12/07/24

Hospedagem de sites – Guia básico para iniciantes

E aí, Kangaroozinho o/ no artigo de hoje, falaremos um pouco sobre os principais recursos de uma hospedagem de sites, mas nesse caso pensando mais carinhosamente nos usuários iniciantes, que estejam começando agora seus primeiros projetos, ou mesmo entusiastas que queiram entender mais sobre o assunto.

Por mais que o assunto em si seja bastante abordado, ainda é importante promover informações para abraçar novos usuários que estejam começando nesse mundo. Então, sem mais, vamos começar!

Sumário

  1. Domínio
  2. DNS
  3. Hospedagem
  4. Conclusão

Domínio

Domínio e DNS na hospedagem
Imagem gerada por IA

O domínio é um dos fatores muito relacionados com a hospedagem em si, pois ele é responsável pelo endereço pelo qual o seu site poderá ser acessado pelos visitantes.

Como na internet os acessos são feitos, no fim, através de IPs, a principal função de um domínio é criar um nome em texto que seja mais fácil de memorizar, o que é muito mais fácil de lembrar do que uma sequência de números, como são os IPs.

Por isso, graças ao domínio é possível acessarmos um site ao digitar google.com no navegador em vez de 123.456.789.00, por exemplo. Com isso, é possível criar nomes memoráveis para compartilhar com seus visitantes, que poderão lembrar mais facilmente o endereço do seu site.

Para os domínios, existem vários TLDs, que são as extensões, com quase uma infinidade de opções, como .com.br, .com, .net, .org, .top, .ninja, e diversas outras mais. Essas extensões ajudam a complementar o seu domínio, ficando posicionadas logo após o nome, como em kangaroohost.com.br, que usa a extensão .com.br.

Para o caso específico de domínios terminados ´com a partícula .br, existe um órgão nacional que é o responsável por todos os domínios brasileiros (.br), o que significa que todos os domínios com essa partícula são gerenciados por este órgão, que é o RegistroBR.

DNS

Como vimos acima, o domínio é o responsável por permitir usar um nome memorizável para acessar um site que, originalmente, é disponibilizado a partir de um IP. Tudo isso é possível graças ao DNS (Sistema de Nomes de Domínio), que é quem interpreta o domínio e para qual IP ele deve responder.

Todo o funcionamento do domínio, de ser capaz de criar um endereço para representar um IP, é possível graças ao DNS, que consiste em um grande conjunto de registros que são interpretados em tempo real para te direcionar ao servidor certo.

Também é graças ao DNS que você consegue configurar o domínio para responder a partir de um determinado servidor. Por exemplo: pense que você usava um provedor X, e agora usará os serviços de hospedagem da KangarooHost, como o seu domínio saberia qual a hospedagem certa?

Esse ajuste é feito ao configurar o DNS, ajustando o seu domínio para que esses registros (também chamados de entrada) sejam direcionados já para os servidores da Kangaroo, por onde você teria o serviço nesse exemplo, e seria a partir desses servidores é que seria processado o conteúdo do seu site em cada acesso.

Hospedagem

Hospedagem para iniciantes
Imagem gerada por IA

A hospedagem é onde fica armazenado o conteúdo do seu site, que é processado pelo servidor onde estes arquivos estão hospedados. O servidor de hospedagem é o responsável por não somente armazenar os arquivos, como também interpretar isso para entregar as páginas do site.

O servidor é capaz de fazer isso por ter suporte à linguagem de programação que o site utiliza, então toda vez que um acesso é feito esse servidor irá:

  1. Entender o pedido de acesso feito pelo visitante (o que é chamado de requisição);
  2. Com base na requisição, o servidor adotará um comportamento específico para essa requisição, de acordo com o que o site está programado para fazer;
  3. O servidor processará as informações e finalizará devolvendo uma resposta ao visitante, que nesse caso é o código HTML do site que será exibido para ele.

O HTML é a linguagem de marcação de código (isso mesmo, essa não é considerada uma linguagem de programação) que é usada para a criação da estrutura do site, ficando responsável pelo “esqueleto” do seu site. Em conjunto, temos o CSS que dá a estilização das páginas, dando a aparência que seria como a “pele”.

Claro, existem outras linguagens e combinações, mas a quase totalidade dos sites é baseada nesses dois itens, e então outras linguagens de programação são usadas para complementar as funcionalidades, por exemplo concedendo dinamismo às páginas, como é o caso do PHP, que permite criar lógicas e condições para que o HTML final entregue ao usuário seja moldado de maneira específica.

Atualmente, o PHP é a linguagem de programação mais popular e acessível no mundo WEB, por isso boa parte dos provedores de hospedagem (a grande maioria) oferece suporte a ela, facilitando o seu processo de adequação inicial com o ambiente.

O WordPress é uma plataforma de criação de sites bastante popular, que utiliza o PHP como sua principal linguagem de programação, o que impulsionou ainda mais a popularidade dessa linguagem que já era tão popular.

Conclusão

Como pudemos ver, a hospedagem é o ponto principal do seu site, por ser onde tudo acontece quando um acesso é recebido, o que faz necessário contar com um provedor de qualidade para não somente entregar o conteúdo do site, mas que tenha estabilidade, segurança e desempenho.

Se o seu serviço não for estável, seu site pode se tornar indisponível, gerando a frustração dos usuários, assim como também caso ele seja lento. Além disso, se seu provedor não tiver ferramentas de segurança, seu site pode ficar vulnerável a infecções de malwares, o que também pode ser prejudicial.

Por isso, aqui na KangarooHost sempre prezamos não apenas por esses, mas por vários outros quesitos essenciais, como a segurança, desempenho, estabilidade, suporte e praticidade, sendo a casa perfeita para receber o seu mais novo projeto em nossos serviços de hospedagem.

Chat
24/7 11 95052-7555 0800 481 7000 chat
cookie