14/06/24

O que é latência?

Quando começamos a pesquisar sobre sites e servidores, um conceito bastante comum que vemos é o de latência, não é mesmo, Kangaroozinho? Mas será que você sabe o que esse conceito significa e como ele pode impactar em seu site? Venha descobrir agora!

Sumário

  1. O conceito de latência
  2. Quais os impactos?
  3. Como contornar?
  4. Conclusão

O conceito de latência

Conceito de latência
Imagem gerada por IA

A ideia da latência em si é bastante simples: ela é basicamente o tempo que uma informação demora para chegar no servidor ou no cliente, partindo da outra ponta. Ou seja, o tempo que uma informação demora para ir do usuário para o servidor de um site, ou vice-versa.

O principal fator que influencia no tempo que essa informação levará para chegar na outra ponta é a distância entre o usuário e o servidor. Para facilitar ainda mais, vamos pensar em um seguinte cenário: um visitante (lado cliente) tenta acessar uma página de um site (lado servidor).

Quando o visitante acessa o site, é disparada uma requisição para solicitar todo o conteúdo daquela página, então essa requisição sai do usuário e trafega por cabos de internet até chegar no local onde o servidor do site está, para que o servidor entenda o que está sendo solicitado e devolva uma resposta, que é o conteúdo que deve ser mostrado no site.

Quais os impactos?

É importante considerar que o tráfego de internet por onde são feitas as requisições e respostas é feito por impulsos elétricos que carregam essas informações, e esses impulsos viajam através de cabos conectados em todo o globo. Porém, assim como em uma viagem de carro, quanto mais perto o destino, mais rápida a viagem.

Por isso, quanto mais perto do servidor está um usuário, menor será a latência dele. Na prática, isso significa que as informações são trocadas mais rapidamente, o que ajuda a reduzir atrasos nos tempos de carregamento.

Se, daqui do Brasil, tentamos acessar um site que está em São Paulo, ele com certeza responderá mais rápido o conteúdo da página do que um outro localizado na China, que é do outro lado do mundo.

Como contornar?

Para sites que recebem acessos de todo o mundo, é comum pensar que a latência pode ser um grande problema, e que a solução seria um servidor em cada lugar do mundo para sempre atender o acesso a partir do servidor mais próximo, certo?

Bom, se você pensou isso, você está correto! E essa é exatamente a ideia das ferramentas de CDN (Content Delivery Network): espalhar servidores pelo mundo, replicando neles o conteúdo do seu site para sempre atender os visitantes mais próximos de cada servidor.

Usando plataforma CDN, como o CloudFlare, por exemplo, é possível reduzir drasticamente a latência, e oferecer uma experiência de navegação muito melhor para todos os visitantes, onde quer que eles estejam.

Conclusão

E, com isso, chegamos ao fim de mais um artigo! Esperamos ter te ajudado a entender um pouco melhor sobre o conceito tão importante que é a latência, e de que forma ela está presente em tudo o que fazemos na web.

Se você gostou desse artigo, não deixe de acompanhar nosso blog para encontrar mais conteúdo como esse e nos vemos na próxima o/

Chat
24/7 11 95052-7555 0800 481 7000 chat
cookie