Existe diferença entre hospedagem Linux e Windows?
Olá, Pequeno Kangaroo! Seja muito bem-vindo de volta ao nosso cantinho de dicas e informações. Hije, você vai desvendar os mistérios e curiosidades do mundo da hospedagem. Hoje vamos falar sobre um tema que gera muitas dúvidas: Faz muita diferença escolher entre Linux e Windows?
A hospedagem de sites é uma parte vital para qualquer website. Ela é o espaço virtual onde seu site vive e respira, acessível para qualquer pessoa na internet.
E, ao decidir criar um site, uma das decisões que você pode vir a precisar tomar é a escolha do tipo de sistema operacional, dependendo de como o seu projeto será desenvolvido.
Agora, vamos entender melhor essas opções de Sistema Operacional (SO) e como elas se relacionam com o funcionamento da sua aplicação?
O que é hospedagem Linux e Windows?
Linux: É um serviço que utiliza o sistema operacional Linux (também muito famoso por ter um pinguim como mascote) no servidor, sendo também o mais comum para comportar sites, aplicativos e todo o tipo de aplicação que demande o uso de um servidor.
Muito conhecido por sua estabilidade, segurança e flexibilidade, esse sistema operacional é um software de código aberto, o que significa que uma comunidade de desenvolvedores trabalha continuamente para melhorar o sistema.
Comumente, ele é mais usado para sites baseados em PHP, NodeJS e Ruby, por exemplo. De maneira geral, a maioria dos servidores que hospedam sites por todo o mundo usam essa opção.
Windows: Utiliza o sistema operacional da Microsoft para processar e entregar os recursos. Ele, claro, dispensa apresentações, sendo amplamente o SO mais usado em todo o mundo em uso doméstico e escritórios.
É a escolha certa para aqueles que precisam executar aplicações específicas do ambiente Microsoft, como ASP.NET (o mais famoso framework da linguagem C#) ou MSSQL.
Diferenças Principais
Compatibilidade de Aplicações: Como ilustramos um pouco acima, uma das principais diferenças entre as hospedagens Linux e Windows está nas aplicações que você deseja rodar no seu site.
Se você precisa de aplicações específicas da Microsoft, como ASP.NET, MSSQL ou Microsoft Access, a opção baseada em Windows é a mais indicada para você, já que requerem o sistema da Microsoft para ter seu funcionamento correto.
Já para aplicações como WordPress, PHP ou MySQL, a opção em Linux é a mais compatível, já que o concorrente não é tão eficiente performando sites quando se trata de PHP.
Por isso, uma parte muito fundamental do processo é ter o conhecimento sobre os recursos que o seu site precisa para um correto funcionamento. Do contrário, optar pelo plano com SO diferente do necessário pode causar enormes problemas para colocar o seu projeto no ar e mesmo para mantê-lo ativo.
Custo: Geralmente, planos baseados em servidores Linux tende a ser mais acessível do que a Windows, já que o SO do pinguim é um software de código aberto e não envolve custos de licenciamento.
Por esse motivo, planos que usam o sistema operacional da Microsoft tendem a ter um custo adicional devido às políticas de licenças dos produtos da empresa, que naturalmente são repassados ao cliente no valor final do serviço.
Facilidade de uso: Um caso comum é que os usuários que já estão acostumados com o ambiente Windows (por usarem este diariamente em seus PCs) podem achar a hospedagem neste sistema um pouco mais amigável e, talvez, até cogitem que ela faça mais sentido.
No entanto, com as modernas ferramentas de gerenciamento e controle como cPanel para Linux e Plesk para ambos os sistemas, a diferença na facilidade de uso diminuiu significativamente.
Segurança e estabilidade: Ambos os sistemas operacionais são seguros e estáveis, se bem gerenciados. Porém, por ser um sistema de código aberto e por sua popularidade, o Linux tem uma comunidade maior trabalhando continuamente em atualizações e patches de segurança.
Personalização: Se você gosta de personalizar e ter controle sobre o ambiente do servidor, o sistema operacional do pinguim oferece uma flexibilidade maior devido ao seu código aberto. Você pode alterar, adaptar e configurar o sistema de acordo com as suas necessidades.
Qual escolher?
A escolha entre qual sistema operacional usar depende totalmente das necessidades específicas do seu site. Por isso, é muito importante que considere as aplicações que você deseja rodar, seu orçamento, a facilidade de uso desejada e suas habilidades técnicas para gerenciar o servidor.
Para te ajudar em sua decisão, consulte sempre o desenvolvedor do seu site, para entender quais recursos são necessários para o correto funcionamento do mesmo.
Com isso em mente, você poderá consultar também o provedor de hospedagens, para validar se todos os recursos que você precisa poderão ser disponibilizados.
Conclusão
Então, pequeno Kangaroo, percebeu que a escolha entre os sistemas operacionais para o seu site não é tão complicada? Ambos têm seus méritos e a decisão final deve ser baseada nas necessidades específicas do seu projeto online.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre os nossos dois concorrentes. Se tiver mais perguntas ou precisar de ajuda com seu projeto web, não hesite em nos contatar através de nossos canais de atendimento.
Lembre-se de que, independente da sua escolha, o importante é ter um parceiro de hospedagem confiável e que ofereça suporte técnico de qualidade. Estamos aqui para ajudar você e seu site a prosperar no vasto mundo da internet! Com nossos planos, todos baseados em Linux, você terá máxima qualidade e desempenho para sua aplicação, além do melhor time de suporte, sempre pronto para te ajudar no que precisar.