Olá de novo, Kangaroozinho! Hoje, vamos abordar um pouco sobre alguns dos principais erros que podem causar a lentidão em sites WordPress, desde más práticas até pontos que muitas vezes não são adotados para melhorar a velocidade do site. Então, se você estiver pronto, vamos começar!
Sumário
- Excesso de plugins
- Não usar cache
- Falta de otimização
- Má escolha de hospedagem
- Escolher um tema não otimizado
- Conclusão
Utilizar plugins demais em um site
Um dos erros de desenvolvimento mais comuns em sites WordPress é o excesso de plugins dentro de um site. Ao pensar que cada plugin em uso no site consome recursos, é muito intuitivo concluir que quanto mais plugins estiverem no site, serão mais pontos de uso de processamento.
Com mais consumo de processamento, é possível que essa situação gere excessos de uso dos recursos de processamento, o que pode acabar levando à exaustão desses recursos e, consequentemente, a criar problemas de lentidão no site.
Infelizmente, é bastante comum que sites tenham mais plugins do que realmente seria necessários, com vários plugins executando funções simples, em duplicidade ou até mesmo que estão instalados e desativados.
Por isso, a principal recomendação é sempre atuar junto do programador responsável pelo site para verificar quais plugins são realmente essenciais para o funcionamento do site, e o que pode ser retirado para melhorar a performance.
Não usar cache
O cache responsável por processar antecipadamente alguns dos recursos do site, deixando-os disponíveis para acesso mais fácil durante as visitas do usuário, como explicamos melhor aqui neste outro artigo.
Essa prática trás dois benefícios muito importantes, que são a redução do consumo de processamento do servidor, assim como possibilitar um carregamento mais rápido, já que esses recursos já estão carregados no servidor e pronto para serem exibidos.
Por conta disso, o cache é fundamental para oferecer uma experiência de carregamento de páginas muito mais rápida e ainda economizar os recursos de processamento de sua hospedagem/servidor.
Falta de otimização
Englobando também técnicas como o cache, a otimização de sites permite parametrizar a forma como recursos do site são carregados, e dependendo de como isso é feito é possível reduzir significativamente o tempo de carregamento das páginas, principalmente quando aliado ao cache.
As otimizações podem ser aplicadas nas mais diversas áreas, como a compressão e escolha de formatos de imagens mais leves, além da definição de como JavaScript, CSS e HTML são carregados, podendo proporcionar muito mais velocidade, além de ajudar a obter notas melhores em ferramentas de testes.
Má escolha da hospedagem
A hospedagem é a casa do site, e é ela quem processa e disponibiliza todo o conteúdo exibido no site, e justamente por isso é tão importante escolher um bom provedor, com um bom plano de hospedagem.
Como explicamos no Guia de escolha de hospedagem WordPress, existem diversos fatores que podem contribuir para a melhora dos tempos de carregamento do site, como o tipo de Servidor WEB, localização e tecnologias que possam ajudar a tornar o site mais rápido.
Ao escolher provedores que não garantem os recursos que o seu site precisa, ou mesmo que façam isso de forma ineficiente, o seu site certamente sofrerá com problemas de tempo de carregamento das páginas.
Usar temas não otimizados
Um item em que muitos se concentram apenas em critérios estéticos é o tema usado no site, que é um dos grandes responsáveis pelos elementos visuais apresentados na página.Assim como existem plugins rápidos, também existem temas rápidos, assim como os lentos.
Os temas são programados sob medida, e alguns deles podem não contar com as melhores práticas, ou mesmo ter um código não eficiente em performance. Por isso, para ter um site realmente rápido a escolha de um tema eficiente em questões de desempenho, o que pode trazer grande impacto no desempenho do site.
Conclusão: evite ter um WordPress lento
Ter um site rápido não é uma tarefa fácil, mas escolhas e técnicas adotadas podem ser fortemente responsáveis pelo sucesso do seu site e o aumento de velocidade de carregamento, e esperamos que este artigo tenha te ajudado a perceber quais são alguns desses principais itens.
Agora, é hora de colocar a mão na massa e fazer os devidos ajustes no seu WordPress, e evitar todas as práticas que podem torná-lo lento. Se você gostou do nosso artigo, não deixe de conferir nosso blog para mais conteúdo como esse.