29/07/24

Protegendo formulários no WordPress

E aí, pequeno Kangaroo! Formulários do WordPress são tradicionalmente uma ótima forma de contato de visitantes com a página, permitindo envios de mensagens para sugestões, agendamentos, orçamentos, e muitas outras opções, criando poderoso canal de contato.

Porém, infelizmente nem tudo na internet é apenas bom, e não são raras as ocorrências de abusos de Bots que disparam incessantemente formulários de contato, seja para lotar caixas de e-mail, envio de conteúdo malicioso, propaganda ou qualquer outro motivo. Por isso, é fundamental contar com medidas que amenizem e evitem ao máximo esse tipo de ocasião, como mostraremos a seguir com dicas que você pode adotar para lidar com isso.

Sumário

  1. Plugins de segurança
  2. Recaptcha
  3. Conclusão

(re)Captcha nos formulários

Google Recaptcha para proteção de sites e formularios
Reprodução: Site oficial Recaptcha

Possivelmente sendo um dos principais fatores que ajudam a evitar que robôs disparem os formulários de seu site, as ferramentas que implementam tipos de Catcha nos formulários mostram grandes resultados na redução de SPAM.

Você pode não conhecê-los de nome, mas com certeza já precisou em algum momento clicar em um botão que diz “Não sou um robô” ou “Prove que você é humano”, e em alguns casos até precisou fazer um teste identificando figuras, não é mesmo?

Esse é exatamente o comportamento que um captcha implementa: criar um teste que seja difícil para um robô identificar com precisão e burlar, o que é fundamental para reduzir a ocorrência de SPAM dentro de seu site.

Para implementá-lo, normalmente os próprios plugins que criam o formulário trazem opções de incorporar algum tipo de Captcha, sendo o reCAPTCHA da Google a opção amplamente mais utilizada para essa finalidade.

O grande X da questão é que cada plugin pode ter um meio próprio de implementar essa funcionalidade, por isso você deve conferir em qual plugin foi criado seu formulário, e então conferir de que forma ativar essa função.

Para ajudá-lo a encontrar esse material mais facilmente, separamos as documentações de como ativar essa função nas principais ferramentas de criação de formulário:

Utilize plugins de segurança no WordPress

Outro fator importante a se considerar não somente para a proteção de formulários, mas como para diversas questões de segurança do WordPress é o uso de plugins de segurança, que normalmente fornecem uma abordagem mais completa para a proteção de seu site.

Embora eles normalmente não abarquem nativamente suporte à proteção de formulários, eles trazem outras formas de proteção que também ajudam indiretamente a protegê-los através de Firewalls e Anti-Bots, ajudando a impedir que robôs ou usuários com acesso em condições suspeitas possam acessar o site, o que também reduz o recebimento de SPAM.

Assim, esses potenciais causadores de SPAM poderão ser bloqueados antes mesmo de conseguir ver de fato o formulário, criando uma abordagem ainda mais completa. Além disso, você também deverá conseguir identificar os IPs que tenham maior incidência de envio de SPAM, para então adicioná-los à lista de bloqueio em seu site e impedindo que eles acessem qualquer página.

Dentre os plugins que podem ajudá-lo a implementar essas funções, temos as seguintes opções gratuitas (que podem contar com versões pagas com mais recursos):

Conclusão

A proteção de formulários WordPress é, na verdade, uma tarefa não muito difícil, cabendo a adoção de algumas medidas simples, mas que são capazes de oferecer um resultado muito satisfatório na grande maioria dos casos. Faça um teste implementando o reCaptcha em seu formulário e poderá notar uma grande redução no volume de SPAM.

E, claro, não deixe de seguir acompanhando nosso blog caso tenha gostado desse artigo, por aqui você encontrará muito mais conteúdo como esse. Até a próxima o/

Chat
24/7 11 95052-7555 0800 481 7000 chat
cookie