06/09/24

Por que limpar revisões do WordPress é importante?

Bem vindo de volta, Kangaroozinho! O WordPress é uma plataforma bastante amigável a iniciantes, mas que conta com muitos detalhes quando pensamos em escalar o projeto começam a se tornar mais relevantes para conseguir resultados de otimização ainda mais satisfatórios.

Um desses aspectos são as revisões de posts, e que quanto mais desses posts o seu site tiver mais desses registros estarão armazenados em seu banco de dados, o que pode ser um fator importante a contribuir para a lentidão do site.

Por isso, vamos mostrar o que são as revisões e o que você pode fazer para reduzir isso em seu site e possibilitar ter um desempenho melhor em seu site, tornando-o mais performático e rápido.

Sumário

  1. O que são as revisões?
  2. Como fazer a limpeza?
  3. Conclusão

O que são as revisões no WordPress?

Revisoes de posts no WordPress
Imagem gerada por IA

Elas consistem no registro de modificações que cada conteúdo do tipo post em seu WP recebeu. Dessa forma, é possível comparar a versão atual com essas versões anteriores, e até mesmo fazer uma restauração a partir delas.

O problema é que elas precisam ficar armazenadas em algum local, e esse local é o banco de dados de sua instalação, salvando todos esses registros nas tabelas. Porém, as consultas realizadas em um banco de dados podem apresentar lentidão se esse banco conta com uma grande quantidade de registros.

Pensando nisso e sabendo que todo o conteúdo dinâmico do WordPress (como páginas, textos, artigos, configurações, etc) ficam salvos no banco, ter uma consulta lenta dos registros pode gerar uma lentidão no tempo de carregamento do site, o que obviamente nos afasta do objetivo de um melhor desempenho.

Por isso, a importância de limpar essas revisões com relativa frequência é tão alta, já que isso pode impactar diretamente na velocidade de carregamento.

Como limpar as revisões?

Depois de entender as contrapartidas potenciais que as revisões podem vir a trazer, limpar elas pode ser uma forma de contornar isso, o que pode ser feito com diferentes abordagens, como executar uma limpeza por meio de plugins ou através da limitação da quantidade de revisões salvas, definindo isso diretamente no arquivo wp-config.php.

Utilizando plugins de limpeza de banco de dados

Plugin WordPress Advanced Database Cleaner para limpeza de posts, comentarios, revisoes
Fonte: Repositório de plugins oficial: https://wordpress.org/plugins/advanced-database-cleaner/

O plugin Advanced Database Cleaner é uma ótima forma de efetuar vários tipos de limpezas diretamente no banco de dados do WP. Contando com mais de 100.000 instalações ativas, suas funcionalidades permitem fazer a limpeza de itens como por exemplo:

  • Comentários reconhecidos SPAM;
  • Itens da lixeira de posts;
  • Itens na lixeira de comentários;
  • Pingbacks e trackbacks;

Além desses itens, claro que o plugin não poderia de limpar também as revisões dos nossos posts, trazendo uma possibilidade de limpeza generalizada com ainda mais resultados, por abranger diferentes áreas e tabelas de seu WP, permitindo que essa limpeza seja bem mais profunda e benéfica.

Utilizando plugins de otimização

Alguns plugins de otimização também podem ajudar a interagir com a limpeza de itens do banco de dados, já que como mencionamos anteriormente esse é um dos pontos que pode influenciar nos tempos de carregamento.

Sendo assim, plugins como o LiteSpeed Cache contam com uma aba dedicada às funções de limpeza de conteúdo dentro do banco de dados, permitindo o controle de diversos itens da instalação.

A grande vantagem de utilizar esse tipo de limpeza dentro de um plugin de otimização é ajudar reduzir o volume total de plugins no site, já que usar um plugin versátil com mais de uma função torna desnecessário ter um plugin que faça apenas uma única coisa.

Otimizacao de banco de dados do LiteSpeed Cache no WordPress com limpeza de rascunhos, comentarios, lixeira, transientes, revisoes

Dentre as funções disponíveis no LiteSpeed Cache, temos a limpeza de revisões de posts, metadados, rascunhos, lixeiras, SPAM e muito mais, ajudando a ter uma boa cobertura do que pode ser limpo no Banco de dados para ajudar ainda mais o desempenho do site.

Definindo um limite na configuração

Por fim, temos a possibilidade de definir um limite para a quantidade de revisões que o WP poderá armazenar, o que é uma ótima forma de evitar excessos e ter uma quantidade mais deduzida de registros sendo salvos no banco de dados..

Para fazer isso, precisamos apenas inserir uma única linha de código direto no arquivo wp-config.php, que estará presenta na pasta onde está a sua instalação do WordPress. Nesse arquivo, adicione a seguinte linha:

/* Altere o valor 5 livremente para a quantidade máxima de revisões desejada */
define( 'WP_POST_REVISIONS', 5 );

/* Insira o código acima sempre antes da linha que diz:
/* That's all, stop editing! Happy publishing. */
PHP

Conclusão

Otimizar um site WordPress não é necessariamente uma tarefa difícil, mas quando o projeto precisa escalar e a otimização se torna uma prioridade todos os ajustes possíveis sempre contarão ao máximo para tirar o maior proveito possível do desempenho.

Isso, claro, pode influenciar até mesmo no desempenho de campanhas de SEO, onde sites com melhor desempenho são mais priorizados por motores de busca, como explicamos mais a fundo neste outro artigo.

Por isso, a otimização é uma ótima forma de ter mais resultados com suas campanhas, e esperamos que essas dicas que trouxemos aqui possam te ajudar a alcançar esses resultados! Então, se gostou desse artigo, não deixe de continuar acompanhando nosso blog mais conteúdo como esse.

Chat
24/7 11 95052-7555 0800 481 7000 chat
cookie