SEO – Por que a otimização do site é tão importante?
E aí, Pequeno Gafanhoto, como vai? No mundo do SEO, existe uma infinidade de técnicas que os especialistas em Marketing Digital utilizam para maximizar o quanto um site se destaca nos motores de busca.
Dentre essas técnicas, a otimização da velocidade de carregamento dos sites surge como uma forma extra de destacar o site nos motores de busca. Tendo isso em mente, vamos trazer aqui um pouco mais sobre porquê ela tem tido cada vez mais destaque como parte das estratégias de SEO, vamos lá?
Sumário
- O que é a otimização de sites?
- Por que é tão importante?
- Conclusão
O que é a otimização de sites?
De maneira geral, a otimização de sites é a prática de aplicar diversos ajustes para que, no final, as páginas sejam carregadas no menor tempo possível.
Isso pode ser feito através de ajustes tanto no site, quando de recursos oferecidos pelo próprio servidor onde esse site está, contribuindo para que os recursos sejam carregados de forma mais eficiente e, consequentemente, mais ágil.
Dentre alguns dos vários ajustes possíveis, os mais comuns são:
- Cache: ao utilizá-lo, o site terá alguns recursos que serão processados previamente, sem que o servidor precise processá-los a cada novo acesso de visitante. Assim, esses recursos podem ser carregados mais rapidamente;
- Ajuste de carregamento de recursos: definir como recursos como o JS e CSS do site serão carregados também é uma ótima forma de tornar um site mais rápido, tornando o carregamento das páginas mais eficiente;
- Lazy Load: também relacionado ao carregamento de recursos, essa técnica permite atrasar o carregamento de mídias (como imagens, vídeos e embeds) para que eles apenas sejam carregados quando realmente devessem aparecer na página, permitindo um carregamento progressivo.
Todas essas técnicas acima são muito utilizadas por sites que visam a diminuir seus tempos de carregamento, sobretudo por ajudarem a melhorar consideravelmente a experiência de navegação dos visitantes.
Por que é tão importante para o SEO?
A mesma experiência de navegação dos visitantes que acabamos de citar é exatamente o que faz com que a otimização seja tão fundamental para ter resultados ainda mais interessantes para o seu SEO.
Isso acontece porque a experiência de navegação é algo que conta muito para os motores de busca (principalmente o Google, que é o foco da maioria dos sites) , e que tendem a dar mais destaque e visibilidade para sites que tenham menores tempos de carregamento, sobretudo para dispositivos móveis, que hoje já representam a maior parte do tráfego de quase todos os sites.
Além disso, existem diversos estudos e pesquisas que mostram que os usuários tendem a evitar navegar em sites que demorem mais para abrir, com a margem de até 2 segundos sendo o limite em que eles costumam tolerar aguardar pelo carregamento da página.
Assim, quando um site demora mais que esses 2 segundos para carregar, os visitantes acabam fechando a página, o que é terrível para qualquer site, mas principalmente para aqueles que dependem de vendas ou anunciantes, já que um visitante que não fica na página não gerará conversão, representando assim um possível prejuízo ao site.
Conclusão
O famoso ditado que diz que “tempo é dinheiro” é possivelmente a melhor frase para simplificar a importância da otimização de sites dentro do contexto de SEO, onde quanto mais seu site demora para carregar, maior a chance do visitante desistir de navegar e acabar não gerando retorno financeiro.
Por isso, não deixe de considerar a otimização como um fator altamente importante para o sucesso do seu site, podendo impactar diretamente nos rendimentos, mostrando que isso é algo que não pode mesmo ser deixado de lado.
Então, não deixe de conferir nosso blog para encontrar mais dicas e artigos de como otimizar o seu site para ajudar o seu projeto a voar ainda mais alto, como neste guia com principais dicas para otimizar seu WordPress. esperemos vê-lo novamente por aqui!