Elementor: o construtor número #1 no WordPress
Tendo se tornado um sucesso absoluto, podendo até ser considerado a principal referência como ferramenta de criação de sites WordPress atualmente, o Elementor é um dos plugins mais baixados da plataforma. Amplamente difundido e presente em mais de 5 milhões de instalações ativas, o plugin ganhou popularidade por sua simplicidade no uso e, sobretudo, por seu método “Arrasta e solta”, permitindo que qualquer pessoa, por mais leiga que seja, possa desenvolver seu próprio site, desde que munida de sua criatividade.
Gratuito e poderoso, rapidamente o plugin convenceu os usuários de seu poder e se provou forte potência para o desenvolvimento de sites. É prudente dizer que ele já é o queridinho das agências, por tornar o trabalho de desenvolvimento muito mais prático e preservando ótima qualidade. O plugin já é tão utilizado que, até mesmo, nós da Kangaroo começamos a disponibilizar sua versão Pro (que estende o leque de ferramentas de criação) gratuitamente para nossos clientes, facilitando ainda mais o dia a dia no desenvolvimento de novos projetos. Para isso, consulte nossos planos de Hospedagem e Revenda.
Sabemos que o Elementor é uma ótima ferramenta e é extremamente popular, podemos nos perguntar o quão longe essa ferramenta pode ir, quais os riscos e benefícios e o que precisamos saber sobre ela antes de montar um site, a fim de entendermos melhor sua usabilidade.
Sumário:
-
História do plugin
-
Funcionalidades
-
Responsividade
-
Como instalar
-
Por que usar ?
-
Quais os riscos/malefícios
-
Diferenças do Pro
-
Mitos e verdades
-
Vale a pena?
-
Conclusão
História do plugin
Antes de qualquer ponderação, é importante contextualizar e dizer que o plugin surgiu em um momento em que não era tão comum vermos construtores arrasta e solta. Em um mercado antes dominado pelo (quase) saudoso WP Bakery, o Elementor se mostrou uma ótima alternativa gratuita ao concorrente, o que assegurou muito espaço para a popularização do plugin.
O fator gratuidade, praticidade e funcionalidade foram fundamentais para que o plugin tomasse a dianteira dos construtores, pois proporcionou que pequenos projetos e pessoas sem conhecimento na criação de site pudessem desenvolver as suas páginas de forma fácil e muito intuitiva. Em uma comunidade que preza por recursos gratuitos e simples, não teve outra alternativa que não o sucesso, que, honestamente, não deve ser destronado tão facilmente em um futuro próximo, dadas todos seus benefícios.
Funcionalidades
Como dito anteriormente, o maior trunfo do Elementor é sua construção através do mecanismo arrasta e solta em blocos editáveis. Isso permite criar facilmente as seções dos sites e, como o nome do plugin deixa bem explícito, adicionar elementos para a customização do layout. Alguns recursos gratuitos como: blocos de textos, parágrafos, imagens, links, botões, carrosséis, imagens, sanfonas e acordeons, botões para redes sociais, códigos personalizados, entre várias outras funções que poderíamos levar um dia inteiro citando aqui. Sério, são muitas.
Com viés um pouco mais técnico, mas ainda de fácil execução por leigos, é possível ajustar detalhes mais específicos, por exemplo:
- Margin e Padding;
- Alinhamentos;
- Posicionamentos vertical e horizontal;
- Criar efeitos de movimento com animações simples;
- Adição de fundos e bordas;
- Edição de responsividade;
- Classificação e edição de CSS
Outros recursos muito interessantes são da parte de exportação e importação, uma vez que Elementor conta com recursos que permitem a criação de modelos (templates), que podem ser facilmente importados em outros sites e páginas, enviando o arquivo para a instalação, ou salvando o bloco como um item global, para ser restaurado em outras páginas. De forma semelhante, é possível copiar blocos inteiros entre páginas em edição no plugin, o que torna muito mais fácil replicar blocos e elementos, adiantando bastante no processo de desenvolvimento.
Uma função de suma importância é a aba “Construtor de tema”, que permite gerar várias partes do site individualmente, como Menus, Rodapés, Área de post e pesquisa e várias outras. Portanto, sendo mais uma funcionalidade que permite ganhar muito tempo na produção do layout.
Como nem tudo na vida são flores (no design, muito menos) o plugin conta ainda com uma área que permite visualizar todo o histórico de alterações, e restaurar o projeto a partir de um ponto específico, possibilitando remover edições que, porventura, possam ter dado muito errado no layout, trazendo de volta tudo aquilo que estava em ordem.
