Fim do Área de Trabalho Remota
Olá, Kangaroozinho, como vai? Esta semana muitos usuários foram pegos de surpresa com a notícia de que o aplicativo Área de Trabalho Remota será descontinuado, o que significa que não mais será possível utilizar este método para acessar o seu computador desktop de forma remota através deste programa.
Mas no fim, não são apenas notícias ruins (pelo menos no papel), e junto a notícia do fim do suporte ao Área de Trabalho Remota, a Microsoft também já aproveitou para anunciar o seu sucessor. Fica com a gente, e vem saber mais sobre isso!
Sumário
- Fim do Área de Trabalho Remota
- Sucessor
- Acesso remoto através do Windows
- Alternativas ao Windows App
- Conclusão
Fim do Área de Trabalho Remota
A Microsoft anunciou que a partir do dia 27 de maio de 2025, o aplicativo Área de Trabalho Remota não irá mais funcionar para realizar as conexões remotas. Ainda não temos mais informações se o aplicativo continuará disponível para download nas lojas de apps, como a Apple Store ou Google Play Store, mas mesmo que o app continue disponível, as conexões não serão mais completadas.
Com isso, usuários que utilizam esse aplicativo para realizar esse tipo de conexão não vão mais conseguir realizar este tipo de acesso, sendo necessário se adaptar e migrar para o novo método, que foi anunciado junto ao encerramento do Área de Trabalho Remota.
Sucessor
Antes de falar mais sobre esse sucessor, é importante saber que, pelo menos neste momento, o Windows App está limitado a contas empresariais e escolares, o que significa que se você possui apenas uma conta comum da Microsoft, você não vai conseguir acessar ou utilizar o aplicativo por enquanto.
Não há uma data para que o acesso seja liberado para contas pessoais (que não sejam de empresas ou escolares), mas fique atento a novas atualizações para saber se ou quando o acesso será liberado a todos.
O sucessor deste App já tem nome, e também já pode ser baixado por você em qualquer loja de apps. A Microsoft confirmou que o Windows App será o sucessor, e consequentemente será o novo app com as funcionalidades de acesso a desktops remotamente, além de vários outros tipos de conexões que antes não eram feitas a partir do Área de Trabalho Remota.
Além disso, o Windows App traz também melhorias na forma em que a conexão é realizada, garantindo mais segurança para o usuário. Há também informações de que neste novo App, será possível acessar múltiplos monitores, o que é uma grande novidade para quem já fazia bastante uso do seu antecessor.
Com o Windows App, você poderá, além das funcionalidades do seu antecessor, conectar-se também a um computador remoto, Área de Trabalho Virtual do Azure, Windows 365 e Microsoft Dev Box, tudo em um só lugar.
Se você tiver interesse em baixar este aplicativo, você pode fazer o download para IOS clicando aqui na Apple Store, para MAC também clicando na Apple Store, já para Android, é importante citar que o aplicativo ainda está em uma versão “Preview”, o que indica que receberá várias atualizações de melhoria, e pode apresentar alguns problemas por ainda não ser a versão completa.
De qualquer forma, se você desejar baixar o aplicativo para Android, você pode fazer clicando aqui na Google Play Store, você também pode baixar o aplicativo Windows App para o seu Meta Quest, acessando o site oficial da Meta, e claro, você também pode baixar o aplicativo para o seu Windows, através da Microsoft Store
Acesso remoto através do Windows
Note que, na página de introdução ao Windows App, a Microsoft informa que no sistema Windows, não será possível utilizar o Windows App para realizar os Serviços de Área de Trabalho Remota, e nem o acesso ao Computador remoto, mas CALMA, isso não significa que você não pode realizar essa conexão.
