WordPress – Como aumentar o limite de memória?

Que o WordPress é a plataforma de criação de sites mais usada em todo o mundo, não é nenhum segredo, mas você sabia que existe uma configuração quase mágica dentro dele que pode mudar, e muito, o desempenho do WP de maneira geral?

Então, pequeno Kangaroozinho, no artigo de hoje, vamos falar sobre o limite de memória do WP, como ajustá-lo e quais os benefícios que uma configuração correta dele pode trazer. Vamos lá!

Sumário

  1. O que é?
  2. Como ajustar?
  3. Conclusão

O que é?

Kangaroo pensando em sinal de dúvida
Imagem gerada por IA

O limite de memória do WordPress é, basicamente, o quanto de Memória RAM o sistema pode reservar para executar as suas funções. Assim como em um computador, quando mais RAM disponível, mais coisas é possível rodar ao mesmo tempo, assim como executar ações mais pesadas e intensas.

O WP funciona dessa mesma forma, precisando alocar um pouco de RAM para executar as funções do sistema, e manter limites muito baixos pode causar falhas de funcionamento no site, já que alguns recursos poderiam não ser processados completamente.

Pensando nisso, é fundamental ter um equilíbrio perfeito entre a oferta e a demanda dessa memória, e por isso é importante escolher um plano de hospedagem que ofereça hardware suficiente para suportar as necessidades do site, além de configurar corretamente o seu WP.

Como configurar o limite de memória do WordPress

A configuração desse parâmetro é extremamente simples, e você precisará apenas ter acesso aos arquivos onde estão a instalação do seu WP para fazer a inserção de uma linha de código no seu arquivo wp-config.php.

Para isso, você deverá localizar o trecho que diz “That’s all, stop editing” ou “Isso é tudo, pare de editar”, dependendo do idioma em que o seu wp-config.php estiver e adicionar o código a seguir logo acima dele, dessa forma:

 define('WP_MEMORY_LIMIT', '256M');

/* That's all, stop editing! Happy publishing. */

O valor de 256MB é normalmente o mínimo recomendado para ter um desempenho bom no WordPress, mas sinta-se à vontade para ajustar de acordo com sua necessidade. Normalmente, é utilizado nesse valor o mesmo limite de RAM disponível para o site, ou seja, se houver 1GB, a configuração normalmente é ajustada para define(‘WP_MEMORY_LIMIT’, ‘1G’);

Dessa forma, o site poderá tirar máximo proveito em termos de desempenho e funcionamento, mas tome cuidado ao definir esse parâmetro para o total de sua hospedagem se você tem mais de um site no mesmo ambiente. Como eles compartilharão os mesmos recursos da hospedagem, definir que cada um deles pode usar o total de RAM poderá levar à exaustão da memória e, consequentemente, a problemas de funcionamento.

Antes de configurar esse valor, tenha certeza de que seu PHP está configurado para um valor igual ao superior a este parâmetro, o que no caso de clientes KangarooHost pode ser feito através da ferramenta “Seletor de versão do PHP”, direto no cPanel. Através dele, é possível ajustar o limite de memória do PHP, que então será usado também pela configuração feita no WordPress.

Conclusão

Depois dessa super dica, seu WordPress estará pronto para ter um desempenho ainda melhor, além de essa configuração poder ajudar até mesmo a resolver alguns erros por conta da exaustão causada por baixos recursos. Assim, o seu site só tem a melhorar ao definir corretamente esse parâmetros.

Esperamos que essa dica tenha sido útil, e não deixe de continuar acompanhando nosso blog para ter acesso a mais conteúdo como esse. Como sempre, nos vemos na próxima o/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Voltar
Whatsapp
0800 481 7000