Como gerar certificado SSL pela hospedagem cPanel
E aí, pequeno Kangaroo! Se você tem uma hospedagem cPanel como aqui na Kangaroo Host, saiba que o seu serviço também conta com o Certificado SSL disponível para todos os domínios e subdomínios presentes na sua hospedagem.
Dessa forma, todos os endereços hospedados podem ficar mais protegidos, ajudando a trazer uma maior confiabilidade para os seus visitantes e ainda auxilia na melhoria de sua reputação com os motores de busca, como falamos um pouco nesse artigo.
Para te ajudar a usufruir dos vários benefícios desse certificado, hoje vamos te explicar como funciona o certificado gerado pela hospedagem e de que forma você pode emiti-lo. Vamos lá?
Sumário
- Preparativos
- Gerando o certificado
- Dica bônus
- Conclusão
O que saber antes de começar
Para gerar o Certificado SSL da hospedagem, existem alguns requisitos que precisam ser cumpridos antes de solicitar o certificado. Como a validação para a emissão é feita através do DNS, somente é possível gerar o certificado se o seu domínio (ou subdomínio) apontar diretamente para o IP de sua hospedagem cPanel.
Na prática, se o seu domínio usa um proxy (como o CloudFlare ou outra plataforma de CDN) ou aponta para um servidor diferente dessa sua hospedagem, o certificado não será emitido corretamente, já que ao usar ferramentas de proxy o seu IP real do servidor fica oculto e assim a validação do certificado falha.
Então, se você utiliza em seu site algum serviço de CDN, é preferível que você opte por usar diretamente o certificado SSL gerado por essa plataforma, caso a plataforma forneça essa opção.
Antes de começar a emissão, é importante dizer que o cPanel realiza tentativas diárias de emissão e renovação dos certificados. Dessa forma, normalmente não é preciso uma intervenção para gerá-los. Porém, se você precisar fazer isso manualmente, esse é o artigo para te ajudar nessa etapa.
Gerando o certificado SSL na hospedagem
Para iniciar a emissão do certificado dentro da hospedagem, é preciso primeiramente que acesse a sua conta no cPanel, que será onde faremos todas as etapas seguintes. Caso queira conferir como poda fazer esse acesso, confira este nosso guia na base de conhecimento.
- Com o acesso feito, navegue pelo cPanel para a parte mais abaixo da página e encontre a opção SSL/TLS Status;
- Na lista que se abrirá, selecione todos os domínios e subdomínios. Então, selecione todos aqueles em que deseja que o certificado seja emitido (é possível selecionar mais de um por vez);
- Com os domínios selecionados, clique em Include Domain during AutoSSL;
- Depois de adicionados os domínios, selecione novamente todos aqueles que deseja ativar o certificado e clique em Executar AutoSSL;
- Ao executar, o cPanel começará a tratar a emissão do certificado. Se os seus apontamentos de DNS estiverem corretos, o certificado será emitido dentro de alguns minutos;
- Caso tudo corra bem, o seu domínio/subdomínio terá o indicativo de que o SSL foi gerado com sucesso.
Dica bônus: ajuste o site para forçar o HTTPS
Depois de gerar corertamente o certificado, é recomendado que você ajuste o seu site para sempre utilizar o protocolo https:// para conexões seguras com o SSL. Afinal de contas, ao ter o certificado vamos querer sempre que ele seja usado para transmitir maior segurança aos clientes, evitando mensagens de conexão insegura.
Para fazer isso, você pode ajustar o seu arquivo .htaccess (normalmente presente na pasta onde está o conteúdo de seu site), inserindo a seguinte configuração para a reescrita automática do URL:
# Início da configuração (linha obrigatória)
RewriteEngine on
# Força HTTPS em todos os domínios
RewriteCond %{HTTPS} off
RewriteRule ^(.*)$ https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301]
ApacheCom essa modificação, todos os acessos feitos ao seu site utilizando http:// serão automaticamente convertido para https://, garantindo que todo os visitantes sempre visitem seu site e demais páginas usando o protocolo protegido com SSL.
Conclusão
Como pudemos ver, gerar o certificado SSL é uma tarefa bastante simples de se fazendo dentro do cPanel, e em poucos minutos o seu site já terá o certificado disponível para uso. Então, é hora de colocar a mão na massa e tornar o seu site ainda mais seguro!
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado e, se gostou do artigo, não deixe de continuar acompanhando nosso blog mais para mais conteúdo como esse o/