WordPress 6.0: o que temos na nova versão?
No último dia 23, foi oficialmente lançada a versão 6, denominada Arturo, do tão famoso WordPress, a plataforma de construção de sites mais utilizada em todo o mundo.
Dada a ampla proporção de sites que utilizam o WP como construtor, é de se esperar que grande expectativa e preocupação circule por essa notícia. Afinal, vale a pena atualizar para nova versão?
Siga conosco até o final para conhecer melhor os detalhes dos novos recursos e principais correções que chegam com essa atualização.
Sumário:
- O que mudou no WordPress 6?
- Melhorias de desempenho
- Editor de estilos
- Criação avançada de modelos
- Melhorias de escrita
- Bloqueio de blocos
- Devo atualizar agora?
- Como atualizar para o WordPress 6?
- Conclusão
Principais novidades da versão 6 do WordPress
Em uma atualização que contam com a virada de uma versão, como essa, normalmente a comunidade espera por grandes mudanças e a adição de novos recursos que possam, de alguma forma, trazer alguma revolução na ferramenta.
Contudo, infelizmente não é isso que temos na versão 6.0 do WordPress.
Em termos práticos, o foco da atualização foi trazer novas funcionalidades e melhorias apenas ao Gutenberg, o atual editor padrão de textos e blocos do WP.
O intuito disso, talvez seja torna-lo mais atrativo, já que a ferramenta é amplamente criticada pela comunidade, além de pouco utilizada, quase sempre sendo substituída pelo Editor Clássico, que cativa uma base muito maior de usuários.
Ainda assim, as mudanças recebidas são sempre bem vindas, já melhorias e novos recursos são sempre fundamentais para expandir a criatividade e permitir resultados melhores. Por isso, confira agora algumas das novidades da nova versão.
Caso deseje acesso à lista completa, clique aqui para verificar a nota oficial completa de atualização.
Aprimoramento de desempenho
Provavelmente o principal destaque da atualização, o WordPress 6 trouxe algumas melhorias de código que devem proporcionar um ganho de velocidade de carregamento para as páginas.
Segundo as notas de atualização, as otimizações também ajudarão no pós-processamento, controle de cache, menus e outros recursos não especificados.
Editor de estilos
Com a chegada desse recurso, agora é possível que temas de bloco tenham diferentes opções de estilo, que podem ser facilmente alterados, dando uma aparência diferente ao seu site, dentro de um mesmo tema.
Dentre algumas das alterações possíveis, temos, por exemplo, alterações da fonte e paletas de cores.
Criação avançada de modelos
Agora, o editor tem 5 novas opções de modelos, o que cria uma gama maior de elementos que permitem maior personalização.
Dessa forma, é possível temos novas formas de redimensionamento de imagem, novas formas de padrão de layout, além de novas filtragem de diversos autores, e algumas personalizações de resultados vazios, quando nenhuma informação é encontrada.
Melhorias de escrita
Por ser uma plataforma de criação de conteúdo, seja para páginas ou artigos, um recurso indispensável do WP sempre será a escrita.
Por isso, algumas atualizações foram feitas, permitindo uma experiência mais fluida e rápida, trazendo a criação de botões de atalho personalizados.
Há também um novo recurso de processamento de posts ao digitar ‘[[‘, trazendo uma lista com as publicações mais recentes.
Outra coisa interessante é a possibilidade de alterar o tipo de um bloco, fazendo, por exemplo, um bloco de texto tornar-se bloco de código.
Bloqueio de blocos
Essa talvez seja uma das novas funcionalidades com descrição mais simples: impedir a movimentação de blocos. Sim, só isso mesmo.
Ela consiste exclusivamente em permitir que alguns blocos não sejam movidos e, sinceramente, é uma função simples demais que poderia já existir há tempos dentro do editor.
Por mais que tardia, sua chegada é muito importante para todos -os poucos – usuários que utilizam o Gutenberg.
Preciso atualizar agora?
Considerando as atualizações feitas na nova versão, honestamente não são ganhos que justifiquem uma atualização imediata.
Os novos recursos afetam exclusivamente o Gutenberg, praticamente. Por isso, apenas os que utilizam ele realmente podem ter algum ganho mais expressivo.
As otimizações de velocidade podem ser um ponto interessante a se levar em conta, uma vez que é algo muito visado, mas ainda não sabemos o quão impactantes estão essas mudanças, então talvez ainda não compense a aventura.
Ademais, com novas versões, é possível haver problemas de incompatibilidade com plugins, ou mesmo alguns pequenos bugs, uma vez que estes possam não estar preparados para rodar completamente no novo WordPress.
Dito isso, a recomendação, na verdade, é manter sua versão atual por alguns dias, talvez uma semana, até que tudo se mostre estabilizado e seus plugins também possam ser atualizados com maior segurança.
Como atualizar meu site para o WordPress 6?
Existem muitas formas para a atualização da versão, alguns sites até mesmo já fizeram o update automaticamente, sem muita cerimônia. Mas, se você deseja atualizar automaticamente seu site, isso pode ser feito das seguintes formas:
Manualmente: dentro de seu WP Admin, você provavelmente verá uma pequena mensagem na tela, dizendo que há uma nova versão do WordPress disponível. Para atualizar, basta clicar em “Atualizar agora”.
Feito isso, basta confirmar a ação ao clicar no botão de atualização.
WP Toolkit: através de seu cPanel, é possível atualizar para a versão atual ao clicar em “Update to 6.0”.
Ao passo que será aberto um popup de confirmação, e você poderá confirmar a instalação clicando em “Update”
É muito importante dizer que, antes de qualquer atualização, deve-se realizar backups de todo o site, isto é, os arquivos e banco de dados.
Desse modo, é possível recuperar a versão anterior caso algo dê errado ou surja algum tipo de problema decorrente da atualização.
Nunca se sabe o que pode acontecer em uma atualização, por isso é sempre interessante salvar backups antes de realizar qualquer alteração desse porte.
Conclusão
Bom, como pudemos ver, infelizmente a nova atualização do WP não trouxe recursos de muita exuberância, focando mais em melhorar o Gutenberg, em um importante passo para tentar alavancar a popularidade do editor.
Contudo, o conteúdo atualizado não parece fazer muita diferença para aqueles que não usam esse editor em seu site, fazendo com que subir a versão do site não seja algo interessante a curto prazo.
Com a virada de uma versão, esperamos sempre por novos recursos atraentes e que possam tornar a experiência mais interessante, mas o foco nesse caso foi outro, o que sinceramente não apetece muito aos usuários.
Se você precisa do Gutenberg e utiliza com frequência, atualize sem pensar duas vezes. Se não, saiba que realmente não é algo que você deva se preocupar em fazer, pois não deve afetar em muito.
Claro, salvos os casos de pequenas correções de segurança e refinamento, mas que não justificam uma corrida para realizar a atualização.
Se você busca um novo lar para seu WordPress, não esqueça de dar uma conferida em nossos planos de hospedagem, com ambiente totalmente otimizado para sites WordPress com alta performance.