15 Comandos básicos de Linux para iniciantes
E aí, pequeno Kangaroozinho o/ Conforme vamos avançado em nossa jornada no mundo digital e ganhamos confiança para testar novas coisas, é comum que em algum momento esbarremos no Linux, que acaba sendo visto como um enorme bicho-papão.
Por não ser muito usado pela maioria das pessoas, muitos têm medo desse Sistema (ou Kernel) e pensando nisso preparemos uma rápida lista com os principais comandos para começar a usar terminais de forma mais consciente e tranquila. Vamos lá?
Sumário
- O que são comandos?
- Listar diretório atual
- Listar conteúdo
- Alterar diretório
- Criar pasta
- Criar arquivo
- Remover diretório/arquivo
- Mover
- Copiar
- Editar arquivo
- Download externo
- Criar .zip
- Criar .tar.gz
- Extraindo arquivos compactados
- Monitorar processos
- Histórico de comandos
- Conclusão
O que são os comandos?
Para contextualizar antes de partirmos para a explicação de cada comando do Linux, precisamos primeiro explicar exatamente o que eles são, para os que ainda não estão totalmente familiarizados. Podemos dizer que os comandos são instruções dadas ao terminal, que irá processar uma determinada ação de acordo com essa instrução.
É comum ainda vermos os chamados parâmetros do lado dessas instruções, que irão definir o que e como algo será afetado por essa instrução. Pense, por exemplo, que você quer remover um arquivo mas apenas dizer “remova” para o terminal não fará o que você espera, por isso é preciso definir o que exatamente será apagado e isso é o que podemos chamar de parâmetro.
Vale dizer ainda que os comandos mostrados aqui devem funcionar na maioria das distribuições (versões/variações) do Linux, por serem comandos comuns a diferentes bases, mas para a execução de alguns deles pode estar sujeita à instalação de dependências anteriormente.
Com as apresentações devidamente feitas, podemos seguir!
Localizar caminho atual
Quando falamos de comandos executados no terminal, é importante ter em mente que eles serão executados na pasta em que você estiver acessando o terminal. Isso significa que se você baixar um arquivo, por exemplo ele será baixado na pasta onde você está naquele momento.
Por isso, é importante saber o caminho atual em que você está executando as instruções, para eventualmente alterar esse caminho de navegação
pwd
BashListar conteúdo do diretório
Antes de executar algum ajuste com um arquivo ou pasta específico, pode ser preciso identificar exatamente o que está no diretório, ou mesmo para simplesmente conferir a
# Listando conteúdo dentro do diretório atual
ls
# Exibindo também arquivos ocultos (dotfiles)
ls -a
#Listando conteúdo de outro caminho
ls /caminho/para/a/pasta
BashTrocar diretório atual
Como mostramos, o uso do terminal também é influenciado pelo diretório atual da sua navegação. Por isso, você pode usar o comando cd para acessar uma pasta do mesmo nível, ou que estejam em outros caminhos, para
# Acessando uma pasta dentro do seu caminho atual
cd nome-da-pasta
#Acessando uma pasta em outro caminho
cd /caminho/para/a/pasta
BashCriar diretório (pasta)
Um dos comandos mais utilizados é para a criação de pastas, o que pode ser feito tanto no local atual onde você estiver no terminal, como em outro caminho que pode ser definido como parâmetro. O comando mkdir também pode ser usado para criar uma pasta em outro caminho.
mkdir nova-pasta
# Criando pasta em outro caminho
mkdir /caminho/para/a/nova-pasta
BashCriar arquivo
Companheiro do mkdir, o comando touch nos ajuda a criar também os arquivos. Afinal de contas, do que serviria uma pasta sem arquivos, não é? Com esse comando, você pode criar um arquivo com qualquer formato, ou até mesmo sem formato nenhum.
touch novo-arquivo
#Arquivo com extensão (formato)
touch novo-arquivo.html
BashRemover diretório ou arquivo
Se algo não for mais útil, você pode remover completamente aquele diretório ou pasta desnecessário, sendo possível também remover todo o conteúdo dentro dele.
