Early Hints – O que é e como implementar?
Olá, pequeno Kangaroo! O mundo da otimização de sites nunca para de nos surpreender, com novas técnicas e tecnologias surgindo a todo momento, não é? Pois saiba que o Early Hints surge forte como uma nova forma de otimizar os tempos de carregamento dos sites, podendo proporcionar uma redução de 30% no tempo final do carregamento das páginas.
No artigo de hoje, abordaremos o que é essa tecnologia, como ela funciona e de que forma é possível implementar isso em seu site para obter os benefícios desse novo método, vamos lá?
Sumário
- O que saber antes
- Por dentro dos Early Hints
- Como implementar
- Conclusão
O que saber antes de entrar no assunto
Antes de falar diretamente dos Early Hints, primeiro precisamos entender como o acesso a um site funciona. Toda vez que um usuário digita um endereço WEB no navegador e pressiona enter pra visitar um site, há o reconhecimento do servidor onde aquele site está hospedado, o que é possível graças ao DNS.
Cada vez que ocorre um acesso, o navegador do visitante envia um pedido ao servidor acessado, para que esse servidor informe quais conteúdos (como mídias, fontes, etc.) e estrutura serão usados para compor a “pintura” da página que o visitante buscou.
De forma um pouco mais técnica, o “pedido” feito do navegador para o servidor é chamado de requisição, onde ele de fato pede que o servidor devolva algum tipo de informação, que nesse caso são as instruções para compor a pintura do site.
Já esse retorno dado pelo servidor é chamado de resposta, onde uma série de informações pode ser retornadas, como HTML, JSON, textos planos, arquivos, e por aí vai. No caso de um site, o retorno costuma ser um HTML com toda a estrutura e informações da página, que será então renderizada pelo navegador do usuário.
O que são os Early Hints?
Os Early Hints são uma tecnologia relativamente recente, que foi implementada nos navegadores para proporcionar melhores tempos de carregamento da página, algo muito diretamente relacionado à experiência de navegação do visitante e fortemente ligado ao SEO, por isso sendo uma questão totalmente relevante.
Os Early Hints são implementados a partir de um novo código de status HTTP, que foi numerado como 103 e funciona basicamente por meio de requisições assíncronas, ou seja, que serão processadas paralelamente enquanto a requisição principal acontece.
Na prática, isso permite que, enquanto o servidor processa as informações que devolverá na resposta, o seu navegador já possa começar a receber e pré-carregar alguns dos recursos que serão usados pela página, permitindo que o tempo de carregamento final acabe diminuindo em níveis consideráveis
Com esse mecanismo assíncrono, o servidor continua processando as informações que devem ser pintadas na página acessada pelo visitante, ao mesmo que tempo em que devolve outros recursos que também serão usados.
Como implementar?
Por mais interessante que essa funcionalidade seja, é muito importante dizer que esse é um recurso que ainda não é amplamente suportado por todos os Servidores Web, assim como também está em estado experimental em alguns navegadores de internet.
Por isso, sua adoção pode não ser tão efetiva para alguns sites ou visitantes, visto que o servidor ou visitante pode não dispor dos recursos necessários para que essa metodologia seja realmente relevante. Além disso, é válido mencionar que a adoção de Early Hints pode não ser necessária se o seu site não precisar de um tempo para pré-processar informações, e em vez disse oferece uma resposta de código 200 de forma mais rápida.
Com os avisos em mãos, agora sim podemos falar de como adotar isso em seu site. Considerando ainda que nem todos os WebServers dispõem dessa funcionalidade, os olhos se voltam ao CloudFlare, que tem esse recurso de forma experimental em seus planos.
Dessa forma, os Early Hints são tratados diretamente pelo CDN, em vez de serem tratados pelo servidor, o que ajuda a permitir que qualquer site que utilize a plataforma possa implementar facilmente, através de poucos cliques pelo painel de controle.
Conclusão
Os Early Hints são, de fato, algo extremamente promissor, e que podem mudar muito a forma como experimentamos o acesso aos sites em um futuro não muito distante, mas infelizmente ainda é um recurso não muito difundido ou utilizado, assim como não totalmente suportado.
Por isso, é algo que ainda precisa de algum amadurecimento e maior adoção dos usuários para que se torne ainda mais estável e possa realmente começar a mudar o jogo, fazendo grande diferença nos tempos de carregamento, algo que todo webmaster sempre sonha, claro.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a conhecer mais sobre os Early Hints e, se gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar o nosso blog para mais material como esse. Até a próxima o/