O que é um bug e como investigar?
Olá pequeno Kangaroo! Quando algo inesperado acontece em um site, é muito comum não sabermos exatamente o que fazer para resolver, mas vamos ajudá-lo a entender melhor quais pontos de atenção podem ser vistos para a correção.
Por isso, hoje vamos abordar um pouco sobre a definição do que é um bug e o que pode ser feito se algo assim for encontrado em seu site.
Sumário
- O que é um bug?
- Como identificar a causa?
- Como corrigir?
- Conclusão
O que é um bug?
Atualmente, o termo “bug “é muito usado para representar uma falha inesperada no comportamento de um sistema ou aplicativo, já sendo até mesmo usado em alguns outros contextos.
O motivo do uso da expressão não tem uma origem muito clara, mas provavelmente foi popularizada pelo famoso inventor Thomas Edison, após notar uma falha de funcionamento em um projeto que havia sido causada por um inseto (“bug”, em inglês), e tem sido usada desde então.
De maneira geral, chamamos dessa forma qualquer comportamento diferente do que seria esperado para aquele sistema, e isso tanto pode ser aplicado a erros simples, ou até mesmo para erros graves no funcionamento.
Como identificar a causa?
Antes de mapear o que pode causar um erro (processo que chamamos de “debug” ou “debugar”), é importante entender que diferentes sistemas, com diferentes linguagens de programação, frameworks, sistemas e versões terão formas diferentes. Afinal de contas, cada sistema é único, e por isso pode ter formas específicas de diagnóstico.
Por isso, todas as dicas que passaremos aqui são mais gerais, sem entrar no mérito de sistemas específicos, e apenas com instruções que poderiam ser seguidas facilmente em qualquer tipo de sistema.
- Veja se o bug mostra detalhes: é comum que alguns tipo de bugs exibam mensagens de erro mais específicas, ou mesmo um código de erro próprio. Caso isso aconteça, não ignore nunca essas mensagens, e tente pesquisar sobre o que essa mensagem de erro significa dentro do seu sistema;
- Verifique os registros de erros: criar o hábito de conferir os registros de erros (os chamados error logs) é fundamental para a prática do debug, já que em grande parte dos casos esse tipo de informação consegue fornecer detalhes específicos do sistema do motivo de um problema ocorrer;
- Ative o debug: se seu sistema não armazena registro de erros, pode ser interessante ativar essa funcionalidade, que fica responsável por justamente criar esse tipo de registro tão necessário;
- Leia as documentações: quando falamos de sistemas comerciais (software comercializado, e não aquele desenvolvido sob demanda), é muito comum que os desenvolvedores tenham catalogado em suas documentações oficiais algumas informações sobre erros mais comuns e suas possíveis causas, o que pode ser muito útil na identificação e correção de erros mais conhecidos.
Como corrigir um bug?
Como explicamos acima, diferentes sistemas terão diferentes tipos de erros mais específicos, e por isso qualquer forma de correção também precisará ser mais específica. Por isso, é importante conferir o que o erro e o desenvolvedor dizem sobre o problema que você está enfrentando.
Muitas vezes, entender o que o próprio bug/erro diz é toda a informação necessária para corrigir o problema, já que em muitos casos eles informam o que exatamente está errado no sistema e, sabendo o que está errado, é muito mais fácil fazer a correção necessária.
Porém, se você não sabe exatamente como identificar ou mesmo corrigir um eventual bug no site, contar com o apoio de um programador é fundamental em seu projeto, sendo ele a principal pessoa que poderá ajudar com qualquer tipo de bug encontrado dentro do site, como explicamos neste outro artigo sobre A importância de um programador.
Conclusão
Com essas dicas acima, agora você poderá começar hoje mesmo a entender e executar processos de debug por conta própria, em quase qualquer tipo de aplicação! Como dito acima, é importante reforçar que sistemas específicos podem ter processos específicos, e por isso o programador é a pessoa mais indicada para esse tipo de atuação.
Se você conta com sistemas como WordPress, OpenCart, Magento, ou qualquer outro, eles terão abordagens próprias, e tudo isso deve ser levado em conta durante todo o processo de debug, para que qualquer problema seja identificado e tratado da melhor forma dentro da aplicação.