rm arquivo-ou-pasta
# Remover pasta e o conteúdo dentro dela
rm -rf nome-da-pasta
BashMover diretório ou arquivo
Se algo estiver fora do lugar, você pode indicar com o comando mv qual item será movido e qual será o novo destino desse arquivo.
mv arquivo-ou-pasta /novo/caminho/do/arquivo-ou-pasta
BashCopiar diretório ou arquivo
Com um funcionamento parecido com o comando de mover, é possível também copiar um determinado arquivo/pasta para um outro endereço, dessa vez com o comando cp, e então esse item será replicado no destino.
cp arquivo-ou-pasta /novo/caminho/do/arquivo-ou-pasta
BashEditar um arquivo
Sendo uma funcionalidade muito útil, é possível editar arquivos diretamente através do terminal. Porém, o seu sistema pode contar com um ou outro editor de texto mais específico. Para os mais populares, temos as seguintes opções:
# Editor nano
nano meu-arquivo.txt
# Editor vim
vim meu-arquivo.txt
# Editor Vi
vi meu-arquivo.txt
BashBaixar um arquivo
Usados para o download de arquivos armazenados externamente, com o wget e curl é possível baixar recursos acessíveis via navegador diretamente pelo terminal.
# Download via WGET
wget https://dominio.com/item.txt
# Download via cURL
curl https://dominio.com/item.txt
BashCriar um arquivo .zip (compactar)
Para criar um novo arquivo zipado (.zip), você pode escolher quais itens serão adicionados ao arquivo final, ou até mesmo compactar dentro dele todo o conteúdo de um direrório.
# Compactar arquivo ou pasta
zip novo-arquivo.zip arquivo-ou-pasta
# Compactar diferentes itens para o mesmo zip
zip novo-arquivo.zip arquivo1.txt arquivo2.php pasta1/
# Adicionar todo o conteúdo de uma pasta ao zip
zip -r novo-arquivo.zip nome-da-pasta/
BashCriar um arquivo compactado .gz (TAR)
De forma semelhante ao comando de compactação para ZIP, há também o comando tar, muito usado em ambientes Linux.
# Compactar arquivo ou pasta
tar -czf novo-arquivo.tar.gz arquivo-ou-pasta
# Compactar diferentes itens para o mesmo tar
tar -czf novo-arquivo.tar.gz arquivo1.txt arquivo2.php pasta1/
BashExtraindo arquivos compactados
Assim como é possível compactar, também é possível extrair arquivos de diferentes extensões, o que pode ser feito da seguinte forma:
# Extração de .zip
unzip arquivo-compactado.zip
# Extração de .tar ou .gz
tar -xvzf arquivo-compactado.tar.gz
# Extração de .tar ou .gz com GZIP
gzip -d arquivo-compactado.tar.gz
BashMonitorar processos em execução e uso de recursos
Uma ação importante ao se usar um terminal é acompanhar o consumo de recursos e monitorar processos que estejam rodando, o que pode ser feito principalmente de duas formas:
top
# Opção graficamente mais agradável
htop
BashVisualizar comandos já executados no Linux
Dentro do terminal, você pode usar a seta do seu teclado para cima ou para baixo, para navegar pelos últimos comandos executados. Além disso, também é possível obter o histórico completo de todos os que já foram executados:
history
BashConclusão
Depois dessa seleção de comandos básicos, com certeza o seu dia a dia nos terminais Linux serão bem mais fáceis, além de que agora você poderá usá-lo mais tranquilamente. Vale relembrar que nossos planos de hospedagem também oferecem suporte ao terminal SSH, permitindo que você possa gerenciar ações em sua hospedagem de maneira mais confortável.
Por fim, se você gostou de nossas dicas de hoje não deixe de continuar acompanhando nosso blog para mais conteúdo como esse, e nos vemos numa próxima o/