Erro 404 wordpress: o que significa e o que devo fazer?

O WordPress é um sistema de código aberto usado para criação e gerenciamento de sites e o erro 404 wordpress é um dos mais comuns erros que ocorrem quando se navega pela internet. Apesar de ser um erro um tanto quanto inconveniente, resolvê-lo não é tão complicado quanto se imagina, mas para solucionar um problema é preciso,  antes de tudo, entendê-lo.

O que é erro 404 wordpress?

O erro 404 é um código de resposta do servidor que comunica ao usuário que o endereço ou arquivo que ele tentou acessar não foi encontrado ou não existe. Há conexão entre o navegador e o servidor que abriga o site, mas o servidor não encontra a página ou arquivo solicitado. É um erro tão comum que alguns sites criam páginas personalizadas para reportá-lo.

O que é erro 404 wordpress

Fonte/Reprodução: original

O que causa um erro 404 wordpress?

O erro 404 wordpress ocorre de forma mais comum em alguma das seguintes situações:

  • Erro de digitação do URL: o URL foi digitada incorretamente, pode ser uma letra a mais ou um ponto fora do lugar.
  • Links quebrados: o usuário clique em um link e é direcionado para uma página que não existe mais
  • Localização diferente: o site muda a localização do endereço sem mudar também os links que direcionam à ele.

Deve-se lembrar também que o erro 404 ocorre em outros sistemas de gerenciamento além do WordPress.

Como resolver o erro 404 wordpress?

Existem alguns métodos para resolver esse erro, estão listados abaixo os mais utilizados:

Como resolver o erro 404 wordpress

Fonte/Reprodução: original

Atualizar a configuração dos links permanentes

O WordPress, assim como todos os outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, possui opções de configuração e definição de links.

Para configurá-los deve-se acessar o painel de controle do WordPress, clicar na opção “Configurações” (localizada na barra de ferramentas no lado esquerdo da tela), depois em “Links Permanentes” >>> “Salvar Alterações”, essa ação atualizará as configurações dos links permanentes.

Na maioria dos casos isso é suficiente para solucionar o problema, mas se isso não ocorrer deve-se tentar o próximo método.

Redirecionamento de endereço (erro 404 wordpress)

Caso o erro 404 ocorra somente em uma página específica, é provável que seu URL tenha sido alterado. Para corrigir esse problema é necessário fazer um redirecionamento de endereço.

Primeiramente verifique se o plugin de redirecionamento está instalado e ativado. Após essa confirmação, clique em “Ferramentas” >>> “Redirection” e digite o URL da página onde ocorre o erro 404 no campo “URL de origem” e o novo URL da página no campo “URL de destino”, para concluir, clique em “Adicionar redirecionamento”. Após esse processo, toda vez que um usuário tentar acessar a página pelo URL antigo ele será automaticamente redirecionado para o novo URL.

Se o plugin não estiver instalado, clique em “Plugins” >>> “Adicionar novo”, procure pelo plugin “Redirection” e realize a sua instalação.

Atualizar o arquivo .htaccess (erro 404 wordpress)

A estrutura de links permanentes do WordPress é gerenciada e armazenada no arquivo “.htaccess”. Para atualizá-lo é necessário acessar o servidor usando o File Transfer Protocol (FTP) e localizar a pasta de arquivos do site.

A Kangaroo Host disponibiliza acesso ao painel de controle cPanel para gerenciamento de arquivos e funcionalidades de sites. Após acessar o cPanel, clique em “Gerenciador de arquivos” e entre na pasta “public_html”, onde estarão os arquivos básicos do WordPress, como a pasta “admin” e arquivos php.

Entre esses arquivos deve haver um chamado “.htaccess”, caso ele não apareça certifique se ele está oculto. Clique em “Configurações”, no canto superior direito da tela, e marque a opção “Mostrar arquivos ocultos (dotfiles)” e depois clique em “Save”, quando o arquivo aparecer, selecione-o e clique em “Editar” e depois em “Salvar alterações”.

Se, em raras ocasiões, o arquivo não aparecer, é preciso criá-lo. Clique em “+ Arquivo”, no canto superior esquerdo da tela, digite “.htaccess” no campo de nome do arquivo e clique em “Create New File”, após isso será possível escrever ou editar o arquivo .htaccess.

Desativar plugins e temas do WordPress (erro 404 wordpress)

Talvez esse seja o método mais simples de todos. Para desativar os plugins clique em “Plugins” e aparecerá uma lista de todos os plugins ativos, clique em “Desativar”, embaixo do nome do plugin, e atualize o site para confirmar se o erro 404 foi corrigido. Se ele ainda persistir, reative o plugin desativado e parta para o próximo plugin. Deve-se repetir esse processo até que o plugin responsável pelo erro 404 seja identificado.

Se um dos plugins for realmente o responsável, verifique se há alguma atualização disponível para ele ou o desinstale e procure outro similar. 

Já quanto aos temas, clique em “Aparência” >>> “Temas” e troque o seu tema atual por um dos temas padrão do WordPress. Feito isso, tente novamente o método 1.

Como fiscalizar um erro 404 wordpress?

Existem alguns softwares e ferramentas que auxiliam a localizar links quebrados, solucionar problemas de rastreamento de páginas pelo Google, etc. Veja abaixo algumas delas:

Ferramentas do Google (erro 404 wordpress)

Um serviço bastante útil que o Google oferece é o “Google Search Console”, que é um serviço usado para monitorar e solucionar problemas de indexação de sites e uma de suas ferramentas é o relatório de cobertura do índice.

Essa ferramenta analisa todas as páginas do seu site e apresenta um relatório mostrando o estado delas no índice do Google, apontando quais são válidas e quais possuem erros, como o erro 404. Páginas com erro não aparecem nos resultados de pesquisa.

Por isso é aconselhável utilizar esse serviço de tempo em tempo para verificar se seu site possui o mínimo de erros possível.

Outro serviço é o “Google Analytics”, que faz um monitoramento de acesso e apresenta estatísticas de visitação do site. É usado majoritariamente para fins de marketing digital, mas ele possui uma ferramenta muito útil que é o relatório personalizado.

O relatório personalizado permite que você utilize o serviço de análise da ferramenta para procurar por erros, incluindo o erro 404, no site. Causados tanto por links internos quanto externos.

Plugins do WordPress

O plugin “Redirection”, já mencionado anteriormente, também pode ser usado para procurar por páginas que apresentem o erro 404 no site.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Voltar
Whatsapp
0800 481 7000