LiteSpeed: o que é e por que preciso dele?

Na Kangaroo, constantemente falamos sobre a presença do LiteSpeed em nossos planos, mas muitos de nossos parceiros ainda não compreendem exatamente do que se trata. Por isso, acompanhe nosso artigo para entender um pouco mais.

Em um mundo cada vez mais rápido, as pessoas estão cada vez mais propensas a abrirem mão de coisas que não sejam entregues em um tempo satisfatório, e não é diferente com os sites.

Estudos recentes indicam que os usuários estão, cada vez mais, deixando de acessar páginas de sites que apresentam tempo de carregamento considerado lento. E isso acabou se tornando um fator preponderante para a própria Google definir se os sites terão, ou não, bons níveis de indexação.

Por isso, no post de hoje, explicaremos o que o LiteSpeed faz em sua hospedagem e como ele pode ser uma ferramenta de extrema importância para tornar seu site muito mais rápido e, como se não fosse o bastante, auxiliar para que ele possa ter muito mais estabilidade, aumentando a quantidade de acessos simultâneos que pode suportar.

Sumário:

  1. O que é o LiteSpeed?
  2. Para que serve o LiteSpeed?
  3. Conhecendo o LS Cache
  4. É possível migrar do Apache?
  5. O Open LiteSpeed
  6. Por que usar?
  7. Conclusão

O que é o LiteSpeed?

O que é o litespeed

Desenvolvido pela LiteSpeed Tech, podemos dizer que ele é uma ferramenta que serve para acelerar os sites, tornando-os mais rápidos e robustos no sentido de com quanto tráfego será possível lidar.

Além, claro, de contar com um nome excelente, que é um trocadilho, do inglês, para Velocidade (Speed) da Luz (Light), mas usando o termo Lite, que significa “leve”. Assim, passando muito bem a mensagem de para que ele veio: tornar seu site mais rápido e fazer isso de forma leve e suave.

Em termos mais práticos, o LiteSpeed é um servidor web (do inglês webserver), que foi criado especificamente com o intuito de ser uma alternativa (e, talvez, um substituto) para o tão popular Apache.

Para explicar o que exatamente ele é, primeiro temos de destrinchar brevemente do que se trata um WebServer. Vamos lá:

Um servidor web é o responsável por lidar com as requisições HTTP do cliente (visitante do site) e levar isso para o servidor, onde a requisição será processada e entregue de volta ao cliente, já interpretado e devolvido em forma de conteúdo. Esse processo é feito através dos cabeçalhos HTTP, que já falamos um pouco em outro artigo, esses são os responsáveis por levar e trazer as informações.

Todo esse processo, claro, tem todo um tempo necessário para ser feito, e depende da aplicação que o rodará, do hardware disponível e de quantas requisições ele precisará atender simultaneamente. E esse é o grande trunfo do LiteSpeed: entregar mais requisições simultâneas.

O LiteSpeed é desenvolvido por uma empresa privada, diferentemente do Apache, que é um projeto de código aberto. Isso, como é de se esperar, implica no fato de que há um custo envolvido para a utilização dessa ferramenta, fazendo com que ela não seja tão acessível, principalmente por seu valor ser cobrado em dólar.

Por esse motivo, o número de empresas que se disponibiliza a oferecer tal recurso acaba por não ser tão grande, sendo praticamente um artigo de luxo entre os planos de hospedagem.

Para que serve o LiteSpeed?

Como dito acima, sua principal utilidade é a entrega de conteúdo de forma rápida. E isso é possível porque esse webserver é extremamente otimizado, visando totalmente a máxima performance.

Construído para substituir o Apache, ele visou melhorar todos os aspectos que possuíam alguma deficiência, corrigindo e entregando um produto melhor e mais eficiente.

Na imagem abaixo, por exemplo, confira uma comparação entre o Apache e o LiteSpeed, na qual o LS consegue lidar com uma quantidade muito maior de solicitações ao mesmo tempo.

Comparação LiteSpeed x Apache
(Reprodução: LiteSpeed – Disponível em: https://www.litespeedtech.com/benchmarks/litespeed-small-static-file-faster-nginx-http2)

Com o LiteSpeed, os processos de entrega de resposta são muito mais leves, demandando uma quantidade muito menor de hardware para ser executados, o que significa que isso proporciona uma entrega muito mais rápida do conteúdo e permite lidar com uma quantidade imensamente maior de requisições simultaneamente, gerando um ganho muito grande de desempenho sem afetar a estabilidade do serviço.

É possível ir além e dizer, ainda, que o LiteSpeed é um aliado na redução de carga geral do servidor. Uma vez que os processos são entregues em menor tempo e com baixo consumo de hardware, o servidor é capaz de rodar de maneira muito mais fluida e sem instabilidades indesejadas, tornando todo o ambiente muito mais confiável. Ao unir forças com o CloudLinux, o ganho de estabilidade é incomparável.

Uma outra função de suma importância é o sistema de cache, o LS Cache. Totalmente gratuito para aqueles que contam com esse webserver, essa ferramenta ajuda a reduzir ainda mais o uso de recursos ao criar cópias estáticas do conteúdo em cache, entregando tudo de forma ainda mais eficiente.

Conhecendo o LS Cache

Um passo adiante, o LiteSpeed também atua em uma outra frente: o cache. Através do LS Cache, o conteúdo do site pode ser armazenado automaticamente em cache, proporcionando um tempo de carregamento mais veloz, além de reduzir o consumo de hardware.

Dentro do cPanel, por exemplo, é possível gerenciar o cache do conteúdo, através da guia “LiteSpeed Web Cache Manage”.

