Erro 500 wordpress: o que significa e o que devo fazer?

Qual o redator ou dono de qualquer domínio nunca encontrou nenhum erro usando o WordPress, certo? Hoje nós iremos falar do “erro 500 internal server error”, um dos mais comuns que os escritores encontram. 

Entretanto, ele não é tão simples de se encontrar como o erro 404 wordpress, onde as possíveis razões para este problema são hiperlinks quebrados ou URLs de páginas alteradas.

Para uma melhor resolução de qualquer problema que envolvem máquinas, você deve relembrar quais foram os seus passos antes de acontecer o devido problema  como o erro 500 wordpress, lembrar o que você pode ter feito para ocasionar este erro como, por exemplo, a instalação de novos plugins, temas e atualizações que tenha feito no seu site.

Ao analisar todos os seus passos você poderá identificar e resolver com mais agilidade o problema que você tem. Neste artigo apresentaremos algumas razões que causam este problema e algumas soluções para o mesmo.

O que é o erro 500 Internal Server Error?

O Erro 500 wordpress Internal Server Error, é um código de erro apresentado em sites que tem como ferramenta de escrita. O recado na maioria das vezes indica possíveis problemas de estrutura no site que a pessoa esteja tentando acessar.

O que é o erro 500 Internal Server Error
Fonte/Reprodução: original

Portanto, você usuário que tenha encontrado este erro, não deve se amedrontar, pois, não estamos falando de um bug com o seu computador ou seu navegador de internet, nem mesmo com a sua distribuidora de rede e sim de um erro internalizado na estrutura do site ou até mesmo com o servidor do domínio.

Por que ocorre o erro 500 no WordPress?

Os motivos para ocasionar esse problema são vários, as possíveis razões e mais comuns do Erro 500 wordpress são os arquivos .htaccess que estão corrompidos, podem ser também permissões de arquivo incorretos, tempo limite do script do site, versão do PHP que sejam incompatíveis ou simplesmente as atualizações que você tenha feito no WordPress. 

Por que ocorre o erro 500 no WordPress
Fonte/Reprodução: original

Entretanto, este erro também pode ser ocasionado por diversas outras razões e é necessário que seja feita uma pesquisa árdua e profunda para saber qual é a razão deste problema e buscar uma solução para o mesmo.

Como corrigir o erro 500 no WordPress?

Logo abaixo iremos listar algumas possíveis soluções para os principais problemas que podem ocasionar o Erro 500 wordpress Internal Server Error. É de suma importância que acompanhe todo o passo a passo que iremos dar para a solução dos tópicos que iremos apresentar.

É necessário que seja feito um backup do site por medidas de segurança, pois caso ocorra uma perda dos seus arquivos principais você terá os arquivos de backup.

Desativação de plugins WordPress

Um dos primeiros problemas a serem abordados é que talvez você tenha instalado novos plugins, talvez tenha atualizado os já existentes ou tenha adicionado temas diferentes no seu WordPress. Se este for o caso, você terá de desativar os plugins que você tenha instalado.

Para isso, você terá de clicar na opção de plugins > plugins instalados e logo em seguida você terá de selecionar e clicar na opção de desativar aquele plugin que talvez seja o seu problema. Logo após isso, você atualizará a página e verá se o problema foi resolvido. Caso não, continue testando e desativando outros plugins até ver se seu problema vai ser resolvido.

Se o painel do seu WordPress não estiver funcionando, você pode tentar desativar os plugins através do gerenciador de arquivos que fica localizado no painel de controle de hospedagem do site, denominado FileZilla. 

Digite ‘’wp-content/plugins’’ > localize o plugin que deseja excluir e renomeie ele no seu diretório para a desativação, você pode adicionar ”.disabled” no final. Se deseja remover o plugin permanentemente, você terá de excluir ele do diretório dos plugins.

