16/09/24

Meu site caiu, o que fazer?

Olá, Kangaroozinho! Quando temos um site no ar e percebemos que ele caiu, não são poucas as coisas que passam por nossa cabeça, mas uma delas é a mais importante: como trazer ele de volta? Independentemente do motivo, o principal será sempre conseguir trazê-lo de volta, mas não é possível fazer isso sem saber a causa da inacessibilidade.

Pensando nisso, vamos te mostrar quais são as principais causas que podem levar o seu site a ficar fora do ar e quais são as principais recomendações para cada um dos casos. Vamos lá?

Sumário

  1. As consequências da indisponibilidade
  2. Confira o erro
  3. Tente mais uma vez
  4. Erro 500 ou 503
  5. Verifique o domínio
  6. Erro crítico
  7. Esse site não é seguro

Quais as consequências quando um site fica fora do ar? 

Site caiu fora do ar e agora o que fazer
Imagem gerada por IA

Infelizmente, o site fora do ar é um acontecimento que sempre pega o administrador desprevenido, por isso é preciso correr para que os prejuízos não sejam muitos. Dentre alguns dos maiores riscos que um site fora do ar correm, podemos mencionar:

Impossibilidade dos funcionários trabalharem

Quando o site cai, as pessoas que trabalham nele diretamente, como os analistas de marketing, que precisam medir o tráfego, são prejudicados e, consequentemente, suas campanhas que estiverem em curso são diretamente afetadas pelo incidente, muitas das vezes precisando ser pausadas emergencialmente.

O problema disso é que não são poucos os casos em que a queda acaba sendo descoberta tarde demais, e então possíveis leads são perdidos com acessos que nunca se concluem ao site, gerando um prejuízo de reputação com o cliente, e financeiro tanto pela perda de uma conversão quando pelo “desperdício” de um lead da campanha sequer ter chegado ao seu site.

Perda de receita

Essa situação pode acontecer em especial no caso de E-Commerces, pois uma loja virtual é uma vitrine completa de uma marca, então ter um site como esse fora do ar é algo que pode ser traduzido como a perda momentânea dessa vitrine e, por conseguinte, da capacidade de realizar vendas.

Esse efeito dominó gera, no fim das contas, prejuízos financeiros e o a perda de credibilidade com o consumidor final, que acaba tendo uma má experiência de navegação em sua loja.

Reputação prejudica da página

Um dos elementos que torna um site confiável é justamente o fato de estar sempre no ar, bem como a velocidade e facilidade no ato de navegar. Se um site fica fora do usar, o usuário não tem nenhuma alternativa que não seja sair com a percepção de que a página não é confiável o que a marca não é “forte” o bastante, já que seu site caiu. 

Perda de posições no ranking do Google e outros motores de busca

Este último é uma decorrência da reputação prejudicada do usuário, uma vez que a experiência do usuário, é prejudicada. O algoritmo entende como uma boa experiência a navegação em um site rápido e agradável, e quando isso é quebrado a ferramenta pode “ver o site com maus olhos”.

Isso acarreta em descida de posições na página de resultados da busca dos usuários, conhecida como SERP, e é um baque bastante difícil de se recuperar. Pensando nisso, o que fazer então se o seu site realmente cair?

Analise o erro mostrado

Quando um site está indisponível por qualquer motivo que seja, ele sempre mostra uma mensagem de erro na tela, seja ela qual for. Isso pode parecer bastante óbvio, mas na verdade é algo muito importante para ajudar a entender o problema.

Em muitos desses casos, a página mostrará um código ou status do erro, que ajudará a indicar o motivo de o acesso não poder acontecer naquele momento. Então, quando vir a mensagem mostrada na tela tente entender se ela traz algum detalhe do problema, ou copie a mensagem e pesquise ela em uma ferramenta de busca como o Google para entender mais.

Tente por outro dispositivo

Site caiu fora do ar
Imagem gerada por IA

Em muitos casos, um dispositivo pode fazer cache no navegador ou mesmo na rede de internet, e assim acaba acessando um conteúdo diferente do esperado, ou até mesmo ficando sem conseguir acesso.

Além disso, existem também os casos de bloqueio em Firewall, como quando ocorre um excesso de tentativas de login a um recurso do servidor, que então bloqueia aquele IP de fazer qualquer acesso, inclusive ao seu próprio site.

Por isso, antes de constatar se o site realmente caiu, tente acessar a página novamente. Preferencialmente, faça isso usando um dispositivo móvel (como um celular ou tablet) e utilizando dados móveis. É muito importante que faça o teste usando uma rede de internet diferente.

