E aí, Kangaroozinho, como vai? Quando se está trabalhando em um site WordPress, é um tanto quanto comum acabar esbarrando com a mensagem de manutenção da plataforma, e existem alguns motivos para que isso aconteça, principalmente quando ainda se trata de um site em desenvolvimento.
Essa mensagem pode causar estranheza naqueles que ainda não sabem exatamente como essa mensagem ocorre, mas ela pode ser tanto um indicativo temporário como também uma configuração que precisará ser desfeita manualmente.
Por isso, hoje vamos te ajudar a entender exatamente como essa mensagem ocorre e de que forma é possível tirá-la de seu site, para permitir que os acessos dos visitantes seja normalizado. Vamos lá?
Sumário
- Quando a mensagem aparece?
- Como tirar o modo manutenção?
- Conclusão
Como a mensagem é exibida
O primeiro (e mais simples) caso em que a mensagem aparece é quando o WordPress está passando por atualização de plugins ou temas, o que leva ao caso de mensagem temporária de manutenção. Nesse caso, a mensagem é exibida apenas enquanto as manutenções estão em curso.
Por isso, se você acionou a ativação de algum recurso do seu WP, será preciso aguardar até que o site termine de processar todas essas atualizações para que a mensagem saia.
Porém, existe outro caso para que a mensagem de manutenção seja exibida, que é quando esse modo é configurado manualmente, e aí o tempo de duração de exibição dessa mensagem é indeterminado, já que ela será exibida enquanto a configuração estiver ativa.
Como desativar o modo de manutenção do WordPress?
Como o modo de manutenção pode ser acionado de formas diferentes, podem existir diferentes soluções para a sua desativação também. A primeira e mais generalista é através da localização do arquivo .maintenance na raiz de sua instalação do WordPress.
Esse é o arquivo criado temporariamente pelo WP para a atualização dos plugins e temas, porém caso algo falhe no processo de remoção desse arquivo, é possível que ele não seja removido, o que manteria a mensagem sendo exibida em seu site.
Por isso, a primeira recomendação é ativar a visualização de arquivos ocultos em seu Gerenciador de arquivos, para verificar se este arquivo está presente. Caso esteja, remova e confira novamente o site.
Caso o arquivo não seja localizado, isso deve significar que a mensagem está, na verdade, sendo criada por um plugin que define a mensagem de manutenção, e não diretamente pelo próprio WP. Nesse caso, será necessário identificar os plugins de seu site para desativar aquele que cria a mensagem.
Se você conseguir acessar o WP Admin sem problemas, esse seria o caminho mais simples para a desativação do plugin, bastando desativá-lo como faria com qualquer outro plugin convencional.
Porém, caso você não consiga acessar o WP Admin, será necessário acessar os arquivos de instalação do WP para encontrar a pasta de plugins. Assim que encontrar sua raiz da instalação, acesse a pasta wp-content acesse dentro dela a outra pasta chamada plugins.
Nesse caminho, você verá todos os plugins instalados em seu WordPress, e para cada um deles funcionar eles criam uma pasta nesse caminho que encontramos. Assim, se o nome da pasta de um plugin for alterado, esse plugin automaticamente será desabilitado em seu WP, então é isso que vamos fazer.
Quando achar o plugin certo, clique sobre a pasta com o botão direito e renomeie. Aqui, você pode simplesmente adicionar um _ no final, ou mesmo um .off
Vale qualquer coisa que mude o nome da pasta. Com esse ajuste, a mensagem de manutenção já não deverá mais estar sendo exibida em sem site.
Conclusão
Ao seguir corretamente essas dicas, o seu site deverá voltar ao funcionamento normal. Além disso, faça também uma limpeza completa de cache, para garantir que seus visitantes também não verão mais a mensagem de manutenção. Para isso, limpe o cache do site, hospedagem e CDN caso utilize, para uma limpeza realmente completa.
Caso ainda assim o seu site apresente a mensagem de manutenção, é recomendado que acione o seu programador para verificar o site e entender o motivo de a mensagem persistir.
Se você gostou deste artigo, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para encontrar mais dicas e tutoriais como este. Nos vemos na próxima, até mais o/