Certificado SSL: o que é?

O certificado SSL é uma certificação digital que torna a navegação de um site mais segura. Por ser um ambiente cada vez mais cheio de páginas, informações e pessoas, a internet tornou-se também um cenário de incertezas.

Isso tem ainda mais impacto no que diz respeito aos sites de E-Commerce, pois para que a compra seja realizada, o cliente precisa informar dados pessoais e bancários. Sem ele ter certeza de que a página é segura, há uma grande chance de desistir de usar aquela página a fim de adquirir seu produto ou assinar um serviço.

No mundo digital, a percepção que um usuário tem de um site funciona em efeito dominó: um site seguro traz uma boa experiência de usuário, que por sua vez é um fator de classificação nas páginas dos buscadores, sobretudo do Google. Logo, o certificado SSL ajuda a ranquear bem um site para que seja visível aos novos usuários.

Mas, um certificado SSL vai além da segurança. Veja em detalhes o que significa essa certificação, como verificá-la e como obtê-la, ativá-la e porque é tão importante.

O que é um certificado digital SSL?

O certificado SSL é um documento digital que demonstra a segurança de um site para seu usuário. O próprio nome do certificado se refere à tecnologia de criptografia, a qual protege os dados do cliente que navega na página.

Para o usuário, é fácil detectar quando o site é seguro, pois, aparece um pequeno ícone de cadeado bem ao lado do endereço. Na prática, a criptografia da tecnologia SSL serve para “confundir” a ação de um hacker. Ainda que ele consiga acessar os dados de um site, será incapaz de os ler, o que tornará o dado inutilizável.

O que é um certificado digital SSL
Fonte/Reprodução: original

O certificado SSL valida a segurança de um site, perante o usuário e perante o Google, de três maneiras: validação por domínio, por organização e validação estendida.

A validação por domínio é uma boa acessão para sites que estão no começo ou blogs pessoais. Identifica o quanto um domínio é seguro. A validação por organização é um nível intermediário de SSL, pois além do domínio, mostra que os dados da empresa responsável pelo site também são legítimos.

Por fim, a validação estendida é a que provê segurança a partir de análise profunda do site e dos dados da empresa, o que demonstra mais segurança para os próprios navegadores.

O que é uma conexão SSL?

Uma conexão SSL significa que o acesso a um determinado site possui conexão segura, protegida pela tecnologia de mesmo nome. Uma conexão SSL começa sempre por um ato do usuário. Ao acessar um site que é seguro, a pessoa automaticamente envia um sinal para o site que irá solicitar a ativação do SSL.

É a partir dessa ligação entre site e cliente, ou usuário, que a conexão SSL é estabelecida. Por meio de uma chave criptografada, a conexão SSL “traduz” as informações de cliente para site, e vice-versa, sem que os dados possam ser compreendidos por terceiros. A “tradução” da criptografia mandada e recebida dos dois lados fica confinada somente naquela conexão.

Como verificar o certificado SSL?

A verificação da segurança de um site é de suma importância. Ainda mais se for um site de E-Commerce onde dados são necessariamente requeridos para que uma compra se realize.  Isso também vale para sites onde é necessário fazer cadastro com informações pessoais, como nome, telefone e e-mail, para receber conteúdos gratuitos. Antes de continuar a navegação, é bom ver se o site possui realmente um certificado SSL.

Como verificar o certificado SSL
Fonte/Reprodução: original

No caso de você já ter entrado no site, basta clicar no ícone do cadeado, que fica logo antes do domínio da página. Os sites que possuem https em seu domínio são seguros. Mas, ao clicar no cadeado você verá uma caixa de diálogo aberta.

Nessa caixa de diálogo aparece a informação acerca da segurança do site. Ao clicar na informação de que “o certificado é válido” aparecerá na caixa de diálogo o emissor do certificado, para qual fim foi emitido e a data de validade da certificação. Todos esses detalhes reforçam a noção de segurança do site na mente de quem navega.

Caso você ainda não tenha acessado o site, mas está interessado em saber se é certificado, basta digitar a URL da página em uma ferramenta menos conhecida do Google, em relação ao público geral. Trata-se do Google Transparency Report.

Essa ferramenta cataloga quantos e quais conteúdos nocivos podem ser encontrados ao se verificar a segurança de um site. Mas é importante lembrar que um site que possui certificado SSL não terá problemas ao ser checado, de uma forma ou de outra.

Como obter um certificado SSL?

O certificado SSL tornou-se padrão, basicamente um fator obrigatório para quem colocar um site para funcionar e colher sucesso com a página, seja com os usuários, seja com as ferramentas de busca.

De acordo com o Google, é possível adquirir o certificado SSL diretamente de uma autoridade de certificação. Mas, hoje em dia, esse documento digital pode ser conseguido gratuitamente, já na fase de procura por um servidor de qualidade. Em outras palavras, você garantirá a segurança de seu site antes mesmo de o colocar no ar.

O Kangaroo possui servidores que, além de cuidar da segurança de seu site, com Backups diários, oferece gratuitamente o certificado SSL e o domínio. Isso significa que você não precisa arcar com os custos relacionados à segurança.

Todos os clientes do Kangaroo já recebem o certificado SSL gratuitamente, como parte do plano de servidor que escolhem. Todos os planos incluem o SLL gratuito.

Por que usar certificado SSL?

A importância do SLL sempre está relacionada a reputação de um site a longo prazo. Por exemplo, uma página incentiva um usuário (e futuro cliente) a se cadastrar, mas ocorre um roubo de dados, que são posteriormente usados de forma indevida. O que acontece com o passar do tempo é que essa página será conhecida pela sua má qualidade.

A sensação de insegurança irá repelir novos clientes e fazer com que aqueles que utilizaram o site nunca mais voltem. Além disso, o próprio algoritmo do Google é orientado para garantir que os usuários encontrem sites seguros, que lhes proporcionarão boas experiências. Sem um certificado SSL, é impossível um site se enquadrar nessa categoria.

Como ativar o SSL?

Em casos onde o SSL precisa ser comprado, é preciso ir até o painel de controle da conta do servidor, buscar pelo produto oferecido (certificado SSL) e realizar todo o procedimento da compra para que o certificado seja ativado no seu site.

Com os planos da Kangaroo o seu site já terá o SSL gratuito, assim como o domínio. Logo, esse protocolo de segurança já vem instalado sem você precisar fazer nada. Mas, é importante lembrar que o site precisa ter o domínio configurado de maneira correta. Do contrário, o certificado pode não aparecer.

Todo administrador cujo plano é fazer seu site prosperar, ganhar muito tráfego e subir no ranking do Google, deve dar toda atenção à segurança. O certificado SSL é a melhor, mais simples e reconhecida forma para alcançar esse objetivo.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Voltar
Whatsapp
Chat
0800 481 7000