Golang (Go)- Conheça a linguagem de programação da Google
E aí, Kangaroo Dev, como vai? Golang é uma linguagem de programação altamente performática que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de desenvolvimento, já sendo adotada também por grandes empresas. Ficou animado para conhecer mais sobre ela? Então, confira nosso artigo dedicado a essa linguagem.
Sumário
- O que é
- Quem está usando?
- Como pode ser usada?
- Conclusão
O que é Golang?
Golang, também muito chamada apenas de “Go”, é uma linguagem de programação de código aberto e voltada ao backend que foi fortemente inspirada pelo C, e que foi desenvolvida pela equipe da Google após seus programadores encontrarem problemas nas linguagens que usavam nos projetos internos.
Por isso, eles começaram o projeto de uma nova linguagem que pudesse englobar diversos fatores, como velocidade, com sintaxe de fácil leitura e alta produtividade. Trata-se de uma linguagem bastante simples de se aprender, sendo inclusive considerada uma das mais amigáveis para iniciantes, como Python e Ruby.
O fato de ser simples não significa que ela seja limitada ou lenta, muito pelo contrário! Sua biblioteca padrão é muito vasta, contando com diversas funcionalidades que permitem a construção de diversos projetos baseados exclusivamente nela, ou com pouco uso de bibliotecas de terceiros.
Essa é uma linguagem compilada, e é compilada em… Go? Isso mesmo, toda a linguagem foi escrita nela mesma, usando bases de desenvolvimento inicial em C, em que a linguagem muito se inspira. Embora seja compilada, seu tempo de compilação é baixíssimo, podendo levar poucos segundos para a compilação de projetos.
Além disso, há um foco muito grande no que diz respeito à performance, e hoje é considerada uma das melhores linguagens de programação quando se fala de Concorrência e Paralelismo, com um dos melhores sistemas de execução simultânea de tarefas, e com baixíssimo consumo de recursos, funcionalidades essas que a fizeram cair nas graças de muitas empresas.
Quem está usando Go?
Por conta da alta eficiência, que se combina ao baixo consumo de recursos, o Go tem sido muito principalmente na construção de APIs e CLIs (interfaces baseadas em linhas de comando), sendo adotada cada vez mais por grandes empresas de tecnologia. A primeira, claro, é a própria Google, que criou a linguagem para atender inicialmente às suas demandas internas.
Além da Google, hoje empresas como Uber, MercadoLivre, Netflix, PayPal, Riot Games, Twitch, CloudFlare, Microsoft e diversas outras usam ativamente a linguagem em seus projetos. A linguagem também é usada em muitos produtos bastante conhecidos por desenvolvedores, como o Docker, Kubernetes e Traefik.
Não são poucas, e nem pequenas, as empresas que utilizam a linguagem, o que nos ajuda a entender um pouco melhor a sua confiabilidade e estabilidade, mostrando que realmente há algo de especial em sua escolha.
Como pode ser usada?
Como falamos acima, a linguagem é muito usada para o uso de APIs, CLIs e também de microsserviços, muito por conta de sua alta velocidade em processar as informações e seu baixo consumo de recursos. Dessa forma, é possível criar aplicações altamente escaláveis, que lidam com grandes volumes de informação e ainda assim são rápidas mantendo consumo baixo de hardware.
Toda linguagem, claro, pode ser usada para quase qualquer propósito, mas elas são criadas com um conceito específico. Por isso, é possível usar usá-la para qualquer finalidade, mas seu foco é em aplicações Web, APIs, Microsserviços e CLIs, por isso é sempre importante entender a proposta da linguagem de programação utilizada.
package main
// O import serve para adicionar ao arquivo um pacote, que é um conjunto de funções.
// Nesse caso, está sendo trazido o pacote "fmt" que é o pacote que traz as funções de saída de texto.
import "fmt"
func main(){
// O pacote fmt é acionado e, a partir dele, é possível usar a função Print que receberá o texto a ser impresso
fmt.Print("Olá, mundo!")
}
Conclusão
Agora, esperamos ter mostrado a você um panorama geral sobre a linguagem. Claro que neste breve artigo, infelizmente, não conseguimos abordar toda a linguagem, por isso recomendamos a documentação oficial, disponível neste link.
A linguagem tem sido cada vez mais abraçada pelo mercado de desenvolvimento, por isso aprender e estudar sobre ela pode ser uma ótima forma de complementar o seu currículo e se destacar no mercado de desenvolvimento backend.
Se você gostou desse artigo, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para mais conteúdo, nos vemos na próxima o/