Esse teste também é muito importante para ajudar a entender se pode estar ocorrendo um problema no dispositivo ou até mesmo na rede de internet, e assim eliminar possibilidades da causa se a página carregar nesse dispositivo com rede diferente.

O site mostra erro 500 ou 503

Se ao tentar acesso é mostrado um erro do tipo 5xx (como o 500 ou 503), isso indica que há algo ocorrendo a nível de aplicação ou servidor que impede o funcionamento do site por alguma limitação ou conflito.

No caso dos erros 500, normalmente isso acontece quando algum recurso que o site precisa para funcionar não está respondendo como esperado, como uma extensão do PHP faltando no ambiente, algum trecho do código quebrado ou por algum tipo de conflito interno, sendo preciso debugar a aplicação para entender a causa do erro.

Já no caso dos erros de código 503, ele ocorre especificamente quando algum recurso do site está indisponível, como quando a hospedagem esgota o seu armazenamento ou algum dos limites de processamento (como CPU, RAM, quantidade de processos, etc). Nesses casos, o servidor encerrará alguns dos processos para que o consumo abaixe e o site retorne ao funcionamento.

Verifique o domínio (Erros de DNS DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN)

Site domínio erro DNS_PROBE_FINISHED

Uma causa de indisponibilidade que pode ser bastante silenciosa é o DNS, que pode ocorrer devido a alguma má configuração de seus registros, ou até mesmo pelo congelamento do seu domínio!

Na prática, isso significa que se o seu domínio não for renovado corretamente, o seu site pode ficar fora do ar, mesmo que a hospedagem tenha sido renovada. Por isso, verifique atentamente suas configurações de DNS e a data de expiração de seu domínio para evitar que ele fique indisponível

Para conferir até quando o seu domínio está com o registro garantido, utilize ferramentas de WHOIS como a do RegistroBR para domínios nacionais (aqueles terminados em .br) ou o WHO.IS para qualquer tipo de domínio (tanto nacionais, quanto internacionais).

Erro crítico do WordPress

Erro crítico site WordPress

A mensagem de erro crítico do WordPress é um problema bastante temido, mas na verdade não costuma ser um problema tão grande quanto parece. Na verdade, essa é uma mensagem de erro bastante genérica, que indica que algum recurso no seu WordPress não está funcionando como deveria.

Se esse recurso afetado for um plugin, tema ou outra funcionalidade que seja um requisito de funcionamento de outros itens, o site poderá apresentar a mensagem de erro crítico. Normalmente, a mensagem ocorre quando um plugin, tema ou código do Core do WP está corrompido ou não consegue executar completamente, gerando um erro de PHP do tipo Fatal Error.

A melhor forma de lidar com o erro crítico do WordPress é através do processo de debug, onde será possível analisar mais diretamente qual funcionalidade da plataforma não funciona como esperado. Para mais informações sobre o que é e como fazer o debug, confira este outro artigo feito especificamente para esse problema.

Site inseguro

Se ao acessar o seu site aparece uma mensagem com o aviso de que a página não é segura, isso significa que o certificado SSL pode não estar totalmente funcional para o seu domínio, o que impede que o conteúdo seja acessado usando o protocolo https:// em vez de http://.

Se você utiliza um certificado SSL emitido pela hospedagem, você pode gerar um novo certificado para corrigir o problema. Uma outra causa para o problema é o não redirecionamento automático para o https://, por isso teste também acessar manualmente o protocolo seguro para confirmar se realmente a página não está acessível.

Caso precise seguir com a emissão de um novo certificado, este artigo pode ajudá-lo em todo o passo de como fazer isso pelo cPanel, enquanto este outro guia poderá te ajudar garantir que todos os acessos ao seu site sempre sejam feitos utilizando o https:// em vez de http://.

Conclusão

Como pudemos ver, existem muitos fatores que podem fazer um site ficar fora do ar, e precisaríamos de uma verdadeira enciclopédia para catalogar aqui todos os possíveis motivos, fora as especificidades de cada aplicação.

Porém, fato é que todas as causas de indisponibilidade sempre deixarão algum rastro, e é ele quem precisamos seguir para entender o motivo de uma eventual queda, e com as dicas que compilamos aqui será bem mais fácil de você identificar e tratar esses problemas.

Tenha em mente que em muitos casos é recomendado contar ainda com o auxílio de um programador para ajudar investigar mais a fundo qualquer tipo de problema na sua aplicação, sendo ele a pessoa mais indicada para fazer uma análise completa e detalhada.

Por fim, se gostou deste nosso artigo, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para mais conteúdo como esse, e nos vemos na próxima o/

Chat
24/7 11 95052-7555 0800 481 7000 chat
cookie