Elementor – 3 dicas para otimizar seu site
Bem vindo de volta, pequeno Kangaroozinho! Construir sites com o Elementor é algo cada vez mais comum no universo do WordPress, sendo esse builder o mais utilizado dentro da plataforma que é a mais utilizada para a criação de sites.
Porém, conforme o projeto cresce e precisa de visibilidade, chega um momento em que a otimização passa a ser parte das preocupações tanto para a experiência do cliente quanto para a performance do site nas estratégias de SEO, fatores que estão diretamente relacionados e que explicamos um pouco mais a fundo nesse outro artigo.
Quando otimizar o site passa a ser algo importante, existem algumas configurações nativas do próprio Elementor que podem ajudar a deixar o seu site mais rápido, e tudo isso através de simples opções ativáveis através do seu WP Admin. Para conferir quais são essas opções e o que fazem, confira nosso artigo até o final.
Sumário
- Carregamento de imagens
- Cache de elementos
- Carregamento de controle
- Conclusão
Carregamento de recursos otimizados
Essa configuração ajuda a implementar o Lazy Load para imagens fora da borda de visualização do visitante, ou seja, o Elementor irá renderizar as imagens de seu site de acordo com o que está realmente visível na tela naquele trecho da página onde ele está.
Em outras palavras, o Elementor apenas irá renderizar os imagens quando o visitante estiver na parte do site onde aquela imagem realmente está, permitindo que a página carregue progressivamente, reduzindo as requisições iniciais e tornando esse primeiro carregamento mais leve.
Para ativar essa opção, acesse o seu WP Admin e passe o mouse sobre o ícone do Elementor no menu à esquerda e clique em Settings (ou configurações, caso esteja em português) e siga para a aba de Performance, onde encontrará a opção Optimized Image Loading (Carregamento otimizado de imagens, em português).
Ative o cache de elementos
O cache de Elementos permite que, como o nome sugere, o construtor armazene em cache algumas partes do site, o que possibilita que eles não precisem ser renderizados toda vez que um visitante deveria vê-lo.
Dessa forma, o elemento é renderizado uma única vez, e então o cache é salvo, para então exibir esse resultado cacheado para o visitante, o que oferece um carregamento muito mais rápido e a redução do consumo de recursos.
Para ativar essa opção, continue na guia Settings/Configurações e navegue para a a aba Features (recursos, em português). Agora, ative a opção Element caching (cache de elementos) e salve o ajuste.
Carregamento de controle otimizado
Sendo um dos grandes fatores que precisam ser otimizados, o TFTB (Time to First Byte), é exatamente o que essa ferramenta vista melhorar, podendo levar a uma redução de 20 a 30% desse valor, ao otimizar a forma como os elementos de seu site são renderizados.
O TFTB é um dos itens mais difíceis de se melhorar em termos de desempenho, o que significa que qualquer ganho percentual aqui poderia resultar em uma melhora significativa no desempenho geral do site, sobretudo em ferramentas de teste.
Para ativar essa função, siga na guia Settings/Configurações e ainda na aba Features/Recursos encontre a opção Optimized Control Loading (Carregamento de controle otimizado, em português) e salve o ajuste.
Conclusão
Com essas configurações acima, com certeza seu site será capaz de oferecer uma experiência de navegação muito melhor para seus visitantes, com tempos de carregamento bem menores, o que pode se refletir muito positivamente nas pontuações de ferramentas de testes como o Google PageSpeed, por exemplo.
Se você gostou de nossas dicas, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para encontrar muito mais conteúdo sobre otimização, SEO, segurança e muito mais! Nos vemos na próxima o/