LocalWP, rodando ambiente WordPress localmente
Olá, Kangaroozinho! Criar um ambiente de homologação/desenvolvimento para um site WordPress pode ser necessários pelos mais diversos motivos, não é mesmo? Inclusive, isso é considerado uma prática muito boa para ajudar a testar atualizações e modificações, permitindo evitar falhas no ambiente principal.
Para simplificar todo esse processo, o LocalWP surge como uma forma de agilizar o processo de criação de ambientes locais do WP diretamente em seu próprio computador, permitindo utilizar uma instalação in-loco e até mesmo podendo utilizar off-line. Confira como!
Sumário?
- Fazendo o download
- Criação do ambiente
- Conclusão
Como baixar
Para começarmos, a primeira etapa é baixar o LocalWP, que está disponível para Linux, Windows e Mac, cobrindo todas as principais opções de sistema operacional para Desktop. Para fazer isso, acesse o site oficial clicando aqui e, na sequência, clique no botão de download.
Assim, um popup se abrirá pedindo algumas informações. Preencha como preferir e selecione a sua opção de sistema operacional do seu computador. Com tudo pronto, clique em “Get it now” para começar o download.
Após baixar o instalador, clique nele para iniciar a instalação, como qualquer outro aplicativo normal, instalável em seu sistema. Siga com todas as etapas da instalação, que pode ser feita sem configurações adicionais.
Ao concluir a instalação, clique em “Concluir “mantendo a opção “Executar o Local” ativa para já começar a rodar de imediato e seguir com a criação do seu primeiro ambiente.
Criando o ambiente do WordPress
Assim que o seu programa iniciar pela primeira vez, será mostrada uma tela de termos de uso. Para utilizar o programa, será preciso aceitar esses termos antes de continuar, sendo preciso marcar a caixinha e clicar no botão Agree.
Com os termos aceitos, agora será mostrada uma tela de boas vindas, e logo depois desta uma outra tela será mostrada perguntando sobre a configuração de debug, podendo ativar o registro de erros no botão “Turn on” ou mantendo desativado ao clicar em “No, thanks”, siga como for mais conveniente para o seu projeto.
Agora sim podemos colocar a mão na massa, e o programa estará pronto para criarmos o nosso primeiro ambiente, o que faremos assim:
- Na tela principal, como essa será a primeira instalação, clique em “Create a new site” para começar uma instalação básica;
- Insira o nome que usará no seu site, ele servirá como parte do URL de acesso (que será algo como seusite.local);
- Agora, é a hora de definir as configurações do “servidor” usado para o ambiente. As configurações podem ser configuradas ao clicar em “Custom” para definir o tipo de WebServer, servidor de banco de dados e versão do PHP. Configure de acordo com suas necessidades;
- Agora, é o momento de definir as credenciais de acesso ao WP Admin, configurando aqui o usuário administrador da instalação WordPress. Para finalizar, clique em “Add site”;
- O processo de criação do ambiente será iniciado, e você pode receber pedidos de aceitação de permissão para que o programa execute. Será preciso aceitar essas permissões;
- Assim, todo o WP será baixado e configurado de acordo com suas especificações, e pode levar cerca de 2 minutos para a conclusão da instalação;
- Agora, com tudo pronto e instalado, sua tela deverá ser parecida com esta:
Conclusão
Assim, você já pode acessar o seu site em um domínio provisório dentro do seu próprio computador ao clicar no botão “Open Site”, e poderá acessar diretamente o WP Admin ao clicar no botão “WP Admin”.
Então, com tudo isso pronto é a hora de começar a importar o conteúdo de seu site para testes, ou até mesmo começar um totalmente novo para depois levar para o ambiente de produção!
Esperamos que esse guia possa ter te ajudado a entender como criar seu ambiente de homologação WordPress de forma rápida e fácil. Se gostou do artigo, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para encontrar mais conteúdo como esse, e nos vemos na próxima o/