AVIF – Novo formato de otimização de imagens
Que o mundo WEB é extremamente movimentado, não é nenhuma novidade. Assim, novas ferramentas, processos, recursos e tecnologias surgem a todo momento, assim como o AVIF, que vem com a proposta de criar máxima otimização para imagens, substituindo o WEBP como novo queridinho em termos de performance e compressão.
Por isso, mostraremos quais são as principais vantagens desse novo formato de compressão de imagens, como ele funciona e de que forma você pode começar a converter suas imagens para ele. Vamos lá?
Sumário
- O que é?
- Principais recursos
- Como converter?
- Conclusão
O que é o AVIF?
Esse novo formato de compressão implementa uma série de recursos que visam a drástica redução do tamanho dos arquivos de imagem, o que é particularmente útil para imagens que são usadas em sites. Isso acontece porque sempre que uma imagem é carregada na página, o visitante acaba tendo que “baixar” o tamanho total daquela mídia para realmente conseguir exibi-la.
O problema disso é que, quanto mais pesada a mídia, maior o tempo de carregamento que a página poderá ter. Pensando nisso, reduzir o tamanho total dos arquivos de mídia pode sim gerar um impacto muito positivo no tempo de carregamento final da página, por diminuir o tamanho total dos recursos que o visitante precisará carregar em cada acesso.
Por isso, formatos de compressão que reduzam o tamanho das imagens de maneira considerável – como é o caso do formato AVIF – são fundamental para se implementar nos sites que buscam máxima performance e otimização.
Vale relembrar, ainda, que o tempo de carregamento das páginas e o uso de formatos de última geração (como indicado pelo Google PageSpeed) é algo que interfere também em seu SEO, uma vez que os motores de busca dão maior preferência aos sites que têm melhor experiência em termos de velocidade.
Principais recursos
Como falamos um pouco acima, o primeiro e principal recurso do AVIF é a sua grande capacidade de compressão. Enquanto o WEBP consegue uma redução média de 30% do tamanho original de um arquivo JPG, o AVIF consegue chegar na casa dos 50%, representando uma economia considerável de espaço.
Não somente o desempenho é um destaque do AVIF, mas também a sua qualidade praticamente impecável chama muito a atenção, já que o resultado final consegue se manter muito final ao arquivo original, mesmo após uma compressão tão intensa, o que faz com que esse formato seja um dos pretendentes a, em um futuro próximo, se tornar o mais usado por sites que visam o desempenho máximo.
Outro recurso bastante interessante é que o formato é totalmente compatível com o HDR, transparência e dispõe de uma alta gama de cores, permitindo uma grande versatilidade na utilização. Falando em utilização, esse é um formato totalmente livre de royalties, o que significa que ele tem fácil adesão por não dispor de barreiras legais ou financeiras que atrapalhem seu uso.
Como converter imagens para AVIF?
A implementação do formato AVIF é bastante simples, e ele já vem sendo adotado por algumas ferramentas de edição e design. De toda forma, ainda é possível utilizar ferramentas de conversão, que irão transformar suas mídias em .avif sem grandes esforços, aplicando todos os efeitos de compressão sem prejuízo da qualidade.
Ferramentas como o Convertio e CloudConvert são plataformas extremamente versáteis, que te permitirão fazer a compressão para AVIF a partir dos mais diferentes formatos da imagem original.
No caso de sites WordPress, o suporte ao formato foi implementado recentemente na versão 6.5, e através de plugins como o Avif Express você pode converter suas imagens rapidamente direto no upload.
Conclusão
O AVIF é um formato que realmente chegou com a intenção de mudar o jogo e se tornar o principal formato de imagens na WEB, principalmente por sites que visam melhorar ainda mais suas técnicas de SEO usadas. Por isso, é com certeza uma tecnologia que tende a crescer muito, e que vale a pena não somente ficar de olho, como também testar e implementar.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para mais super dicas como essa e, claro, nos vemos na próxima!