Olá, Kangaroozinho! As VPNs têm ganho cada vez mais destaque nos últimos anos, inclusive até conquistando espaço até mesmo com propagandas em grandes canais em sites de reprodução de vídeos, o que colocou o assunto ainda mais em alta.
Por isso, à medida em que o assunto se torna mais popular, fica ainda mais importante entender melhor como essa ferramenta funciona e de que forma ela pode ser útil no seu dia a dia, o que explicaremos um pouco melhor no decorrer desse artigo.
Sumário
- O que é?
- Para quem é indicado?
- Benefícios?
- Conclusão
O que é uma VPN?
A VPN (do inglês Virtual Private Network) significa Rede Virtual Privada, sendo uma forma de criar uma rede segura e restrita que funciona como um intermediário entre você e o conteúdo acessado, ou seja, ela funciona como um túnel que faz o redirecionamento do conteúdo para você.
Com isso, há ainda o fator que tanto o seu provedor de internet (ISP) e terceiros não conseguirão identificar que sites você acesso, ou que informações está trafegando. Além disso, existe também a possibilidade de criptografar as informações trafegadas pelos usuários dessa rede, ajudando a garantir maior privacidade.
Ainda no quesito privacidade, outro grande destaque é que a conexão através de uma VPN é feita de forma “camuflada”, permitindo ocultar o IP real do usuário, com todo o tráfego sendo redirecionado pela rede privada e mostrando apenas o IP dela durante as navegações.
Para quem é indicado?
Em momentos em que os dados de usuários são cada vez mais utilizados para personalização de campanhas, utilizar serviços de VPN é particularmente útil para aqueles que buscam discrição, prezando por sua privacidade ao navegar pela internet.
Com a criptografia de protocolos, é possível também deixar ainda menos informações de seus dados, como informações pessoais, financeiras, e por aí vai, com a rede virtual conseguindo evitar que essas informações sejam visualizadas.
Quais os benefícios?
Privacidade
Como abordamos anteriormente, um dos principais casos de uso de uma VPN atualmente é justamente a privacidade, já que ao usar esse tipo de serviço é possível ocultar o seu IP original, além de criptografar os dados trafegados.
Com a criptografia, a VPN consegue atuar impedindo que terceiros possam ter acesso fácil ao seu registro de atividades, como em históricos de navegação, informações pessoais e até mesmo a senhas utilizadas durante a navegação.
Kill Switch
Em muitos desses serviços, há também um recurso chamado “Kill Switch”, que garante que caso sua conexão com a VPN seja encerrada por algum motivo, todo o tráfego seja interrompido imediatamente, o que impede que suas informações transbordem e possam ser acessadas.
Assim, há uma camada ainda maior de segurança no acesso, reforçando a privacidade ao utilizar a rede virtual.
Geolocalização
Outro ponto muito importante é a questão da localidade, já que através de uma VPN é possível simular como se você estivesse navegando através de outro país. Muitas ferramentas oferecem, inclusive, a opção de escolher qual será o país de origem da sua conexão, para um controle ainda maior desse quesito.
Essa opção é bastante útil para acessar conteúdos disponíveis apenas em países específicos, como catálogos de determinados serviços, ou sites com restrição de acessos vindos do exterior.
Aplicações a nível Intranet
Alguns serviços mais avançados podem oferecer opções de IP (IPV4) fixo para os usuários, o que também é uma ótima forma de usabilidade para restringir acessos de terceiros, fechando todo o acesso a determinado serviço apenas àqueles que utilizam a VPN.
Isso pode ser usado, por exemplo, para que apenas funcionários de uma empresa possam acessar sistemas específicos, e isso sendo possível apenas quando utilizam a VPN ativa, por ela ser o único IP autorizado para aquele acesso, o que ajuda a evitar exposição pública dos sistemas para toda a internet e tornando-o mais seguro e protegido.
Conclusão
Com o que pudemos ver ao longo do artigo, a privacidade é o grande foco dos serviços de VPN, ajudando a proteger na internet tanto a sua identidade quanto suas informações, podendo ser usado inclusive como uma camada extra de proteção.
Além disso, existem diversos outros benefícios “periféricos”, que também ajudam a deixar a conexão ainda mais segura e permitir até mesmo o acesso a conteúdos restritos a países específicos.
São por motivos como esses que as VPNs têm conquistado cada vez mais usuários, e esse número apenas tende a aumentar com essa tecnologia fantástica. Então, conhecer mais sobre elas pode ser um ótimo primeiro passo para estar ainda mais seguro na internet.
Dentre alguns dos serviços mais comuns nesse sentido, alguns grandes nomes como NordVPN, ProtonVPN e SurfShark são alguns dos maiores destaques.
Se você gostou deste artigo, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog para mais conteúdo como esse e, claro, nos vemos na próxima o/