Responsividade
Uma das melhores maravilhas da internet moderna foi a criação da responsividade, que é o que permite que o site adapte o layout de acordo com o tamanho da tela. Na prática, é isso que faz com que seu celular ou tablet tenha uma visualização personalizada dos sites atuais, tornando a navegação muito melhor nos dispositivos móveis, uma vez que os elementos da página se reorganizam de acordo com a resolução da tela do dispositivo, criando uma página muito mais confortável de se navegar.
Como não poderíamos esperar algo diferente, o Elementor conta com algumas funções que é a de responsividade. Com ele, você pode editar sua página em celulares e tablets, para corrigir quaisquer questões que estejam relacionadas à visualização do conteúdo nesses dispositivos. Não só blocos, como textos, cores e vários outros itens podem ser editados pontualmente de acordo com o tipo de dispositivo, além de poder até mesmo ocultar elementos da página para dispositivos selecionados.
Esse tipo de ferramenta se torna ainda mais indispensável quando pensamos em SEO, uma vez que justamente a navegação em dispositivos móveis conta muito, muito mesmo. Quanto mais otimizado é o seu site, melhores são as métricas dele na área de otimização, como no Web.dev, o antigo PageSpeed, da Google. Essas notas formam um dos muitos fatores que influenciam nos mecanismos de busca indexarem um site. Então, quantos mais critérios atendidos, melhor para seu site.
Como instalar
A instalação do Elementor é extremamente simples e pode ser feita facilmente dentro de seu WordPess, na guia instaladora de plugins, em seu painel de admin, bastando procurar por ele e instalar, partindo para a ativação logo na sequência. Mesmo sem buscar diretamente por ele, plugin é um dos mais utilizados e, portanto, um dos recomendados pela loja de aplicativos do WordPress, reduzindo ainda mais seu esforço na instalação.
Já na versão paga, é necessário ter uma licença para seu domínio, que pode ser adquirida no próprio site do plugin. Para os clientes Kangaroo, oferecemos o grande mimo que é a ativação gratuita da versão Pro para cada conta cPanel de seu plano, sendo instalada gratuitamente por nosso departamento de suporte, mediante solicitação via chamado. Para os que não são clientes da Kangaroo, o processo de instalação consiste no download dos arquivos do plugin, dentro de sua conta no site da Elementor, seguido do upload do arquivo para sua instalação, também na guia de instalação de plugins.
Por que usar o Elementor?
Sendo amplamente utilizado, o suporte e aceitação estão cada vez maior e melhor em relação ao Elementor. Com cada vez mais templates sendo desenvolvidos utilizando o a ferramenta, pode-se dizer que há quase uma padronização dos sites WordPress, em um grande movimento rumo ao uso do plugin. Tudo isso, claro, torna cada vez mais fácil encontrar layouts à venda, por exemplo, construídos com ele, além de agências de Web Design, que também adotam o construtor como ferramenta principal de criação.
Desse modo, o usuário comum pode ainda mais facilmente delegar a tarefa de criação do site a um terceiro, seja via aquisição de um template ou contratação de agência, podendo editar todo o conteúdo facilmente por conta própria, contando com o design prático e intuitivo que permite fácil habituação no uso.
Quais os riscos/malefícios?
Os riscos que o tangem são, basicamente, os mesmos que podem afetar qualquer outro plugin de. Todos podem ser vítimas de mau uso por parte do usuário final e/ou de brechas de segurança e desatualizações (o que costuma ser o caso mais comum em se tratando de problemas de segurança em sites WordPress).
Um dos maiores problemas no uso de com o WP por clientes leigos é manter o site estático por todo o tempo, sem realizar qualquer tipo de manutenção, o que pode resultar em invasões no site (promovidas por uso de plugins desatualizados ou descontinuados) ou até mesmo perda de performance por conta do mau uso da ferramenta, podendo ser causado por excesso de plugins no site e má otimização do site, por exemplo.
Diferenças do Pro
A diferença básica entre as versões gratuita e paga está nos elementos disponíveis, uma que a versão Pro conta com mais 90 widgets para a personalização de sua página, além de disponibilizar uma biblioteca com vários modelos pré-montados de blocos e páginas inteiras, que podem ser editados facilmente para compor o seu layout de forma ainda mais prática.
Algumas funções de edição de elementos também só estão disponíveis na versão paga, como é o caso dos recursos de edição/criação de CSS personalizado e de organização de atributos. Em síntese, podemos dizer que são recursos para usuários mais avançados, que têm maior experiência acerca das alterações que precisam ser feitas.
