Desenvolvedor FullStack – O que faz?
Bem vindo de volta, Kangaroozito! Como sabemos, existem diversos tipos de programadores, como WEB, Mobile, de Games, de dispositivos embarcados e diversas outras modalidades. No caso específico dos devs Web, existem ainda outras divisões, que são o Back-end, Front-end e FullStack.
Hoje, abordaremos um pouco mais quais são as atribuições de cada tipo de desenvolvedor, para que você possa não somente entender melhor o que estudar caso queira se tornar dev, como também ajudá-lo a encontrar um programador mais adequado para atender o seu projeto.
Sumário
- Front-end
- Back-end
- FullStack
- Conclusão
Desenvolvedor front-end
Um programador front-end é responsável por desenvolver toda a parte visual e interativa que um visitante consegue ver ao navegar em um site. Entre suas atribuições, ele é responsável pelo design, estilização e interatividade das páginas (normalmente, trazida por frameworks JavaScript como React e Vue).
No geral, podemos dizer que ele é o responsável pela experiência do usuário dentro do site, já que ele é quem cria todos os aspectos que o visitante está conseguindo ver.
Para exemplificar, vamos considerar que estamos falando do projeto de um e-Commerce. Nesse caso, o desenvolvedor front-end ficaria responsável por criar as páginas de catálogo e produtos, assim como as interfaces de área de pedidos, conta, etc.
Desenvolvedor back-end
Já o programador back-end é responsável por serviço que o visitante geralmente não consegue (ou não deveria) conseguir ver. O Back-end é quem desenvolve os aspectos de processamento de dados no sistema, como conexões com bancos de dados, validações, logins, etc.
Assim, podemos dizer que o back-end é onde acontece o processamento dos dados que o servidor recebe através do front-end, sendo então capaz de processar e devolver esses dados para serem exibidos novamente para o usuário.
Seguindo o nosso exemplo de um e-commerce, o back-end seria a parte da loja responsável por APIs, registrar cada novo pedido, conferir e atualizar os status de pagamentos e pedidos, além de controlar as áreas de login e estoque, por exemplo.
FullStack
Agora, chegamos ao dev fullstack. Depois de termos falado dos outros dois tipo, é possível que agora você já tenha uma ideia do que ele faça, mas vamos deixar isso ainda mais claro: o programador fullstack é responsável por ambas as etapas do desenvolvimento, atuando tanto no front, quanto no back-end.
Isso significa que o desenvolvedor fullstack tem conhecimento para atuar em todas as áreas do site, podendo tanto ajudar nas tarefas de front, quanto nas de back, e pode servir também como uma ponte entre essas duas equipes, fazendo uma função muito importante na conexão desses dois times e serviços.
Em nosso exemplo e-commerce, o dev fullstack poderia ficar responsável por garantir as integrações do front-end com o back-end, de modo a garantir a exibição das informações retornadas pelo processamento de dados, como em Logins, atualizações de status de pedidos e dados cadastrais, por exemplo. Além disso, claro, ele também é capaz de atuar em cada um desses times, atuando momentaneamente apenas como front ou back.
Conclusão
De maneira geral, ele acaba sendo o profissional “mais completo”, já que ele é capaz de atuar em qualquer frente do projeto, de acordo com o que a equipe demandar, sendo um profissional mais versátil em suas áreas de conhecimento e atuação.
Assim, o dev fullstack consegue atuar em diferentes etapas e áreas de um projeto, fazendo um papel extremamente crucial dentro de um projeto, sobretudo por conseguir conectar e complementar as equipes de front e back-end, garantindo a integração de todo o funcionamento do projeto.
Se você gostou de conhecer mais sobre o trabalho tão importante do profissional fullstack, não deixe de continuar acompanhando nosso blog para encontrar mais artigos como esse e, claro, nos vemos na próxima o/