Web Cache Manager no cPanel

Atualmente, o LiteSpeed conta com diversas integrações exclusivas para o controle de cache, que são conectadas diretamente com o servidor, tornando o desempenho desses plugins ainda maior.

No WordPress, mais popular ferramenta de criação de sites, e queridinho presente na maioria dos sites de nossos clientes, existe o plugin “LiteSpeed Cache”, que é uma ferramenta extremamente completa para a otimização do site e configuração do cache de todo o conteúdo.

Plugin LiteSpeed cache para WordPress

Quando configurado corretamente, é possível ter resultados muito superiores aos de seus concorrentes, como o WP Rocket, por exemplo.

Além do plugin para o WordPress, o LiteSpeed conta com outras integrações, para OpenCart, Magento, Joomla, PrestaShop e outros. Todos eles com a mesma funcionalidade sobre o cache.

Todos os plugins de LS Cache obrigatoriamente funcionam apenas em servidores em que o LiteSpeed é o webserver, sendo compatível apenas com este.

É possível migrar do Apache?

Bom, a resposta curta é: Sim!

Uma vez que toda a estrutura do LiteSpeed foi feita para ser substituta direta do Apache, tudo foi minuciosamente pensado para que ambos os webservers fossem 100% compatíveis.

Desse modo, você conseguirá facilmente sair de um servidor que utilize Apache e/ou NGNIX e utilizar a Kangaroo, por exemplo. Todo o seu site terá o mesmo funcionamento prático, sem que seja necessária qualquer adaptação, nem mesmo no .htaccess, por exemplo, que não costuma ser totalmente compatível com alguns outros servidores Web.

OpenLiteSpeed

openlitespeed logo

Tomando um caminho semelhante ao que o Apache é por natureza, o OpenLiteSpeed é uma versão de código aberto do LiteSpeed propriamente dito. Seu funcionamento, no geral, é muito parecido e comumente essa versão é associada ao CyberPanel.

Contudo, por ser de código aberto, todas as melhorias são feitas exclusivamente pela comunidade que o mantém, fazendo com que ele fique bem atrás de sua versão principal (chamada de Enterprise), sobretudo quando falamos de segurança, estabilidade e desempenho.

Segundo a própria desenvolvedora, a maior aplicabilidade da versão de código aberto é para sites que estão sozinhos em um servidor, e que não sejam tão dinâmicos.

Um outro fator que deixa essa versão atrás da Enterprise é a necessidade de reiniciar o processo do servidor web para simplesmente ler um arquivo .htaccess, o que não acontece na versão paga.

Essa é uma ótima opção se você tem um projeto menor e não pode ir direto para a versão mais avançada. Na maioria dos casos, ela te atenderá muito bem, mas você terá alguns recursos a menos que poderiam ser importantes. Como, por exemplo:

  • Falta de suporte direto do desenvolvedor, sendo mantido exclusivamente pela comunidade;
  • Não é totalmente com .htaccess para Apache, havendo a necessidade de realizar ajustes para o correto funcionamento;
  • Necessita reiniciar o serviço para ler arquivos .htaccess;
  • Maior dificuldade na instalação de certificado SSL;
  • Não suporta cache em ESI e Redis;
  • Não é compatível com todas as integrações disponíveis do LS Cache.

 

De forma geral, é uma excelente ferramenta, mas não é completa. Podemos pensar nela como uma “versão de entrada” para aqueles que ainda não poderão ir à versão principal. Mas, se os pontos acima não são um problema/empecilho para você, certamente não deverá se arrepender de escolher o OpenLiteSpeed.

Por que eu devo usar o LiteSpeed?

Como destrinchamos um pouco no decorrer do artigo, o LS é um recurso de máxima importância dentro do servidor, garantindo uma autonomia muito boa para reduzir a carga geral da máquina e proporcionar uma quantidade maior de acessos.

Com ele, um site WordPress poderá Receber, em média, 12x mais requisições simultâneas que um site utilizando servidor Apache, conforme apontam os testes.

Comparação LiteSpeed x Apache no WordPress
(Reprodução: LiteSpeed – Disponível em: https://www.litespeedtech.com/benchmarks/wordpress)

Outro fator crucial que ilustra bem a importância dele é a velocidade de carregamento das requisições, que são transportadas de forma muito mais eficiente e rápida, permitindo que as páginas sejam carregadas de maneira mais ágil.

Somado a isso, existem os diversos plugins para vários tipos de plataformas, que permitem a configuração de muitos parâmetros para que seja feita uma otimização completa do site, tornando tudo ainda mais rápido.

Ou seja, com o LiteSpeed, seu site poderá ser mais rápido, mais otimizado, ter um cache de melhor qualidade e, de quebra, receber uma quantidade maior de acessos.

Tudo isso com baixo consumo de hardware, permitindo que você não precise fazer um grande investimento em seu plano de hospedagem, poupando seu dinheiro para investir em outras áreas do projeto.

Conclusão

Agora, pequeno Kangaroo, você entende bem os motivos por que deve optar por planos que contem com o LiteSpeed, dada a sua grande importância. Finalmente seu site terá o desempenho que merece.

Caso queira conhecer planos com LS incluso, dê uma olhada em nosso site. Além disso, somos parceiros oficiais da LiteSpeed, reconhecidos como provedores de excelência em hospedagens.

Com esse poderoso recurso, será possível garantir ótimos níveis de otimização para seu site, além de proporcionar uma boa redução de gastos relacionados ao hardware, já que é possível entregar uma maior quantidade de requisições mesmo com poucos recursos.

E aí, o que achou dessa ferramenta? Conte pra gente e não perca tempo, venha agora mesmo para um mundo mais veloz.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Voltar
Whatsapp
0800 481 7000