Por que devo contratar um bom servidor?

Um bom servidor é tanto o coração quanto o cérebro da presença de uma empresa no ambiente digital, especialmente online. Afinal, é através de um servidor que um site pode ficar no ar, ser mais rápido, navegável e seguro.

Para que uma empresa possa estabelecer a sua marca e seus produtos ou serviços como interessantes e confiáveis, esse esforço deve começar no local onde se situa virtualmente. Um site é uma espécie de vitrine. Quanto maior for a sua qualidade, mais prazeroso será ao público ficar um tempo lá.

Com um bom servidor, o site de uma empresa torna-se em um referencial, tanto de oferecimento de conteúdo gratuito, como é o caso dos blogs corporativos, quanto de ofertas de produtos ou serviços dentro do seu nicho de atuação.

Mas, afinal de contas, o que é um servidor? Porque é tão importante investir em um servidor de qualidade? Quais são as consequências de não fazer esse investimento? Acima de tudo: como ter certeza que o servidor contratado dispõe de atributos compatíveis com as necessidades de uma empresa? Confira adiante os detalhes sobre a operação de um bom servidor.

O que é um servidor e para que serve?

Um servidor é constituído por várias unidades de processadores e portas de comunicação, feito para armazenamento e distribuição de dados. Essa frase conceitua o que aparentemente é difícil, pois não é muito natural para a maioria perceber que o servidor é mais uma máquina.

Há que se lembrar que existem servidores que são softwares. De toda forma, todo software depende de um hardware para funcionar, pelo simples fato de que carece de energia.

O que é um servidor e para que serve
Fonte/Reprodução: original

A razão para a existência de um servidor é atender às necessidades de um usuário, ou, nesse caso específico, uma empresa, no que concerne às atividades realizadas em ambiente virtual. Sem recorrer aos termos técnicos da linguagem da programação, é possível compreender o funcionamento de qualquer site atrelado a um servidor.

Por exemplo, o site da Empresa A está no ar. As informações de programação, isto é, os dados, estão armazenadas no servidor. Quando um usuário acessa o site da Empresa A, o servidor recebe essa “solicitação” e envia de volta ao usuário a informação que ele “pediu”ao clicar no site ou em seus links.

Tudo o que aparece no site, desde logotipos, páginas atreladas à links, atividades como comentários, chat de atendimento, entre outros, é na verdade milhares de dados, que são traduzidos para o formato da internet, de forma que o usuário possa ver tudo o que site da empresa deseja mostrar.

Ao reconhecer a mecânica desse processo, é de fácil compreensão a importância e funcionalidade de um bom servidor. Este serve para tornar a experiência de navegação não apenas possível, como também otimizada e agradável. No fim das contas, o site atrelado à empresa se prova um local onde vale a pena gastar tempo e decidir por compras.

É possível a locação de servidores para hospedagem?

Muitos empreendedores não precisam contar com grandes servidores, que ficam localizados na sede da própria empresa. Esse tipo de servidor é mais usado pelas grandes companhias. Porém, não é recomendado deixar em segundo plano um bom servidor, mesmo que a empresa seja de pequeno e médio porte. Afinal, o bom andamento de um site depende disso

É possível a locação de servidores para hospedagem?
Fonte/Reprodução: original

Adquirir um servidor é um investimento particularmente caro, mas isso não é motivo para desistir de ter um bom servidor. Para atender a esses objetivos e demandas cada vez maiores, tornou-se possível a locação, isto é, o aluguel de servidores para hospedagem de sites. Esse tipo de prestação de serviço é uma tendência de crescimento progressivo no meio empresarial.

As vantagens em fazer a locação de um bom servidor para hospedagem se referem a obter um site seguro para os clientes e para a própria empresa. Além de proporcionar um ambiente onde as atividades são realizadas com rapidez, objetividade e causam uma experiência agradável ao usuário.

Como alugar um bom servidor para hospedagem?

