09/09/24

Como fazer backup no WooCommerce

E aí, pequeno Kangaroo. Como vai? A segurança de um site é sempre um assunto de máxima importância, não é mesmo? Porém, quando pensamos no caso de lojas virtuais, como aquelas que utilizam o WooCommerce, isso se torna ainda mais delicado.

Os backups são uma das formas de resguardo mais importantes para se ter no site, já que ela permite criar cópias de segurança que podem ser usadas para restauração de conteúdo em caso de situações chamadas de “catastróficas”, que são situações de incidente por algum motivo.

Sumário

  1. A importância
  2. Como fazer backup?
  3. Conclusão

Por que backups são importantes?

Por que backups ddo WordPress e WooCommerce sao importantes
Imagem gerada por IA

Para esse tipo de site, uma rotina regular de backups é ainda mais necessário, por ter dados tão sensíveis e que não podem em hipótese alguma serem perdidos. Pense no caso de você perder as últimas 24 horas de registros em seu sites.

Nesse caso, confirmações e status de pedidos, acompanhamento de entregas, tudo isso indisponível seria suficiente para instaurar um completo caos, com um prejuízo potencial gigante, e um volume ainda maior de reclamações por parte dos clientes.

Por situações como essas é que a preparação de backups de forma regular é tão importante, e sobretudo fazer isso de forma que eles possam ser armazenados em um local externo ao seu site, ou seja, que esses arquivos possam ficar fora de sua hospedagem.

Essa prática irá ajudar a trazer uma camada a mais de tranquilidade para a sua loja, ao isolar essas cópias a sua loja pode ficar ainda mais protegida caso ocorra algum incidente no site.

Como fazer o backup da loja WooCommerce?

Para fazer os backups, precisamos pensar em alguns tópicos importantes, que vão além de criar a cópia de segurança. Para isso, o ideal é que os backups sejam automáticos, regulares e armazenados de forma externa.

Aqui na Kangaroo Host, todos os nossos backups são realizados diariamente, de forma automática e salvos em locais externos e disponíveis para fácil restauração. Porém, o recomendado é não somente ter essa rotina para a hospedagem, como também para o próprio site, o que ajuda a ter uma redundância de segurança.

Uma ótima forma de fazer isso é através de plugins como o WPvivid, um plugin gratuito que permite escolher uma rotina de automação das cópias de segurança criadas pelo WordPress, assim como definir um destino que servirá como armazenamento externo para essa cópia de segurança.

Para começar a usar tudo isso, precisamos instalar o plugin através do WP Admin, processo igual à instalação de qualquer outro plugin convenecional. Com o plugin instalado e ativo, é hora de começarmos as configurações, o que poderemos fazer ao clicar diretamente no nome do WPvivid na barra lateral à direita.

Primeiramente, vamos definir o intervalo de criação dos backups. Nesse caso, usaremos o menor intervalo possível, que será a cada 12 horas (ou seja, duas vezes por dia), essa configuração será feita na aba Schedule e então marcaremos a opção 12 Hours.

Agendamento de backups com wpvivid

Com o ajuste feito, devemos descer a página e clicar em Save Changes para salvar. Assim, podemos seguir para a aba Remote Storage, onde iremos configurar o nosso armazenamento remoto, para onde as cópias de segurança serão enviadas.

Autenticar com Google Drive plugin WPVivid backup WordPress

Em nosso exemplo, usaremos o Google Drive como destino dos arquivos, mas você pode optar por utilizar qualquer outro dos métodos disponíveis, de acordo com o que for mais conveniente para a sua necessidade.

Cada um dos métodos terá sua forma própria de autenticar o acesso, seja a través de uma confirmação ou através de preenchimento de credenciais de acesso. Então, siga a autenticação de acordo com o método que escolheu.

Após esse ajuste, faltará apenas definirmos o que estará incluso no backup e o destino. O destino estará automaticamente marcado com aquele que acabamos de configurar, apenas garanta de manter ativa a opção Send backups to remote storage e ative a opção Database + Files para garantir que todo o conteúdo de seu WordPress seja salvo na cópia.

Definicoes do backup automatico com wpvivid

Depois dessas três configurações, a sua loja estará totalmente pronta e já programada para fazer os backups automaticamente, e enviá-los direto para o destino que configurou, e após 12 horas o primeiro backup será criado e enviado ao armazenamento externo.

Conclusão

Como pudemos ver, é totalmente importante ter uma política regular de backups implementada em sua loja, e mais importante ainda que eles possam ser feitos de forma automática para um destino onde eles ficarão armazenados remotamente.

Esperamos que o artigo possa ter te ajudado a entende essa importância e principalmente te mostrar de que forma isso pode ser feito de forma simples direto no WooCommerce. Se você gostou do nosso artigo, não deixe de acompanhar o nosso blog para mais conteúdo como esse, e nos vemos na próxima o/

Chat
24/7 11 95052-7555 0800 481 7000 chat
cookie