CloudFlare: o CDN número #1 do mercado

Por conta de seu plano gratuito repleto de recursos, o CloudFlare é indubitavelmente o CDN mais utilizado no momento.

Mas, a equação que inclui o CloudFlare no plano gratuito, somado a um servidor localizado no Brasil, nem sempre vai te trazer os resultados esperados, sabia?

Existe uma série de fatores que influenciam nisso, e eles podem até mesmo levar o seu site a passar por instabilidades.

É necessário dizer, ainda, que ao dizermos que ele é o número um, não afirmamos que, necessariamente, seja o melhor. Significa apenas que é o mais amplamente utilizado, devido à sua grande popularidade.

Por isso, continue lendo para entender se você, de fato, precisa dele caso tenha um plano de hospedagem com servidores localizados no Brasil.

Sumário:

  1. O que é CDN?
  2. Recursos do CloudFlare
  3. Vantagens
  4. Desvantagens
  5. Conclusão

O que é CDN?

CDN content delivery network distribution file across server illustration CDN network content distribution flat vector illustration background scaled
CDN CloudFlare, como funciona

Do Inglês Content Delivery Network (Rede de Distribuição de conteúdo), o CDN pode ser um grande aliado para a estabilidade, segurança e desempenho do site.

Isso acontece porque ele fica responsável por armazenar previamente alguns dos conteúdos do site, permitindo que o visitante receba esses conteúdos direto do servidor da rede de distribuição.

Com ele, é possível também “espalhar” o seu site mais facilmente por todo o mundo, através das cópias de conteúdo.

Essa rede enorme replica suas páginas em servidores espalhados pelo Globo, permitindo que o visitante receba o conteúdo do servidor que estiver mais perto dele, o que reduz drasticamente a latência do aceso.

Assim, é possível reduzir a carga do seu servidor original, permitindo uma quantidade maior de solicitações sendo entregues simultaneamente.

Além disso, há ainda serviços de CDN, como o próprio CloudFlare, que oferecem outros tipos de recursos, como Firewall, otimização e outros.

Recursos do CDN do CloudFlare

Site CloudFlare
CloudFlare: o CDN número #1 do mercado 4

Sua popularidade com certeza não vem do nada, tudo se deve à imensa quantidade de recursos oferecidos sem qualquer custo.

É possível que esse seja o serviço mais completo dentre todos os planos gratuitos de CDN.

Dentre os principais, temos:

  • Proxy do apontamento: para ocultar os IPs de origem do seu site;
  • SSL Wildcard: permite habilitar o famoso cadeado verde em todo o domínio e subdomínios;
  • WAF: disponibiliza diversos conjuntos de parâmetros ajustáveis, para a configuração do Firewall;
  • Otimização: contando com recursos de compressão e melhoria de entrega de recursos JS e CSS;
  • Cache: muito necessário para tornar o site ainda mais leve, já que alguns conteúdos e páginas ficarão pré-armazenados.

Não foram muitos recursos listados acima, mas com certeza foi o suficiente para te chamar a atenção, certo?

Tudo isso, e um pouco mais, é o que atrai boa parte dos usuários a utilizar esse tipo de serviço, mas isso é mesmo necessário no seu caso?

Vantagens de usar o CloudFlare

Vantagens cloudflare
CloudFlare: o CDN número #1 do mercado 5

Como pôde ver acima, um CDN traz uma série de benefícios, que devem, sim, ser ponderados, pois trazem impactos muito positivos em seu site.

Dentre os principais podemos citar, por exemplo:

  • Velocidade: com as ferramentas de otimização que comentamos, seu site deve ter um bom ganho no carregamento das páginas;
  • Estabilidade do site: graças à replicação de páginas do seu site, caso um dos servidores do nó do CDN fique instável, outro estará sempre pronto para assumir o lugar dele;
  • Entregabilidade global: também graças à replicação, o conteúdo do seu site será distribuído por todos os servidores da nuvem, garantindo muita disponibilidade;
  • Segurança: com o WAF, você poderá criar uma extensão do Firewall da sua hospedagem, permitindo criar bloqueios e filtros de acesso.

Um dos grandes trunfos dos CDNs é armazenar arquivos de requisições do site e entregá-los, sem que o visitante precise acessar esses arquivos direto do seu servidor.

Isso que ajuda a reduzir a carga do processamento do seu servidor de origem e os recursos entregues pela rede podem ser entregues mais rapidamente, permitindo lidar com um tráfego maior.

Caso precise atender uma grande demanda de visitas, esse é um ótimo complemento para ajudar a sua hospedagem, permitindo receber mais visitantes com a mesma quantidade de hardware.

Se você puder dedicar um tempinho à configuração da sua conta no CloudFlare, pode ter certeza de que terá uma gama de recursos fantásticos ao seu dispor.

A melhor parte é que até mesmo usuários mais leigos conseguem utilizar o plano gratuito sem dificuldades, já que as configurações básicas são muito simples.

Graças ao painel extremamente intuitivo, é possível caminhar sozinho durante os primeiros momentos, sem comprometer a usabilidade dos recursos.

Desvantagens

Agora, finalmente chegamos na parte polêmica do nosso artigo.

Um mal que assola o plano gratuito é que, quando há uma sobrecarga da rede do CDN, o tráfego é redirecionado para servidores espalhados pelo mundo, que estejam com menor carga.

Vale dizer que isso não é exatamente um problema, já que essa redundância serve para evitar que seu site saia do ar durante esse período.

Isso faz com que haja um ganho de latência substancial, o que pode atrasar o carregamento do seu site.

Não fosse o bastante, esse redirecionamento também poderia ocasionar em instabilidades no site.

Outro fator crucial é o sincronismo com o servidor principal, que não existe ao utilizar uma rede de distribuição visto que o CloudFlare não é capaz de sincronizar automaticamente as entradas DNS com seu servidor de forma nativa.

Tendo isso em mente, você deve ficar a tento a manter tudo sempre atualizado de acordo com os registros do seu servidor de hospedagem.

Um problema possível, por exemplo, seria no caso do IP de apontamento do seu site ser alterado, seu site também poderia ficar indisponível até que o atualize com o apontamento correto no seu CDN.

Conclusão

Com todas as informações acima, podemos ver que a quantidade de recursos certamente supera os possíveis riscos, que são bem baixos.

Seu site tem a ganhar performance, estabilidade e segurança ao utilizar um bom serviço de CDN, então é algo a se pensar se você necessitar dar um passo adiante com seu projeto.

Agora, você tem todas as informações para analisar e decidir qual é a melhor alternativa para o seu site.

Caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, nosso time de suporte estará sempre à disposição para te atender.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Voltar
Whatsapp
0800 481 7000