Registro de domínio – Como consultar a disponibilidade?
E aí, pequeno Kangaroo! Fazer o registro de um domínio é um dos primeiros passos para começar um projeto online, afinal ele é o grande responsável por permitir que os visitantes consigam memorizar de forma fácil o endereço de seu site.
Porém, cada nome de domínio é único, e para registrar um novo é preciso que ele esteja livre, afinal, não é possível utilizarmos um domínio que já pertence a outra pessoa. Além disso, é importante considerar também que cada domínio é composto de um nome e uma extensão.
Por isso, ao registrar algo como meusite.com.br (sendo .com.br a extensão), você tão terá imediatamente as variações como meusite.com, meusite.net, meusite.online, por exemplo. Assim, cada domínio é realmente único, e você precisaria escolher corretamente a extensão de sua preferência.
Sumário
- Conferir disponibilidade no pedido
- Checando status de domínio
- Conclusão
Consultar disponibilidade do domínio ao registrar
A primeira – e talvez mais simples – forma de conferir se um domínio pode ser registrado é durante a verificação de disponibilidade durante um pedido de registro.
Normalmente, quando estamos no processo de registro, será feita uma consulta para ver se o endereço desejado está mesmo disponível, e então será informado se é possível seguir ou se será preciso escolher um nome diferente.
Na página de registro de domínios aqui na Kangaroo Host, por exemplo, é possível visualizar exatamente isso, com uma checagem de disponibilidade ocorrendo antes de cada tentativa de registro.
Em termos de conferir se um domínio já existe, essa pode ser a melhor opção, mas é possível ainda checar os detalhes de qualquer domínio, existente ou não.
Como verificar informações de um domínio (WHOIS)
Os serviços de WHOIS (do inglês “Quem é”) oferecem a possibilidade de conferir ainda mais informações sobre um domínio, quer ele esteja registrado ou não. Assim, caso um domínio ainda não esteja registrado será mostrado um aviso, enquanto para domínios existente teremos uma longa seção de informações.
Dentre essas informações, é possível conferir detalhes sobre a empresa que registrou aquele domínio, detalhes de contato (nome, telefone, endereço) do proprietário do domínio que obrigatórios e para onde esse domínio aponta.
Esse tipo de consulta também é particularmente interessante por permitir conferir quando um domínio foi registrado e qual a sua data de expiração. Isso ajuda a entender até quando um domínio estará disponível, o que possibilita saber a data de expiração próxima de acontecer para tentar conseguir aquele registro.
Esse tipo de consulta é possível porque todos os domínios são gerenciados por um órgão centralizador, o ICANN. Assim, todos os registrantes e ferramentas podem conferir a base de dados desse órgão para consultar informações de cada domínio, em ferramentas como o WHOIS do ICANN.
Já no caso de registros nacionais (ou seja, todos aqueles terminados em .br), há um órgão central nacional (associado ao ICANN, claro) por onde passam todos os registros brasileiros, que é o RegistroBR. Para o caso de verificação de dados desses domínios, há também um serviço de WHOIS específico dos endereços .br.
Vale destacar ainda que as informações de contato e detalhes do domínio mostradas nos serviços de WHOIS são públicas, devido às políticas do próprio ICANN. Por isso, ao registrar um domínio, normalmente os detalhes de contato do proprietário do domínio serão mostrados nas consultas.
Com os dados de contato públicos, é bastante comum que usuários recebam muito SPAM em seus e-mails após um novo registro. Para contornar esse problema, diversos registrantes oferecem um serviço adicional de Proteção de ID, onde os dados do proprietário são ocultados e o contato usará dados da empresa registrante, livrando sua caixa de entrada de SPAM.
Conclusão
Com essas dicas, com certeza o seu processo de registros ficará muito mais eficiente, e você poderá encontrar nomes ainda mais adequados ao seu negócio, assim como conferir os status de outros domínios.
Entender como essas consultas funcionam e de fato conferir datas de expiração pode ser muito útil para você conseguir o endereço perfeito para seu projeto. Por fim, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog caso tenha gostado do nosso artigo e nos vemos na próxima o/