20/09/24

Blacklist, entenda o que é

Bem vindo mais uma vez, pequeno gafanhoto! Sabemos que a internet é um espaço muito amplo e acessado por todo o tipo de gente. Por isso, não é incomum que existam tipos próprios de ameaças nesses espaços, como por exemplo o SPAM, e as blacklists surgem como uma ótima forma de ajudar a combater esse tipo de problema específico.

Para o assunto de hoje, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o que é uma blacklist, e o porquê de elas serem tão importantes para a segurança e bom funcionamento da navegação dos usuários na internet. Vamos lá?

Sumário

  1. O que é?
  2. Para que serve?
  3. O que fazer se for listado?
  4. Conclusão

O que é uma Blacklist?

Uma blacklist (do inglês para “lista negra”) é como um grande catálogo, que registra domínios, IPs e contas de e-mail que tenham apresentado uma conduta potencialmente perigosa para usuários da internet, como é o caso do envio de SPAM.

Essas listas ajudam a monitorar o comportamento de envios de e-mails, entendendo quando algo se trata de SPAM, malware ou até mesmo uma forma de aplicação de golpe a partir do conteúdo, remetente, ou comportamento prévio de envios.

Assim, quando um comportamento suspeito é detectado e isso se repete, pode ocorrer a listagem desse remetente em blacklist, podendo esse registro ser do IP que enviou a mensagem, da conta de e-mail específica ou diretamente do domínio, a depender da lista que fará o registro e da conduta do remetente.

Assim, quando se está listado nesses registros, é bastante possível que os servidores destinatários das mensagens recusem o recebimento de suas mensagens, já que estar em uma blacklist é um sinal de má reputação, aumentando consideravelmente a chance de ter suas mensagens reconhecidas como SPAM ou até mesmo descartadas de imediato.

Dentre alguns dos principais exemplos de listas, temos o SPFBL, BRBL e o SpamHaus.

Para que serve?

Blacklists e a seguranca de emails
Fonte: Repositório de imagens

Essas listas são extremamente importantes para ajudar a proteger tanto o usuário que receberia (ou recebeu) as mensagens de SPAM, quanto a proteção do provedor do serviço, já que caso todo o IP de um servidor seja listado, nenhuma conta naquele servidor poderá fazer o envio de e-mails, prejudicando todos os usuários daquele serviço.

Assim, qualquer tipo de conduta de disparos de SPAM podem ser rapidamente controlados, porém a um alto custo de perda de reputação com os servidores destinatários.

Por conta da grande importância da questão da reputação, é muito comum que os provedores de serviços de e-mail estabeleçam regras para evitar ao máximo que os disparos de seus clientes possam ser identificados como SPAM e, consequentemente, evitar ter seus IPs catalogados em uma blacklist.

Fui listado em blacklist, o que fazer agora?

Caso seja tarde demais e você já tenha sido listado, nesse caso o primeiro movimento que se deve tomar é identificar em qual blacklist está o registro, e que tipo de registro ocorreu (por domínio, IP, conta de e-mail, etc).

Com essa informação, será possível verificar diretamente com a lista onde a restrição ocorreu, e seguir os procedimentos de remoção da lista. É importante dizer que cada lista sem seu próprio processo e requisitos para fazer a retirada, e em alguns casos pode ocorrer uma cobrança para efetivação.

Conclusão

Como pudemos ver, as blacklists são aliadas bastante importantes na manutenção da qualidade da internet, sobretudo no que diz respeito aos e-mails, servindo então como uma forma de medir a reputação de um domínio ou até de um IP inteiro.

Por isso, é altamente recomendável criar mecanismos para garantir que seus envios de e-mail sempre estejam totalmente adequados para evitar SPAMs, afim de afastar a possibilidade de ser listado em uma blacklist e ter a reputação manchada.

Por isso, fiscalize seus envios de e-mails e estabeleça limites nas quantidades de envios para reduzir os disparos de SPAM e ajude e manter seus disparos mais saudáveis. Por fim, não deixe de continuar acompanhando nosso blog se você gostou deste artigo, e nos vemos na próxima!

Chat
24/7 11 95052-7555 0800 481 7000 chat
cookie