30/09/24

O que é a propagação de DNS/Domínio?

Bem vindo mais uma vez, Kangaroozinho! Ao começar um site, um dos detalhes mais importantes para o projeto é, claro, o endereço que esse site terá. Esse endereço é possível através dos domínios, que são nomes mais fáceis de se memorizar, utilizando o DNS para levar o visitante ao site.

Porém, quando o assunto é DNS, muito se fala do tempo de propagação, e o quanto ele pode demorar para que ela se complete corretamente, mas muitos não sabem o que exatamente isso significa. Então, se você tem essa dúvida, vamos te ajudar a entender mais sobre isso agora.

Sumário

  1. O que é DNS
  2. Por que é preciso propagar
  3. Qual o tempo médio?
  4. Conclusão

O que é o DNS?

O que e propagacao de dominio e dns
Imagem gerada por IA

Antes de falarmos da propagação em si, é preciso falar primeiro do próprio conceito de DNS, que é quem nos permite utilizar os domínios como um endereço que leva os usuários ao nosso site.

Graças a essa tecnologia, é possível criar um grande sistema de endereçamento, tornando possível criarmos nomes (que são os domínios) e atribuir cada nome ou variação dele a um registro (que é o IP do servidor onde está o site).

Com isso, é possível informar aos visitantes apenas o domínio de um site, e não um imenso nome com IP, Porta e por aí vai, tornando o processo de acesso ao site bem mais intuitivo.

O que é a propagação?

Em contrapartida, essa tecnologia requer um tempo para que as modificações dos registros (as entradas DNS) sejam reconhecidas. Isso acontece porque as entradas ficam armazenadas em um imenso arquivo no servidor, e esse servidor compartilha com os demais a informação de cada entrada existente e para onde ela aponta.

Para que todos os servidores (ou a maioria deles) reconheçam essa modificação, pode haver uma certa espera para que o processo se complete, afinal a internet é composta justamente da comunicação de diferentes servidores.

Por isso, precisamos que os servidores reconheçam os registros para que a nossa modificação faça efeito. É por esse motivo, por exemplo, que ao alterar os NameServers de um domínio é preciso aguardar a propagação completar para que o site possa ficar acessível normalmente, assim como os e-mails e outros serviços.

Quanto tempo devo esperar?

Como a propagação não acontece a partir de um processo centralizado, diferentes provedores terão diferentes tempos de propagação para que aquela modificação possa entrar em vigor. Assim, existem provedores que são mais ou menos rápidos que outros.

Ao alterar os NameServers de seu domínio, você pode precisar aguardar desde poucos minutos a até mesmo um período de 24 horas para ver os efeitos, por exemplo. Por outro lado, um domínio já apontado para o CloudFlare ou para uma hospedagem cPanel podem refletir modificações de DNS quase que imediatamente, ou ainda mais rapidamente.

O tempo é bastante variável de acordo com o provedor e/ou plataforma em uso, por isso é usado o tempo de até 24 horas como referência.

Conclusão

Embora o prazo total para a propagação seja relativamente longo, é seguro dizer que é comum que o processo seja completado muito antes disso, normalmente não levando mais que duas horas para que tudo esteja devidamente reconhecido, mas é preciso entender que o prazo maior ainda pode acontecer.

A propagação é um processo necessário para o funcionamento dos ajustes nos registros, e por isso o melhor a se fazer é garantir que esses registros sejam criados corretamente, e após isso, aguardar até que eles propaguem e estejam em completo funcionamento.

Então, esteja atento ao prazo de conclusão do seu registrante ou plataforma para monitorar se tudo ocorrerá bem e dentro do tempo previsto. Se você gostou deste artigo, não deixe de acompanhar o nosso blog para encontrar mais conteúdo como esse e nos vemos na próxima o/

Chat
24/7 11 95052-7555 0800 481 7000 chat
cookie