Como funciona a migração da Kangaroo
E aí, Kangaroozinho, tudo certo? Aqui na Kangaroo oferecemos gratuitamente a migração de sites como cortesia para todos os nossos clientes! Se você ainda não sabe como ela funciona, confira o artigo até o final para saber mais!
Uma migração normalmente significa um upgrade, ou um recomeço, sendo comumente executada quando um site precisa de mais recursos ou uma atenção especial que nós, da Kangaroo, estamos sempre dispostos a oferecer =)
Ela, claro, é um processo fundamental para garantir o melhor funcionamento do seu site, e por isso executamos com muito carinho e cuidado, para que seu site tenha sempre tudo o que precisa para funcionar da melhor forma!
O que é a migração de hospedagem?
A migração de hospedagem consiste, basicamente, na transferência dos dados contidas na hospedagem de um provedor para outro que, neste caso, é própria Kangaroo.
O processo serve para mover os dados entre os provedores, com intuito de preservar toda a informação já existente e visando sempre manter o mesmo funcionamento, sem causar nenhum tipo de dano ou problema por decorrência disso.
Claro, sites são sujeitos a configurações do ambiente em que estão hospedados, portanto existe a possibilidade de um site gerar um erro após uma migração, mas normalmente isso é facilmente ajustado com parâmetros da própria hospedagem.
Seja ele WordPress, ou qualquer outra plataforma, poderemos transferir de forma segura todos os seus dados para os nossos servidores, permitindo que seu site continue funcionando em nossa rede sem nenhum problema.
Como funciona a migração na Kangaroo?
Nosso modelo de migração cortesia para clientes consiste no espelhamento de dados, isto é, nossa equipe replica exatamente toda a estrutura de dados presente no antigo provedor, de modo que nada seja alterado ou modificado.
Desse modo, toda a sua estrutura antiga será incorporada em seu novo plano conosco, e nem mesmo uma linha de arquivo será alterada no processo, pois transferimos todos os dados em sua integralidade.
Esse modelo de espelhamento ocorre porque temos uma política muito estrita sobre não modificar qualquer tipo de informação ou estrutura de nossos clientes. Por isso, todos os dados devem ser replicados em sua integralidade, sem qualquer alteração.
Se para transferir o site for necessária alguma alteração a nível de estrutura (como realocar pastas e domínios), infelizmente a nossa migração em espelho não pode atender a esse pedido.
Tendo isso em mente, se for necessária alguma alteração dentro de seu ambiente, será necessário contar com o apoio de seu programador para poder reajustar a estrutura de forma adequada, uma vez que não podemos interferir em estruturas de funcionamento.
Vale dizer, ainda, que o site não estará indisponível por nenhum momento de execução do processo, já que recomendamos apontar o DNS apenas após sua conclusão, ou seja, ele estará no ar enquanto fazemos tudo!
Como solicitar a migração?
Para solicitar que nossa equipe execute a transferência de dados, você precisa abrir um ticket em nosso departamento de migração clicando aqui, informando neste ticket os seus dados de acesso a seu antigo provedor, para que possamos acessar e realizar a verificação inicial de viabilidade do processo.
Ah, e você também pode solicitar que ela seja efetuada em um dia e horário específico, se assim precisar! Isso, claro, pode te trazer mais comodidade, uma vez que o processo pode ser executado em um dia e/ou horário de menor tráfego, o que impactaria menos ainda no que os visitantes veriam.
Se tudo estiver de acordo, o processo será executado de acordo com a nossa fila de processamento (caso nenhuma data e/ou horário específico tenha sido estipulado) e você receberá mensagens de acompanhamento através do seu ticket aberto conosco.
Limitações
Infelizmente, um problema extremamente comum que enfrentamos ao executar procedimentos de migração é a restrição imposta por alguns provedores, que dificultam o acesso a ferramentas, ou mesmo reduzem velocidades de conexão, no intuito de dificultar a saída de sites.
Isso é particularmente problemático por poder ocasionar um tempo muito grande de execução da transferência de dados, podendo levar de horas a até dias, em casos mais severos (e dependendo do peso do site em si), para que a migração seja totalmente concluída.
Desse modo, acaba sendo possível que todo o processo dure mais do que o esperado, mas tenha em mente que ele será tratado até a sua conclusão, independentemente de que impropérios sejam impostos. Afinal, só acaba quando termina!
Por isso, tenha em mente que todo o processo poderá levar algum tempo para que ela seja totalmente concluída e sem nenhum problema.
Validação
Com o fim de toda a migração, nossa equipe irá solicitar que você faça uma verificação de todo o conteúdo da hospedagem e do funcionamento do site recém migrado.
Isso é muito importante porque nós, como provedores, não acompanhamos o conteúdo dos sites em si, o que dificulta que sejamos capazes de perceber quando algo está se comportando diferente do esperado, a nível de aplicação.
Por esse motivo, recomendamos sempre que você e/ou o programador responsável verifique o site dentro de 24 horas após a migração, para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.
Assim, caso haja algum problema de funcionamento, podemos atuar mais rapidamente para ajudá-los na solução o quanto antes.
Conclusão
Uffa, bastante coisa, né? Esperamos que com esse artigo você entenda um pouco melhor sobre o nosso processo de migração e o que ocorre durante e após isso.
Durante todo o processo, buscamos manter toda a integridade da sua estrutura e aplicação, para que você não tenha nenhum problema de funcionamento após trazer seu site para a nossa rede de serviços. Por esse motivo, toda a transferência de dados é feita através do modelo de espelhamento de conteúdo, para que tudo permaneça exatamente igual.
Se você está migrando de provedor, não deixe de conhecer os nossos planos de hospedagem e solicite hoje mesmo a sua migração com a gente =)