Devo usar CDN em site WordPress?

Olá, pequeno Kangaroo! O uso de CDN é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum pelas pessoas que possuem sites, por conta de toda a facilidade e benefícios que eles podem proporcionar. Pensando nisso, preparamos esse breve artigo para mostrar o que ele pode trazer de benefícios para seu WordPress.

Sumário

  1. O que é CDN?
  2. Quais os benefícios?
  3. Existem riscos?
  4. Conclusão

O que é CDN?

Como funciona um CDN
Imagem gerada por IA

A CDN (do inglês Content Delivery Network) é uma rede de distribuição de conteúdo, que basicamente tem como função permitir a disponibilidade global do seu conteúdo. Dessa forma, ela permite que seu site possa ser replicado em servidores espalhados em todo o mundo, criando cópias que são utilizadas para serem então mostradas aos usuários que acessam o site.

Quando um usuário acessa o site que usa um CDN, ele irá sempre se conectar ao servidor mais próximo a ele, que então fornecerá a visualização da réplica do conteúdo do site, o que garante uma grande redução de latência, permitindo que os sites possam carregar mais rapidamente.

Caso queira conferir um pouco mais detalhadamente como funciona esse tipo de serviço, temos este outro artigo que mostra o seu funcionamento.

Quais os benefícios?

Como falamos acima, o primeiro benefício oferecido por um CDN é a redução de latência, mas claro que eles não param por aí. Ao considerarmos que o CDN é capaz de replicar o visual das páginas para suas redes de servidores, é interessante notar também que essa prática permite uma boa redução do consumo de recursos de seu servidor de hospedagem.

Isso é possível já que alguns desses serviços conseguem criar cache desse conteúdo, permitindo que muito desses acessos não precisem chegar de fato ao seu servidor, possibilitando uma economia dos recursos.

Além disso, muitos desses serviços oferecem também ferramentas de Firewall, como é o caso do CloudFlare, por exemplo. Isso pode ajudar a proteger ainda mais o seu site contra DDoS, bots e criar regras de acesso personalizadas.

A depender da plataforma, é possível encontrar também recursos de otimização de carregamento das páginas, aplicando minificações e definindo as formas como o JavaScript do site é carregado, o que pode gerar impactos positivos na velocidade do site.

E os riscos?

O uso de CDN não traz necessariamente riscos, mas pode incorporar uma camada extra de dificuldade por conta das configurações necessárias para o correto funcionamento, além de eventuais manutenções. Isso pode acabar sendo um tanto proibitivo para usuários mais leigos, ou que tenham medo de se arriscar demais nos ajustes.

Pelo medo de criar uma configuração errada, muitos acabam não utilizando esse tipo de ferramenta, mesmo que seja algo essencialmente intuitivo, inclusive com muitas dessas ferramentas contando com documentações mais detalhadas e intuitivas para acolher os usuários menos experientes.

Conclusão – Devo usar no WordPress?

Como pudemos ver acima, o uso de ferramentas CDN pode trazer um imenso conjunto de benefícios para seu site, acarretando em maior disponibilidade, redução de custos e podendo melhorar aspectos de segurança e performance.

Tendo isso em mente, esse tipo de serviço tende a ter um impacto muito positivo nos sites, sendo por isso um recurso que pode ajudar a melhorar ainda mais o seu projeto, com toda certeza.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Voltar
Whatsapp
0800 481 7000