Como reduzir o tempo de resposta do servidor no WordPress?

E aí, pequeno Kangaroo! Durante o processo de otimização de sites, um dos pontos que sempre chama a atenção e toma mais tempo é como reduzir o tempo de resposta do servidor, o que é uma recomendação de diversas ferramentas de teste de desempenho.

No caso de sites WordPress isso não é diferente, e existe toda uma série de ajustes e boas práticas que podemos adotar para conseguir melhorar essa métrica e consequentemente ter uma pontuação melhor nesses testes, como mostraremos agora.

Sumário

  1. Uso de cache
  2. Otimização do banco de dados
  3. Tornando o site mais leve
  4. Uso de CDN
  5. Escolha uma boa hospedagem
  6. Conclusão

Use cache para o conteúdo do site

O cache é um dos maiores aliados quando falamos de otimização de cache, sendo responsável por pré-processar as páginas e assim permitir que o servidor não precise recarregar novamente tudo a cada novo acesso, como mostramos mais detalhadamente neste outro artigo.

Com esses recursos já processados, o servidor pode reduzir consideravelmente o esforço de processamento, e assim proporcionar um tempo de resposta menor a cada requisição.

Otimização do banco de dados

No WordPress, quase todo o conteúdo (que não seja de mídias) costuma vir do banco de dados, por isso é extremamente importante ter um banco de dados otimizado, sem excesso de informações e revisões pendentes armazenadas.

Quanto antes as consultas ao banco forrem processadas, mais rapidamente o seu site poderá responder, o que também pode ser melhorado ao implementar mecanismos de cache de objetos para armazenar previamente os resultados de algumas dessas consultas.

Deixe o site mais leve, reduza a complexidade e excessos

Torne o site mais leve para reduzir o tempo de resposta do servidor
Imagem gerada por IA

Um dos principais fatores que pode gerar um tempo de resposta maior (ou seja, mais lento) em seu site é o excesso de carregamento de recursos nas páginas. Por isso, uma boa prática a se adotar é tentar remover do site recursos que não sejam utilizados, como plugins inativos.

Além disso, tentar reduzir a quantidade de plugins usados também é encorajado, sempre tentando usar apenas aqueles que são indispensáveis para o funcionamento do site. Afinal, quanto mais plugins estiverem em uso, mais o servidor precisará de esforços para carregar as ações de cada um deles, o que pode influenciar no tempo de resposta.

Utilize CDN

A utilização de CDN também é uma forma muita boa de ajudar a reduzir o tempo de resposta, já que esse tipo de serviço normalmente criará cópias em cache do seu conteúdo e espalhar globalmente pelos servidores desse CDN, para que sejam distribuídos através desses servidores.

Fazer isso tem alguns benefícios interessante, já que essa prática pode ajudar a reduzir o consumo de recursos de sua hospedagem, ajudando a evitar gargalos de desempenho. Somado a isso, também é possível ter servidores mais próximos dos visitantes, o que também tende a reduzir o tempo de resposta final.

A escolha de uma boa hospedagem

Por fim, mas muito importante, a escolha da hospedagem é com com certeza um dos principais fatores que vai influenciar na velocidade da resposta, já que ela é a principal responsável por processar o conteúdo do seu site.

Por isso, ter um servidor localizado próximo de seus usuários e com boa capacidade de processamento é algo essencial, e ajudará a ter um tempo de resposta menor. Por isso, é recomendado que dê preferência a provedores de hospedagem com servidores localizados mais próximos de onde seus visitantes estarão.

Aqui na Kangaroo Host, todos os nossos planos de hospedagem utilizam servidores que estão localizados totalmente no Brasil, reduzindo a latência entre os visitantes e o seu site.

Conclusão

Assim, podemos entender que para reduzir o tempo de resposta do servidor é preciso, na verdade, um conjunto de ações e práticas para conseguir realmente atingir esse objetivo, partindo desde a escolha da hospedagem até o que é usado como recurso no site, além das otimizações.

Com as dicas que trouxemos, agora você deverá conseguir entender um pouco mais o que ajustar e por onde começar para conseguir atingir um melhor desempenho e pontuação nos testes. Se você gostou do nosso artigo, não deixe de continuar acompanhando o blog para encontrar mais dicas e novidades.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Voltar
Whatsapp
0800 481 7000