Saiba o que é um site corporativo?
Criar um site corporativo é o principal cartão de visita de sua empresa na internet e não ter perfis em todas as mídias sociais. Sabemos a importância de criar uma rede social para a sua empresa, uma vez que é uma forma de ficarmos mais perto do público-alvo, principalmente que boa parte usa dispositivos móveis e tem um acesso mais rápido por meio das redes sociais. Mas, como você será localizado em mecanismos de busca, como o Google e Bing?
Por isso, uma das melhores formas é a criação de um site corporativo, onde não só irá postar informações principais sobre o seu negócio, como também divulgar os lugares para contato, responder as principais dúvidas dos clientes, mostrar o endereço, formas de pagamento, criar blog para divulgar os seus conhecimentos, mostrar o portfólio e entre outras funções.
Se você ainda não sabe o que é um site corporativo, confira abaixo!
O que é o site corporativo e para que serve?
Antes de falar das vantagens de um site corporativo, precisamos explicar a sua principal função e objetivo na internet. Primeiramente, o site corporativo é um tipo de página que divulga as ações e trabalhos de uma empresa, independente de qual tamanho e setor econômico. Também é conhecido pelo nome de site institucional.
É o principal cartão de visitas, pois ele que estará na primeira página do Google quando pesquisar e tem as informações principais para que o seu cliente em potencial possa conversar para fechar um negócio.
Usamos o nome do Google como exemplo pelo fato dela ser a ferramenta de pesquisa mais famosa do mundo, apesar de ter outras existentes, como Bing e Yahoo.
No site institucional é preciso contar a história da empresa, mostrar a missão, visão e valores da marca, apresentar as principais atividades, os serviços e onde procurar a empresa, com endereço físico e também das redes sociais que atuam. Além disso, você pode criar uma área para blog, onde são adicionadas informações da assessoria de imprensa ou relevantes da área.
Alguns sites também podem ter um chat de atendimento ou uma página de FAQ (Perguntas frequentes), principalmente se a empresa trabalha com serviço.
Como resultado, há várias opções para fazer com que o site corporativo cause uma boa impressão e estimule o cliente a querer fechar o negócio o mais rápido possível.
Quais os benefícios de ter um site corporativo?
Você deve se questionar o porquê de abrir um site institucional, mas nem todos os seus clientes estão no Facebook, Twitter, Linkedin, Whatsapp e outras redes sociais ou querem saber a reputação de sua empresa. Por isso, saber se sua página oficial está na primeira página do Google, se tem matéria em vídeo no Youtube e procurar páginas que fale bem do seu negócio é um sinal de que as pessoas podem confiar na sua instituição.
Sem contar que depois do Facebook, o site que boa parte dos usuários mais acessam é o Google.
Um site institucional, todavia, é uma forma de oficializar a sua presença na internet, pois se você não está nos buscadores, dificilmente ganhará uma boa imagem para quem fechar o negócio.
Sem contar que você deve elaborar o site com bom layout, que seja fácil de manusear, onde todas as informações precisam estar visíveis, disponível tanto para os computadores quanto para os dispositivos móveis (layout responsivo) e, acima de tudo, ter boas imagens para mostrar o ambiente de trabalho, depoimentos de clientes, serviços, formulário para os clientes possa tirar dúvida e o espaço físico de sua empresa.
Vamos explicar agora como elaborar um site corporativo e é mais simples que pareça, além de não precisar gastar muito dinheiro.
Como criar um site corporativo?
O primeiro passo é procurar um hospedor de site que atenda as suas necessidades, como o Kangaroo Host. Nele há planos mensais, trimestrais, semestrais e anuais para você poder pagar sem algum problema.
Posteriormente, hora de escolher o domínio. O que é isso? É o seu endereço para acessar o site. Sabe o .com.br ou .com? Isto faz parte de um domínio, no qual você paga anualmente para que a sua página tenha o url “suaempresa.com.br” ou “suaempresa.com”. E, o mais importante, no Kangaroo Host você consegue registrar o seu domínio.
Agora escolher o CMS, também conhecido como Sistema de Gestão de Conteúdos. É um aplicativo online para edição de conteúdo, usado principalmente na criação de sites e blogs, onde o mais famoso é o WordPress.org.
E a sua popularidade não é a toa, pois ele é fácil de manusear e é bastante intuitivo, que pode ser útil tanto para quem sabe de programação ou tem conhecimento zero de informática. Os serviços de hospedagem tem o instalador do WordPress para você poder fazer sem alguma dificuldade.
Após o CMS, hora de organizar o seu site, ao organizar o seu nome, descrição e os primeiros detalhes da página.
Agora vem a parte do layout, em que o WordPress chama de “Tema”, que tem para todos os gostos e funcionalidades. Procure um layout que seja adequado e depois personalize do jeito que achar melhor, mas é sempre bom lembrar de que seja um verdadeiro cartão de visita aos clientes.
Outra dica é obter um layout sem muitos efeitos e muito conteúdo multimídias, para que seu site não fique lento e isso ser prejudicial na hora de conversar com seu futuro negociante.
Além disso, você pode escolher plugins que ajudarão na usabilidade, como o Yoast SEO que lhe orientar como estruturar melhor ao Google e outros buscadores.
Sim, o mais importante, lembre de estruturar segundo as normas do SEO, sigla para Search Engine Optimization, que ao traduzir fica, “Mecanismo de Otimização de Busca”. É aprendendo estas técnicas que estará na primeira página do Google. Lembre-se, quanto mais perto do topo, mais relevância tem o seu negócio.
É uma estratégia do Inbound Marketing, em que o texto, imagens e vídeos que vão compor o site seja fácil de ser lido pelos algoritmos do Google e fazer com que o buscador considere relevante. Quanto mais organizado, mais oportunidade dos algoritmos considerarem relevantes e chance de ficar no topo da pesquisa.
E, o que coloco no meu site de conteúdo? Procure contar a história da empresa, fotos da história, mencionar missão, valores e visão, produtos ou serviços, página dedicada para perguntas frequentes, depoimentos de clientes, cases de sucesso, localização, formulário ou chat para tirar as dúvidas, links para as redes sociais, link para e-mail, telefone, contato para o Whatsapp, fotos ou vídeos que mostrem a relevância da empresa.
Não precisa adicionar todas as informações que sugerimos, pois você precisa procurar o equilíbrio do que o cliente quer saber sobre você e o que pode ser informado para poder atrair para um possível fechamento de negócio ou criar admiradores da marca.
Agora que você sabe da importância de um site corporativo, hora de trabalhar com afinco e vamos criar um belo cartão de visita de sua empresa a partir de um site.