Como deixar meu site seguro?

É extremamente importante saber como deixar o seu site seguro e compreender todas as etapas de planejamento e riscos caso não o faça, pois, atualmente, todos os serviços e diversas informações estão disponíveis na internet, tais como pagamentos, documentos, dados bancários, endereços, dentre outros.

Elaborar um site seguro deve fazer parte do planejamento de qualquer projeto na internet, junto com a hospedagem e o domínio de site. Afinal, segurança na rede se torna cada vez mais importante para os usuários com o passar do tempo. Além disso, diariamente surgem diferentes ameaças novas que podem prejudicar todo o seu sistema e lesionar o seu projeto na internet.

E, por mais que, nos dias de hoje, manter um site seguro seja extremamente importante, muita gente negligencia isso. Entretanto, o Google conta com uma ferramenta em que ele dá mais relevância para os sites seguros e marca na url os que não são. Logo, evidencia-se o quão importante é um planejamento sólido em segurança para o seu site. E então, vamos deixar o seu site seguro? Venha conferir nossas dicas!

Como garantir a segurança do seu site?

Há diversas maneiras na internet para tornar o seu site seguro, como, por exemplo com proteção contra vírus, remoção dos malwares para os sites que estão inválidos e os famosos certificados SSL. 

Os certificados SSL são uma forma de verificar e comprovar que o site está seguro. Há diferentes tipos desses certificados, são eles: para validação de domínio, para validação de empresa, de validação estendida, certificados SANs e SSL wildcard. 

Como garantir a segurança do seu site
Fonte/Reprodução: original

Um site seguro apresenta criptografia de informações em todas as informações trocadas nele, de uma maneira que sejam incompreensíveis em caso de ataques ou invasões por hackers. 

Para tornar o seu site seguro, há diversas dicas que podem ser seguidas, como: escolher uma boa hospedagem para o seu domínio, realização de backups regulares, usar detectores de malwares e firewalls, recorrer à permissão de usuários e utilizar o certificado SSL e o HTTPS. Dessa forma, você trará mais conforto ao usuário e mais segurança para o mesmo que acessa os seus serviços.

Como proteger um site no WordPress?

Uma questão comum de se observar são os usuários do WordPress preocupados em manter seu site seguro, isso porque se trata de um software aberto que é vulnerável a qualquer tipo de ataque. Entretanto, a culpa não é exclusivamente do WordPress: também é do usuário por não tomar as medidas corretas para tornar o site seguro.

Há diversos truques simples para tornar um site hospedado no WordPress o mais seguro possível. Primeiramente, deve-se proteger a página de login do site ao realizar a limitação de tentativas de login, autenticação de dois fatores, utilizar o email como login e renomear a url de login.

Depois disso, é necessário proteger o seu painel de controle com uma senha específica, afinal, esta é a central do seu site e qualquer ataque a ele pode prejudicar completamente o seu projeto. Utilize também SSL para criptografia de dados, monitore seus arquivos e proteja seu banco de dados com backups regulares de seu site.

Como proteger E-commerce?

Realizar vendas online apresenta inúmeros riscos ao negócio, por isso é importante manter o seu site seguro e saber como evitar eventuais roubos e fraudes. A verdade é que qualquer e-commerce apresenta três tipos de público: os consumidores que realmente irão comprar o seu produto, o usuário que irá realizar uma fraude ou roubar a loja e o usuário que pretende fazer golpes com os consumidores.

Estes dois últimos irão prejudicar seu comércio online, e para separar o primeiro destes dois é necessário manter um site seguro, livre de fraudes e outros golpes que possam acontecer eventualmente. O mais importante para proteger um site e-commerce é saber cuidar dos dados de quem vende e de quem compra os produtos. 

Para isso, é necessário não pedir informações além das quais realmente são relevantes para efetuar o negócio, selecionar uma plataforma de pagamento que seja realmente segura e tenha políticas que protejam o vendedor e o cliente, além de conferir atenciosamente os dados do pagamento antes de enviar o produto. Dessa forma, você manterá um site seguro e livre de operações fraudulentas ou golpes. 

Como olhar se o site é seguro?

O primeiro passo para ver se um site é seguro ou não é através do seu domínio, localizado na barra do navegador. Antes do nome do domínio, terá um HTTPS, o que garante um site seguro e livre de problemas. Além disso, o nome também passa certa confiança.

Outra dica é buscar selos de segurança no site, que garante proteção por certificado SSL e podem ser encontrados ou no final do site, ou na hora de finalizar uma compra em sites e-commerce. Mas confiar somente nesse sinal não é totalmente confiável, pois sites falsos podem utilizar uma imagem deste selo em seu corpo.

Como olhar se o site é seguro
Fonte/Reprodução: original

Por último, basta consultar a política de privacidade disponível no site e confirmar todas as informações de contato disponíveis. Dessa forma, será possível descobrir um site seguro e navegar com segurança na internet, para realizar suas compras com maior conforto e praticidade.

Como deixar um site seguro HTTPS?

O https é uma versão criptografada do conhecido http, utilizado para garantir que haja uma comunicação segura dentro da internet. Ele faz com que haja uma solicitação para entrar no site assim que o usuário escreve o domínio na barra de pesquisa do navegador.

Um site seguro com https surge assim que o mesmo adquire o certificado SSL e o instala no seu site. Ou seja, para se ter um https precisa ter um certificado de segurança SSL. Dessa forma, você terá um site seguro e sem riscos para o usuário que for acessar ele.

O que fazer quando aparece não seguro em um site?

É comum os navegadores, principalmente o Google Chrome, avisarem quando um site não é seguro assim que o usuário tenta acessar o mesmo. O principal critério que o navegador utiliza para avaliar a segurança do endereço eletrônico é a presença ou a ausência de https. 

Isso é uma forma do Google incentivar os sites a adquirirem um certificado de segurança SSL e de proteger o usuário contra fraudes e outros golpes disponíveis na internet. Enfim, caso você como usuário encontre um site não seguro na internet, basta fechar para não ter risco de sofrer nenhum prejuízo por ele, como exposição a vírus, malwares e vazamentos de dados.  

Entretanto, caso você possua um site, cujo o Google acuse não ser seguro, basta seguir os passos padrões para tornar o site seguro: adquirir um certificado SSL, instalar o certificado através do painel de controle da hospedagem, alterar a URL e implementar o redirecionamento 301. Após isso, será atualizado e seu site estará seguro e com o selo de garantia.

Diante de todo o contexto atual onde os usuários estão extremamente preocupados com a sua segurança online, apresentar um site seguro é de extrema importância para manter qualidade e confiança no seu negócio na internet. Dessa forma, como dono de um domínio de site dentro da internet, é importante fazer o melhor possível para tornar seu site seguro e garantir a confiança do público.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Voltar
Whatsapp
0800 481 7000