Atualmente, existem diversas empresas que se dedicam a disponibilizar esse tipo de serviço. Para alugar um bom servidor de hospedagem é preciso entender as necessidades do site de sua empresa.

Sites com menos tráfego, por exemplo, não pedem servidores tão poderosos. Já os sites mais visitados necessitam de um servidor que seja potente, no sentido de que proverá para que o site não caia e não seja lento. Para alugar um bom servidor, conheça os serviços prestados pela empresa.

O que é necessário saber para contratar um servidor?

Antes de contratar um bom servidor, é importante se atentar para qual tipo de servidor é necessário para o seu site e empresa. Os tipos de servidores disponíveis são de Hospedagem Compartilhada, Servidor Virtual Privado (VPS), o de Hospedagem Cloud e o Servidor dedicado.

Entre esses, podem ser destacados o servidor de Hospedagem Compartilhada, que funciona a partir de um servidor que oferece hospedagem para diferentes sites. Esse tipo de servidor é bom para as empresas de pequeno e médio porte, que precisam de sites bons, mas que ainda não podem arcar com muitos custos.

Já o Servidor Dedicado é mais indicado para as grandes empresas, pois é um servidor bem mais caro, cujas atribuições atendem a sites com volume grande de tráfego. Nesse caso, as empresas investem muito para obter a melhor performance e otimização possíveis de um site.

O que precisa ter um bom servidor?

Ao optar por adquirir ou fazer a locação de um servidor, é necessário prestar atenção em alguns requisitos básicos. Todo servidor que entrega boa performance aos sites possui:

  • 99,9% de disponibilidade
  • Backup diário
  • Recursos dedicados
  • Domínio e certificado SSL
  • Anti-spam ativo
  • Painel de controle cPanel
  • Anti-malware em tempo real

Um servidor que, por exemplo, não possui disponibilidade em capacidade máxima já não pode ser considerado bom.

Qual a importância de um bom servidor para a empresa?

O valor de um bom servidor está ligado diretamente ao desempenho de uma empresa, uma vez que possibilita o bom andamento e confiabilidade de um site, no que diz respeito à presença de uma marca no meio virtual.

Por outro lado, um servidor eficiente está no cerne de uma atividade empresarial otimizada. Isso faz com que despesas e custos sejam reduzidos e com que os objetivos sejam concretizados com maior facilidade.

Tanto os servidores de hospedagens de sites quanto os relacionados à gestão empresarial são vitais não apenas para a sobrevivência de uma empresa em um mercado concorrido, mas também para o seu crescimento.

O que deve verificar para contratar um servidor para sua empresa?

Tomar a decisão de contratar um servidor implica na reunião de dois fatores necessários: a necessidade da própria empresa e as atribuições do servidor.

As empresas que trabalham com servidores, em geral, fazem isso por meio de planos diversos, no qual cada servidor é separado por velocidade, capacidade de hospedagem de um número determinado de sites e contas de e-mail.

Empresas mais estabelecidas, que se encontram em momento de expansão, costumam contratar servidores mais potentes e capazes.

Quanto custa um bom servidor de internet?

Seja qual for a necessidade de sua empresa, não haverá ônus financeiro elevado no ato de contratação de um bom servidor. Isso ocorre porque os preços variam de acordo com a customização do serviço, que deve se adequar às necessidades do site e da empresa.

Na Kangaroo Host, os planos de servidores podem ser mais básicos, pelo valor de R$ 24,90 mensais, até chegar ao mais avançado, para sites crescidos, que é R$ 99,90 por mês. O custo de um bom servidor acompanha o crescimento da própria empresa e os investimentos necessários à expansão contínua.

Todo negócio deve intensificar esforços para construir presença no meio digital, pois esse é o ambiente de compra em maior expansão que existe. Consumidores contumazes estão na internet, logo, é para que uma empresa de alta performance deve apontar.

Através de um bom servidor a possibilidade de ter um site respeitado, e de tornar uma marca em algo memorável na mente do público torna-se uma realidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Voltar
Whatsapp
0800 481 7000