Como integrar botão WhatsApp no WordPress
E aí, Kangaroozito! O aplicativo de mensagens WhatsApp é um dos queridinhos dos brasileiros, sendo sem dúvida nenhuma o aplicativo de conversa mais utilizado no país. Por isso, também vem sendo muito adotado como um canal de atendimento por empresas de diversos segmentos.
Sendo um dos canais mais usados (e até mesmo uma das preferências de contato pelos clientes, integrar essa ferramenta ao site, sobretudo o WordPress, é uma ótima forma de garantir que os seus clientes conseguirão ser atendidos por seus operadores.
Pensando nisso, vamos te mostrar hoje como integrar botões de iniciação de conversa para o WhatsApp e outras mais redes sociais de contato para turbinar o atendimento da sua empresa e facilitar o contato de seus visitantes. Vamos lá?
Sumário
- Instalando o plugin
- Criando o botão
- Personalizações
- Conclusão
Instalando o plugin no WordPress
Para começar todo o processo, a primeira etapa será acessarmos a área do WP Admin para fazer a instalação do plugin que nos permitirá criar os botões, e para isso usaremos o Floating Chat – Chaty, e o processo de instalação é o mesmo como de qualquer outro plugin, que podemos fazer da seguinte forma:
- No menu à esquerda, clique na opção Plugins e siga para Adicionar novo;
- Na barra de pesquisa, busque por Floating Chat;
- Ao encontrar o plugin, clique em Instalar agora e depois em Ativar.
Assim que o plugin estiver instalado e ativo em seu WP, poderemos seguir para as próximas etapas da configuração para a criação do botão.
Criação do botão do WhatsApp
Agora que estamos com o plugin devidamente instalado no WP, é hora de criar o botão de contato dentro da ferramenta, o que podemos fazer da seguinte forma:
- No menu à esquerda, clique no plugin Chaty (nome do Floating Chat) dentro do WP, para abrir a lista de opções do plugin;
- Ao abrir essa tela, será mostrada uma primeira mensagem de inscrição para novidades, com o botão Signup para se inscrever e abaixo No, I will do it later para ignorar;
- Após isso, será mostrado também um popup de boas-vindas, e você também pode fechá-lo;
- Feito isso, podemos realmente começar a criar o nosso widget, que é quem servirá para o cliente fazer o contato. Para isso, clique em Create Widget;
- Na tela que se abrirá, informe um nome para o Widget e clique nos ícones de cada canal de contato que desejará utilizar para os clientes acionarem;
- Descendo um pouco mais a página, agora poderemos informar os detalhes de contato para cada opção escolhida. Isso será usado pelo widget para encaminhar corretamente os visitantes a cada canal;
- Assim que tiver ajustado todas as opções, clique em Save Widget e então o botão será criado com todos os canais escolhidos, e será automaticamente inserido nas páginas do seu site.
Agora, temos o botão mostrado na página, porém ele ainda está com o texto em inglês e uma cor roxa, o que pode não combinar com a identidade visual da sua marca, não é mesmo? Então, agora vamos fazer alguns rápidos ajustes visuais para deixar o botão mais condizente com a sua identidade.
Ajustes de aparência
Para personalizarmos a aparência do Widget, precisaremos usar a aba de customização e então seguir dessa forma:
- Na tela de ajuste do widget, clique em Widget Customization;
- Nessa aba, agora poderemos definir alguns detalhes, e todas as modificações serão mostradas em tempo real em uma prévia no canto direito;
- Dentre as opções mais comuns de edição, temos:
– Widget icon: permite alterar o ícone do botão do widget;
– Position: definirá a posição do ícone, entre Left (esquerda), Right (direita) ou Custom (personalizado);
– Widget icon color: definirá a cor do ícone do widget;
– Call to action: essa será a mensagem de chamada para ação mostrada ao lado do ícone, convidando o visitante a entrar em contato; - Após completar todos os ajustes, clique em Save Widget para completar as modificações e confira o resultado direto nas páginas do seu site!
Conclusão
Com o Chaty, agora podemos ter não somente o contato através do WhatsApp, como também diversas outras redes sociais e canais de atendimento, tudo de forma integrada e intuitiva para um fácil acesso dos visitantes.
Agora, é hora de personalizar ainda mais o seu mais novo botão de contato e aplicá-lo ao seu site para deixá-lo ainda mais exclusivo! Esperamos que este artigo possa ter te ajudado e, caso tenha gostado, não deixe de continuar seguindo nosso blog para encontrar mais conteúdo como esse.