Linguagens de programação WEB mais populares em 2024

E aí, Kangaroozinho, como vai? Hoje, vamos falar um pouquinho das linguagens de programação que fazem a nossa internet girar, mostrando quais delas mais são usadas para o desenvolvimento WEB.

É possível que você não tenha trabalhado com alguma delas ou usado em seus próprio projetos, mas com certeza já acessou um site que utiliza a linguagem, o que torna tudo ainda mais interessante, não é?

O universo WEB é bastante vasto, e combinações de diferentes linguagens, para diferentes finalidades, permitindo uma abordagem totalmente personalizada. Por isso, nossa lista hoje mostrará quais são as mais usadas no mercado, para te ajudar a expandir ainda mais seus horizontes.

PHP

PHP Logo.wine
Linguagens de programação WEB mais populares em 2024 6

O PHP é um grande monstro quando se fala em programação para WEB, com um sucesso absoluto e muito consistente que já dura vários anos. Essa linguagem mais voltada ao back-end surgiu com o intuito de dar dinamismo ao HTML, e o faz extremamente em.

Com o surgimento e sucesso do WordPress, o PHP ficou ainda mais popular, sendo o coração dessa plataforma que já está presente em mais de 30% dos sites de toda a internet, inclusive sendo adotada até mesmo pelo site oficial da Casa Branca, o site oficial do governo dos Estados Unidos.

JavaScript

Logo JavaScript uma das linguagens web mais usadas

Originalmente voltada ao front-end com o intuito de trazer elementos mais “interativos” para o site, o JavaScript ganhou muita notoriedade nos últimos anos, e tem crescido cada vez mais nos segmentos WEB e Mobile.

Muito por conta de frameworks como React, Vue, e Angular, o JS cresce exponencialmente ano a ano, ganhando cada vez mais mercado. Embora tenha começado como uma linguagem de front-end, hoje ela também é adotada no back-end em alguns casos.

Essa é uma linguagem usada, na verdade, em quase todos os sites. Em alguma medida, seja mais ou menos, praticamente todo site utiliza essa linguagem implementando Scripts ou interatividades, mesmo que não utilize algum dos frameworks que trouxemos acima.

C# (.NET)

Logo C# uma das linguagens web mais usadas
Linguagens de programação WEB mais populares em 2024 7

Inspirado no Java, o C# é uma linguagem muito versátil que surgiu para tentar resolver problemas em projetos internos na Microsoft, e que passou a ser muito usado para a criação de sites, sobretudo corporativos, por conta do framework .NET.

Por se tratar de algo desenvolvido pela Microsoft, isso acabou impulsionando muito o uso dessa linguagem, e com um nome de peso desse certamente não seria um framework fraco.

Sites de grandes empresas, como a própria Microsoft, Outlook, Stackoverflow e Dell utilizam o framework por sua grande confiabilidade.

Ruby (Ruby on Rails)

Logo Ruby on Rails uma das linguagens web mais usadas
Linguagens de programação WEB mais populares em 2024 8

O Ruby on Rails é um dos frameworks Web mais emblemáticos, tendo combinado toda a simplicidade e comodidade de programar com a linguagem Ruby, aliada à vasta gama de recursos disponibilizada pela plataforma, oferecendo uma facilidade muito maior aos desenvolvedores.

Um dos maiores trunfos do framework é justamente o quão amigável com o desenvolvedor ela é, o que também é muito facilitado pela sintaxe simples, porém robusta, o que acelera em muito o processo de desenvolvimento das aplicações.

Mesmo sem ser uma tecnologia nova, ela continua sendo atualizada, e muito bem abraçada pela comunidade, sendo um dos framworks mais utilizados. Dentre alguns dos maiores sites que o utilizam, temos a Twitch, Shopify e o Github.

Java

Logo Java uma das linguagens web mais usadas
Linguagens de programação WEB mais populares em 2024 9

Sendo uma linguagem que provoca muitos sentimentos de amor e ódio, se afastando do meio termo entre os programadores, o Java é inegavelmente uma das mais presentes em sites corporativos e de governos. Sendo uma linguagem muito confiável, segura e estável, essa é uma das escolhas mais comuns de sistemas que precisam de alta confibialidade.

Atualmente, o grande braço direito do Java vem sendo o Spring, que implementa praticamente tudo que é necessário para os desenvolvedores criarem projetos seguros e escaláveis, sendo usada por diversas empresas, como Apple, Linkedin, Adobe e Samsung.

Conclusão

Agora, você conhece as principais linguagens e frameworks usadas no mercado de desenvolvimento Web em todo o mundo, e quem sabe até adote uma delas em seu próximo projeto, quem sabe? Por fim, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para mais conteúdo e nos vemos na próxima!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Voltar
Whatsapp
0800 481 7000