E aí, Kangaroozinho! Como vai? Como sabemos, a segurança de um site é uma questão multifatorial, e existem diversos fatores que podem influenciar no quanto uma aplicação estará mais ou menos segura, por isso é tão importante uma abordagem que cubra as várias camadas da operação, inclusive contra diferentes tipos de malwares.
Nesse sentido, a hospedagem também pode ser uma forma adicional de proteção contra ameaças não somente como ataques DDoS, mas também contra infecções como por vírus e malwares, o que pode ser identificado previamente evitado por meio de ferramentas de proteção.
No artigo de hoje, vamos te mostrar como sua hospedagem também pode servir para te proteger de infecções e como você pode utilizá-la ao seu favor. Vamos lá?
Sumário
- Scan pela hospedagem
- Imunify360
- Scanner de vírus
- Conclusão
Scan pela hospedagem
A verificação de malwares não precisa ser feita apenas na camada da aplicação, mas também pode ser feita diretamente pelo lado do servidor, com ferramentas disponíveis no painel de controle de sua hospedagem, mas essa disponibilidade pode depender de acordo com seu provedor.
Para os planos de hospedagem aqui da Kangaroo Host, contamos com o Imunify360 e ClamAV, que permitem a varredura do conteúdo de sua hospedagem e comparação com os bancos de dados de ameaças catalogadas por esses serviços.
As ferramentas presentes a nível de hospedagem ajudam não só a trazer uma camada extra de proteção, como também permitem que seu site não precise utilizar os recursos de seu plano para executar varreduras ou limpezas, como seria o caso de uma análise feita por um plugin.
Assim, você consegue estar ainda mais protegido e sem impactar de forma tão direta o funcionamento de suas aplicações quando a varredura é feita.
Imunify360
O Imunify360 é um add-on integrado ao cPanel, ou seja, é uma funcionalidade à parte que conversa com o painel de controle da hospedagens. Suas funcionalidades são bastantes amplas na proteção do servidor e das hospedagens, contando com funcionalidades de Firewall, WAF, Antivírus, Antimalware e Filtragem de e-mail, entre outras.
Em nossos planos, essa ferramenta é disponibilizada direto no painel de controle da hospedagem, e a verificação feita pelo Imunify é proativa, ou seja, ele faz o monitoramento constante dos arquivos e bancos de dados de sua hospedagem sem que você precise pedir que ele faça isso.
Isso é fantástico por permitir que qualquer ameaça seja identificada mais rapidamente e uma ação pode ser tomada diretamente pelo dashboard do Imunify em seu cPanel, como a moção para uma quarentena ou sanitização, permitindo uma solução mais ágil.
Nas opções dele, você poderá ver resultados das verificações e conferir se há algum ponto de atenção a tomar com relação a algum arquivo ou banco de dados e assim aplicar as medidas que forem necessárias para cada caso.
Caso identifique algum conteúdo apontado como ameaça, é importante sempre conferir junto de seu programador o quão impactante pode ser a ameaça reportada e assim seguir com com as recomendações de tratativas orientadas pelo programador.
Scanner de Vírus (ClamAV)
Sendo uma funcionalidade mais nativa no cPanel, o Scanner de vírus utiliza o ClamAV para fazer uma varredura na hospedagem para encontrar possíveis ameaças de vírus e malwares em sua hospedagem.
Diferentemente do Imunify360, essa função precisa ser executada sob-demanda, ou seja, é preciso que você ativamente execute a varredura através da ferramenta no cPanel.
Um ponto de destaque para essa funcionalidade é a possibilidade de escolher o que exatamente será scaneado dentro do ambiente, como o ambiente FTP, arquivos WEB, e-mails ou tudo isso. Porém, tenha em mente que quanto mais itens marcar e quanto mais arquivos você tiver, maior será o tempo que a varredura precisará para executar até o fim.
Conclusão
Seguindo nossas dicas de varreduras em sua hospedagem, temos certeza de que seu site estará bem mais seguro, e considere implementar também as dicas deste outro artigo, caso seu site seja em WordPress.
Então, crie uma rotina de varreduras em seu site e hospedagem e torne-o ainda mais seguro. Se você gostou desse artigo, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para mais conteúdo como esse.