Na verdade, a ferramenta de Conexão de Área de Trabalho Remota vai seguir funcionando no seu Windows, tanto no 10 quanto no 11 (versões PRO ou superior), e ela servirá para realizar essas conexões que não estão disponíveis através do Windows App. Você pode localizar essa ferramenta tanto buscando o nome, como também o arquivo executável, mstsc.exe
Ainda assim, o aplicativo Windows App terá papel importante no Windows, uma vez que possibilitará a conexão com a Área de Trabalho Virtual do Azure, Windows 365 e também o Microsoft Dev Box, o que pode ser bastante útil para vários usuários que antes não tinham essas possibilidades.
Alternativas ao Windows App
Se você não possui um acesso empresarial ou escolar, o Windows App acaba não sendo uma opção para você neste momento, ainda não sabemos se após o encerramento do Área de trabalho remota, o Windows App será liberado para as contas pessoais da Microsoft, por isso, listamos alternativas abaixo:
- Conexão de Área de trabalho remota: É importante lembrar que, se você é um usuário desktop, realiza conexões remotas apenas através do seu Windows, esse aplicativo vai continuar funcionando normalmente após o dia 27 de maio, e por ser uma opção gratuita, ela se destaca no cenário para Desktop.
- Remote Desktop Manager (RDM): Aplicativo desenvolvido pela empresa Devolutions, consegue substituir com primor o aplicativo Área de trabalho remota, com versões para Windows, Android, Mac, iOS e Linux.
O RDM tem uma opção gratuita, com funcionalidades mais básicas e com a limitação de um usuário, para ser algo pessoal, assim como possui alguns planos pagos, voltados para empresas e negócios (principalmente suporte/TI). Os planos são comercializados em dólar. - mRemoteNG: Programa completamente gratuito, desenvolvido a partir do antigo mRemote, hoje com muito mais funcionalidades, de código aberto e que pode corresponder muito bem as suas necessidades. Esse programa é focado em desktop Windows, não possui versões para outras plataformas.
Não é focado em funcionalidades muito avançadas, como os outros exemplos dessa lista, principalmente aqueles com versões pagas, mas se você está buscando um programa leve, gratuito e que consiga entregar algo próximo do aplicativo da Microsoft, é uma boa opção. - RoyalTS: Provavelmente o aplicativo mais completo dessa lista, com maior foco em administração de sistemas e equipes, com uma interface bem completa que proporciona gerenciamento de senhas, multiscreen (em versões pagas), entre outras funções.
Você pode optar pela versão Lite, com funções e conexões limitadas, que é grátis, solicitar um teste (free trial) de 30 dias, ou comprar uma licença, que varia o valor dependendo da escolha, podendo ser de usuário único (pagamento único), multi usuários em um site, ou multi usuários em vários sites.
Possui versões para Windows, Android, Mac e iOS. - Microsoft Remote Desktop Connection Manager (RDCMan): Aplicativo desenvolvido pela Microsoft e hoje mantido pela Sysinternals. Ferramenta totalmente gratuita e focada no protocolo RDP (Remote Desktop Protocol).
Aplicativo simples, mas com total capacidade de substituir o Área de trabalho remota, com algumas funções a mais, que atende as necessidades dos usuários que buscam algo simples mas funcional.
Versão apenas para Windows.
Conclusão
Podemos concluir que, por mais que o aplicativo Área de Trabalho Remota esteja com os dias contados, todas as suas funcionalidades serão migradas para um novo aplicativo, que entrega ainda mais possibilidades do que o próprio.
Sendo assim, é nítido que a Microsoft vem buscando centralizar funcionalidades e levar os seus usuários para um novo caminho, mais focado em nuvem, e ao trazer mais usuários para um aplicativo em comum com várias funcionalidades, o Windows App, esse pode ser um indicativo de que eles pretendem adicionar ainda mais coisas neste app, e trazer ainda mais usuários para ele.
Bom, esperamos que este artigo tenha esclarecido ao máximo as dúvidas deste assunto, além disso, esperamos também que tenha sido produtivo e quem sabe ter apresentado algo novo, que possa te ajudar no dia a dia. Desejamos o melhor, e até logo, pequeno Kangaroo! =D