Você poderá procurar outros plugins que tenham a mesma funcionalidade do plugin problemático ou pode tentar contato com os criadores do plugin e saber qual o motivo de ele ser incompatível com o WordPress

Caso a execução não tenha tido êxito, você pode tentar excluir os temas que tenha adicionado ou as atualizações dos plugins que você tenha feito. Para trocar de tema, basta ir em aparências > temas e selecionar outro tema de seu gosto, logo em seguida você pode atualizar a página e ver se foi solucionado o problema. 

Correção de Arquivos .htaccess Corrompidos (erro 500 wordpress)

Seu erro 500 pode estar acontecendo devido ao seu arquivo .htaccess, pois ele pode estar corrompido e pode ter sido ocasionado por um plugin que tenha adicionado recentemente.

Você poderá criar um novo arquivo e excluir o anterior. Basta fazer login no painel de controle e selecionar o FileZilla, logo em seguida, no diretório do site, você vai procurar pelo wp-content ou wp-includes, a partir daí saberá que está próximo de achar o arquivo .htaccess. Em seguida, desabilite o arquivo dando um novo nome a ele como, por exemplo: .htaccess5.

Logo em seguida, crie um novo arquivo e faça o upload do código padrão para o WordPress:

  • # BEGIN WordPress
  • <IfModule mod_rewrite.c>
  • RewriteEngine On
  • RewriteBase /
  • RewriteRule ^index\.php$ – [L]
  • RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
  • RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
  • RewriteRule . /index.php [L]
  • </IfModule>
  • # END WordPress

Salve o novo arquivo, atualize a página e verifique se o problema foi resolvido.

Limite de Memória PHP (erro 500 wordpress)

Caso o seu problema não esteja relacionado à plugins recém adicionados, pode ser que o site esteja com falta de memória ou talvez os valores do PHP sejam insuficientes. Isso pode acontecer, pois alguns plugins exigem uma quantidade extra de memória para funcionar de maneira estável.

Quando não existe memória suficiente para a abertura dos plugins, o Erro 500 poderá aparecer no seu site do WordPress. Então é recomendado que aumente os valores de memória com o auxílio do arquivo .htaccess. 

Você terá de abrir o arquivo .htaccess e incluir as seguintes linhas:

  • php_value upload_max_filesize 128M
  • php_value post_max_size 128M
  • php_value max_execution_time 300
  • php_value max_input_time 300
  • php_value memory_limit 256M

Após adicionar, verifique antes de encerrar o processo, se foi tudo salvo, logo após, atualize a página e verifique se o problema foi solucionado.

Caso o problema ainda não tenha sido solucionado, você pode tentar mudar a versão do PHP, pois possivelmente alguns dos scripts ou plugins que você tenha selecionado não sejam compatíveis com a versão que você usa. 

Logo, você poderá trocar a versão a partir da página de configuração de PHP. Após selecionar a versão, faça a atualização da página e verifique se o problema foi solucionado. 

Reinstalação do WordPress: Reenviando Arquivos do Core (erro 500 wordpress)

Caso nenhuma das soluções que apresentamos resolva seu problema, você poderá criar seu site desde o princípio, mas antes de qualquer coisa você terá de fazer o backupinteiro através do MySQL, para poder recuperar ele após a nova instalação do WordPress com a versão mais recente, a instalação dos plugins, dos temas e a correção dos permalinks.

Se nada resolver o problema pode ser no Servidor (erro 500 wordpress)

Agora se nenhuma das ocorrências e correções que apresentamos, não tenham solucionado o problema do Erro 500 WordPress, o problema pode ser no servidor de hospedagem. Você precisará entrar em contato com o servidor e analisar todos os logs, lá você poderá ver e entender a possível origem do problema.

Esperamos que alguma das soluções que apresentamos tenha solucionado o seu problema. Se mantenha ligado no nosso blog para receber mais atualizações e dicas sobre o mundo da tecnologia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Voltar
Whatsapp
0800 481 7000