21/08/24

Como pesquisar vulnerabilidades de segurança do WordPress?

Olá, pequeno Kangaroo! Manter um site seguro é uma tarefa que exige um certo esforço e cuidado constante, já que novas ameaças surgem a todo o tempo. No caso do WordPress, as vulnerabilidades são catalogadas e corrigidas em atualizações futuras, ajudando a manter a plataforma e seus recursos como plugins e temas sempre seguros.

No artigo de hoje, vamos entender um pouco mais sobre como identificar as possíveis vulnerabilidades que o seu site pode ter através dos plugins/temas/core e também conferir vulnerabilidades antigas e já corrigidas.

Sumário

  1. O que é uma vulnerabilidade?
  2. Onde pesquisar
  3. O que fazer a seguir

O que é uma vulnerabilidade no WordPress?

Antes de entender onde buscar e o que fazer com as vulnerabilidades, primeiro precisamos entender exatamente o que ela é. Em resumo, ela acontece quando recurso do site apresenta algum tipo de brecha de segurança, o que poderia permitir desde a inserção de conteúdo indesejado no site a até mesmo acesso total a terceiros.

Dessa forma, a exploração dessas brechas poderiam causar diversos tipos de prejuízo ao seu site e clientes, além de poder manchar sua reputação com seus clientes, o que pode ser considerado um dos prejuízos mais difíceis de se recuperar.

Brechas de segurança são um assunto seríssimo em todas as áreas da tecnologia, não sendo uma exclusividade do WordPress. Além disso, quanto mais crítica a aplicação, mais importância deve ser dada a prevenção da exploração dessas brechas.

Onde conferir as brechas?

Para ficar com a saúde do site tão em dia quanto possível, você pode verificar plataformas atualizadas em tempo real que são especializadas em catalogar vulnerabilidades para diversos tipos de recursos do WordPress (como o core, plugins e temas).

Nesses sites, é possível encontrar detalhes sobre o que faz a brecha de segurança localizada, que recurso está com a brecha, o quão impactante é essa brecha e como ela funciona. Para fazer essas buscas, temos duas plataformas principais, que são o WordFence e o PatchStack.

A WordFence é uma grande conhecida no mundo do WP, sendo a responsável pelo plugin de segurança que leva o mesmo nome e é um dos mais utilizados para a proteção dos sites. Em sua extensa base de dados, é possível filtrar especificamente por plugins e temas, por exemplo.

Base de dados de vulnerabilidades wordfence WordPress
Fonte: https://www.wordfence.com/threat-intel/vulnerabilities

Com essa funcionalidade, é possível pesquisar diretamente por recursos que o seu site utiliza, e assim entender se algum deles pode estar com alguma brecha registrada.

O funcionamento da PatchStack é semelhante, e conta com uma base ainda maior, visto que são um dos principais incentivadores de programas de BugBounty, o que os deixa como um dos principais reportadores de vulnerabilidades no universo WordPress, contando com um repositório bem maior.

Base de dados de vulnerabilidades patchstack wordpress

Algo que pode ser considerado uma segunda vantagem dessa plataforma é a sua acessibilidade, já que as informações estão melhor dispostas e oferece uma maior facilidade de leitura dos casos reportados, assim como conta com uma quantidade maior de detalhes sobre as brechas.

O que fazer se meu site estiver vulnerável?

Ao identificar um recurso vulnerável, a primeira ação a tomar é conferir se há alguma atualização disponível para ele. A maioria das brechas catalogadas e disponíveis publicamente apenas vem à tona quando ela já está resolvida.

Por isso, é muito comum que assim que a brecha é publicada, já exista uma atualização de correção disponível para ser aplicada em seu site. Por isso, atente-se às versões afetadas e ao lançamentos de updates, o que deverá aplicar as medidas de prevenção em seu site.

Assim, você poderá ficar sempre um pouco mais seguro e prevenido contra invasões e infecções em seu site. E claro, se gostou desse artigo, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para mais conteúdo como esse.

Chat
24/7 11 95052-7555 0800 481 7000 chat
cookie