São funções e recursos que nem sempre fazem faltam, mas isso varia totalmente de acordo com a demanda de seu projeto. Se você não é cliente Kangaroo e não tem direito à ativação gratuita da versão Pro, cabe ponderar se seu projeto precisa mesmo realizar o upgrade da licença.
Mitos e verdades
Com tamanha a popularidade, muito se fala sobre o plugin, mas nem tudo é exatamente o que parece. Por isso, vamos aproveitar o momento para elucidar melhor o que é ou não verdade sobre o construtor:
-
É possível fazer um site gratuitamente:
Bom, isso vai depender de que tipo de site e que tipo de conteúdo terá, mas sim, é possível. Os recursos disponíveis na versão básica (gratuita) do plugin podem ser limitados, mas serão mais que suficientes para o desenvolvimento de vários projetos. Alguns recursos mais básicos podem ser exatamente aquilo que você precisa, mas para saber exatamente do que precisa, o ideal é dar uma boa olhada nos elementos disponíveis na ferramenta;
-
Deixa o site lento:
Essa é uma das maiores mentiras que tangem o plugin. Por si só, não costuma ser responsável por lentidões, podemos assegurar, já que o construtor, em si, é extremamente leve e as páginas não tendem a serem pesadas, mas tudo depende de como o site é construído, quantidade de plugins presentes na instalação do site, otimização e, claro, a qualidade da hospedagem;
-
A versão Pro é indispensável:
Como dito anteriormente, nem sempre será necessário contar com todos os recursos que o plugin pode oferecer. Fica totalmente a cargo de analisar qual é a demanda para o desenvolvimento das páginas. Projetos mais simples, como landing pages, podem se virar muito bem com os recursos básicos, enquanto sites institucionais podem precisar dos blocos extras que a versão Pro disponibiliza;
-
Permite qualquer um pode fazer um site:
Sim, e a ideia do plugin é justamente essa, de democratizar o acesso à criação de páginas para qualquer pessoa, principalmente os leigos. Claro, tudo isso requer interação com a ferramenta para compreender a usabilidade das funções, mas a simples criatividade e pôr a mão na massa já são suficientes para que até seu canguru possa criar uma página e disponibilizar por toda a web;
-
Construtor de site reduz custos:
Também é uma grande verdade. Por sua praticidade, ele pode ajudar a reduzir muitas horas de criação das páginas, poupando rios de dinheiro com desenvolvedores. Quantias valiosas que podem ser melhor aplicadas divulgando seu novo site em uma fabulosa campanha de marketing, por exemplo.
Vale a pena?
Essa resposta é totalmente subjetiva e depende completamente do que você precisa em seu site, não tendo uma resposta clara e fácil para isso. Tudo sempre gira em torno de conhecer a ferramenta e estruturar bem o projeto, para saber se ela poderá ser adequada e corresponder corretamente com sua expectativa e demanda, além de saber identificar qual será a versão adequada do plugin para usar durante o processo de desenvolvimento.
De maneira geral, o construtor é bem completo e tem diversas funções, tornando viável a maioria dos projetos que se propuserem a utilizá-lo, mas vale lembrar que tudo é um grande processo de aprendizado, embora seja simples de compreender a ferramenta, encontrar as nuances do plugin são essenciais para situar bem em que frente atuar e escolher a melhor alternativa.
Conclusão
Agora que você já conhece um pouco mais do Elementor e tem mais noção do que ele pode proporcionar, é seu momento de decidir se usará o mais popular construtor de sites WordPress do momento. Ele chegou com tudo para mostrar que criar um site não precisa ser uma tarefa difícil, e cumpre firme sua promessa, entregando recursos simples de se usar, com uma experiência muito intuitiva, permitindo que até pessoas inexperientes e sem conhecimento de programação desenvolvam suas páginas facilmente em poucos cliques.
Ademais, é sempre bom frisar a importância de ter o apoio de um profissional para te auxiliar na resolução de quaisquer questões que envolvam o WP. Independentemente de quem desenvolva o site, uma vez que o processo de manutenção é uma das partes mais fundamentais da plataforma, e não deve ser ignorada ou deixada de segundo plano.
Esperamos que com nosso artigo você possa identificar se a ferramenta te será útil e explicado um pouco mais sobre o que você pode encontrar ao usar o construtor, já que a construção do site é, também, uma das principais etapas iniciais de um site de sucesso que, claro, queremos que você tenha. Por isso, conte conosco.