mac OS X, da Apple, aperte “F4” e digite “terminal” na busca do Launchpad para abrir o terminal. Em seguida, digite o comando “sudo killall -HUP mDNSResponder”. Esse comando é válido para as versões Mac OS Sierra, X Mavericks,X El Capitan, X Lion e X Mountain Lion.

Altere o servidor DNS padrão do computador

Quando o erro “Servidor DNS não Está Respondendo” ocorre, há uma chance dele ter sido causado pelas suas configurações de rede. Por isso, uma das soluções para esse problema pode ser alterar as suas configurações de DNS. Para evitar esse erro, muitas pessoas optam por utilizar o Google DNS, pois ele oferece uma conexão melhor, mais estável e veloz. Para realizar essa alteração, siga os passos abaixo:

  • Acesse o Painel de Controle, entre em “Central de Redes e Compartilhamento” e selecione a opção “Alterar as configurações do adaptador”
  • Clique com o botão direito na sua conexão e clique em “Propriedades”
  • Clique em “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e depois selecione “Propriedades” novamente
  • Na tela que aparecer haverá dois campos em branco, insira nesses campos os endereços dos servidores preferenciais e alternativos utilizados pelo Google, que são 8.8.8.8 e 8.8.4.4, e do openDNS 208.67.222.220 e 208.67.220.222.

Se faz uso do sistema operacional Mac OS, entre no menu da Apple e clique em “Preferências de Sistema”. Clique em “Rede”, selecione a sua conexão atual, clique em “avançado” e depois em “DNS”. Apague os endereços atuais, clique em “+”, insira os novos endereços e confirme as alterações.

Iniciar o computador em modo de segurança

O funcionamento imperfeito do sistema operacional pode ocasionar o erro “Servidor DNS não está respondendo”, isso pode ser por causa de algum software de terceiros que tenha sido instalado no computador ou algum driver problemático.

Iniciar o computador em Modo de Segurança pode auxiliar a determinar se esse é um dos fatores que causam o erro, pois o sistema limitará os recursos e arquivos usados para o funcionamento do sistema operacional.

Para iniciar o Windows em modo de segurança (ou Safe Mode), siga os passos abaixo:

  • Clique no ícone “Iniciar” (logo do Windows) e depois no botão “Ligar/Desligar”. Em seguida, segure a tecla “Shift” e clique em “Reiniciar”.
  • Quando o computador for reiniciado, clique em “Resolução de Problemas” e então em “Opções Avançadas”.
  • Clique em “Ver mais opções de recuperação” e depois em “Configurações de inicialização”. O computador então reiniciará de novo, e abrirá uma tela chamada “Configurações de inicialização”.
  • Aperte “F5” e ative o “Modo de Segurança com Rede”.

No Mac OS, basta segurar “Shift” enquanto reinicia o computador. Assim que o logo da Apple aparecer, solte a tecla. O Mac então iniciará em modo de segurança.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Voltar
Whatsapp
Chat
0800 481 7000