Como migrar um site WordPress com o plugin WPvivid
E aí, Kangaroozinho. Como vai? Pelos mais diversos motivos, pode ser que em algum momento você precise migrar seu site WordPress de uma hospedagem para outra, o que pode ser um tanto trabalhoso de se fazer manualmente.
Pensando nisso, existem plugins como o WPvivid, que podem ajudar muito nesse processo, ao simplificar as etapas de migração e permitir que usuários menos experientes também possam fazer tudo por conta própria e em poucas etapas.
Então, te mostraremos agora como fazer isso e quais são os pontos de atenção ao fazer procedimentos como esse.
Sumário
- Como funciona?
- Instalando o plugin
- Exportação do site
- Importação
Como funciona a migração?
Antes de começarmos, é importante entender como funcionará o nosso processo de migração. Em sua essência, uma migração é uma replicação de dados, partindo de uma origem (o servidor antigo) para um destino (o novo servidor).
Então, o que precisamos fazer é exportar todos os dados da instalação WordPress e importá-los direto no destino. Para isso, plugins de backup como o WPvivid são ótimos aliados, por serem muito fáceis de instalar e não requererem configurações extras. Assim, é mais simples todo o processo de exportar o site e posteriormente importá-lo de novo.
Instalando o plugin WPvivid no WordPress
Para que todo processo seja feito, você precisará primeiramente instalar o plugin no seu site de origem, que é aquele que você está migrando. O processo de instalação é bastante simples, e pode ser feito como qualquer outro plugin convencional do WordPress, da seguinte forma:
- Acesse o seu WP Admin;
- No menu à esquerda, encontre a opção plugins e clique em Adicionar novo;
- Na barra de pesquisa, busque pelo nome WPvivid;
- Ao encontrar o plugin, clique em Instalar agora e ative-o.
Exportação do site
Assim que o plugin estiver instalado e ativo, poderemos seguir com as próximas etapas. Nesse ponto, o que precisamos fazer é exportar todo o conteúdo da instalação WordPress, para que isso possa ser replicado no nosso destino.
Então, agora será preciso gerar o backup do site que estamos migrando, o que é feito da seguinte forma:
- No WP Admin, clique sobre o nome do plugin no menu à esquerda;
- Uma nova tela será aberta, e marque as opções Database + Files (WordPress Files) e logo ao lado Save Backups to Local. Isso fará com que o plugin crie um backup completo da sua instalação, e o armazene em sua hospedagem;
- Agora, clique em Backup Now para iniciar a criação do arquivo de backup;
- O processo será iniciado e uma barra de progresso te mostrará o status. Note que o tempo total que esse processo levará vai depender do tamanho total de seu site e da capacidade de processamento de sua hospedagem;
- Ao fim do processo, você poderá descer até o fim da página, onde encontrará o seu novo backup já pronto;
- Para finalizar essa etapa, clique no botão de Download e baixe o arquivo de backup para o seu computador.
Importando o site
A nossa próxima tarefa será a importação do site no seu novo servidor, mas antes disso há algo muito importante a se fazer: alterar o apontamento do seu domínio para o novo servidor.
Para seguir, nós precisaremos instalar um WordPress totalmente limpo para importar o arquivo de backup no novo servidor. Porém, para que o processo ocorra melhor é recomendado que aponte o seu domínio já para esse novo ambiente antes de seguir.
Então, consulte as informações de apontamento para o seu domínio e os NameServers de seu provedor e ajuste o seu apontamento. Com isso pronto, faça a instalação de um novo WordPress nesta nova hospedagem, como explicamos melhor neste outro artigo e seguiremos para a importação assim:
- Com o seu WP limpo já instalado, é hora de instalar e ativar novamente o plugin WPvivid, exatamente como fizemos anteriormente no começo das etapas de exportação;
- Agora com o plugin ativado, clique sobre o nome dele no menu à esquerda;
- Na tela que se abrirá, desça até o fim da página e clique na aba Upload;
- Agora, clique em Select Files para escolher e enviar o arquivo de backup que geramos anteriormente;
- Com o arquivo selecionado, confirme o envio clicando no botão Upload e aguarde até que o envio seja concluído (o tempo total poderá depender de sua velocidade de internet e o tamanho do arquivo);
- Ao fim do envio, será mostrado um popup e o seu backup estará visível;
- Encontre o backup enviado e clique no botão Restore ao lado dele;
- Uma nova tela se abrirá, confirme a restauração ao clicar no botão Restore. Ao fazer isso, um popup será mostrado, clique em OK para confirmar e seguir;
- O processo será iniciado, e o arquivo será restaurado. Aguarde até o fim do processo para seguir;
- Quando o processo terminar, o backup estará restaurado e o seu novo WordPress agora estará igual a quando exportou o site, o que significa que a migração está concluída e você pode usar o site normalmente.
Conclusão
Com o WPvivid, com certeza suas próximas migrações poderão ser muito mais rápidas e práticas. Diferente de outros plugins, ele não possui um limite de tamanho máximo que os arquivos podem ter, sendo uma opção mais consistente e eficiente.
Se gostou desse guia, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para mais dicas como essa, e nos vemos na próxima o/