Em uma grande e importantíssima atualização, o plugin LiteSpeed Cache, para otimização em sites WordPress, trouxe uma série de melhorias e funcionalidades.
Dentre os itens atualizados, a lista conta com correções de bugs, novos recursos, melhorias visuais e ajustes finos em outros itens já existentes.
Poucos dias depois, tivemos também a atualização que nos apresentou a versão 5.1, depois de algumas atualizações menores e, no momento em que o post é escrito, chegamos à 5.2
Com ela, sem muitas novidades, sendo mais voltada a ajustes do plugin. Como são muitas as alterações, infelizmente não conseguiremos falar de todas, mas você consegue ver tudo na íntegra aqui na página do plugin.
Sumário
- O que há de novo na versão 5.0?
- Mais novidades com as versões 5.1 e 5.2
- Devo atualizar?
- Como atualizar?
- Conclusão
O que temos na versão 5.0 do LiteSpeed Cache?
A versão 5, lançada no dia 25 de julho, chegou com uma lista bem grande de alterações, entre os novos itens e ajustes em outros já existentes.
Dentre os principais, temos o Viewport, um complemento ao Lazy Load, que permite que o sistema de cache identifique automaticamente qual imagem está acima da “Dobra” do site.
A dobra seria a primeira parte visível do site assim que ele carrega. Desse modo, as imagens nessa área que possuírem Lazy Load são retiradas das configurações, sendo exibidas normalmente.
Outro ponto alto também é a adição da configuração automática do QUIC.cloud, o serviço de CDN criado pela própria LiteSpeed, permitindo muito mais facilidade e agilidade no processo.
Foi implementado também um sistema de controle de cache por nível de página, no editor de posts, permitindo maior controle sobre o cache de uma página específica.
Para a otimização de páginas, agora os recursos de requisições externas serão armazenados em cache automaticamente, o que ajuda a reduzir substancialmente o carregamento deles.
Do lado das correções, foi corrigido um problema que incorretamente alterava os caminhos de arquivos CSS que foram minificados.
Novidades da versão 5.1 e 5.2
Agora, por terem sido atualizações menores, falaremos delas em conjunto, para deixar mais dinâmico.
Como já era de se esperar, não temos tantos novos recursos chegando com elas, mas temos alguns ajustes e correções importantes para o funcionamento.
Dentre elas, temos que o debug agora permite mostrar também logs de limpezas (purge) e crawler, para melhor acompanhamento.
Adicionada também uma mensagem para o UCSS, para que seja possível ver a situação do carregamento, tornando o processo mais confiável.
Foi corrigido também um problema que causava um erro fatal ao desinstalar o plugin e para fechar os pontos mais relevantes, agora o Crawler também conta com melhor compatibilidade em servidores com open_basedir ao detectar um aumento de carga antes do crawler ser executado.
Devo atualizar?
Ao ver um plugin atualizado recentemente, tendo a opção de atualizar também em seu site, é bem comum sentir certa tentação de fazê-lo.
Nem sempre esse é o ideal, visto que algumas versões podem vir com bugs, independentemente do plugin que seja. Contudo, a LiteSpeed parece ter feito bem a lição de casa.
O plugin tem versões estáveis e não tem mostrado problemas, ou nenhum que tenha de fato sido amplamente comentado a ponto de chamar a atenção.
De maneira franca, os novos recursos não se fazem indispensáveis, não é uma atualização que se compensa fazer pensando apenas em novas funcionalidades.
Entretanto, é sim uma boa opção, visto os bugs corrigidos, os ajustes finos para melhor funcionamento do sistema e, claro, os novos recursos adicionados, mesmo que não sejam surpreendentes.
Como atualizar?
Se você decidiu seguir com a atualização do LiteSpeed Cache, vamos te explicar o passo a passo para realizar o update dentro do seu WordPress.
Todo o processo é bem simples, e você só precisa ter acesso ao WordPress, com permissões para gerenciar seus plugins instalados.
1- Uma vez logado no admin, siga para a guia “Plugins”;
2- Agora, role a página até encontrar o LiteSpeed Cache e veja a mensagem de atualização;
3- Siga clicando em “Atualizar agora” e aguarde até que o processo seja concluído.
Ao fim dessas simples etapas, seu plugin estará atualizado e já com todas as ferramentas disponíveis.
Vale ressaltar que, por garantia, o ideal é sempre realizar backups antes de qualquer alteração em plugin no site, para recuperá-lo caso alguma saia diferente do esperado.
O LiteSpeed Cache não é o tipo de plugin que pode causar conflitos que desestabilizam o site, mas é sempre bom estarmos atentos para evitar qualquer tipo de problema.
Conclusão
Sendo assim, você pode atualizar sem muitos problemas a sua versão do plugin e usar os novos recursos liberados, além das importantíssimas correções de bugs e refinamentos de usabilidade.
O LiteSpeed Cache segue sendo uma das principais referências entre os plugins de otimização para WordPress, então é muito importante estar atento às suas novidades e funcionalidades.
Se você ainda não conhecia o plugin, recomendamos ler com carinho este outro artigo, onde falamos especificamente dele e damos algumas dicas de configuração para melhorar a performance do seu site.