19/07/24

WordPress Versão 6.6 – Confira as novidades

No dia 16 de julho, a WordPress anunciou a mais nova versão da plataforma, a Dersey numerada como 6.6. Essa versão conta com várias implementações visuais, de acessibilidade e de performance. Para ficar por dentro dessas novidades e entender se deve atualizar agora ou esperar um pouco, acompanhe o nosso artigo!

Sumário

  1. Editor de blocos
  2. Prévia de páginas
  3. Reversão de atualizações
  4. Performance
  5. Acessibilidade
  6. Compatibilidade PHP
  7. Conclusão

Novas opções para o editor de blocos

Como primeira novidade da versão, temos a possibilidade de maior personalização da ferramenta de editor de blocos, permitindo criar mais paletas de cores e definições de fontes para os blocos dos temas, permitindo um design mais específico e condizente dentro de um mesmo tema.

Esses blocos poderão permitir um design mais específico dentro do tema, sem alterar a identidade geral do site, assim como tipografia e cores.

Prévia de páginas no Editor de site

Page preview wordpress versão 6.6
Reprodução: notas de atualização do WordPress 6.6 (https://wordpress.org/news/2024/07/dorsey/)

Agora, é possível visualizar uma miniatura de suas páginas no Editor de site, permitindo ver uma prévia da página, o que não é exatamente uma função muito significativa, mas que ajuda na produtividade ao permitir ver antecipadamente a página que será editada para identificar mais facilmente as páginas a partir dessa prévia.

Reversão de atualizações automáticas de plugins

Reversão de versão de plugins WordPress
Imagem gerada por IA

Em uma ótima decisão, e equipe do WordPress decidiu adicionar nativamente no core da plataforma a funcionalidade de reverter atualizações de plugins que tenham sido feitas automaticamente pela plataforma.

Isso é algo realmente útil que pode ajudar a corrigir falhas muito rapidamente, já que não é incomum que um plugin falhe após uma atualização, e contar com esse recurso de forma nativa é muito interessante, pois até então isso só era possível ao instalar plugins de terceiros que implementavam esse funcionamento.

Performance

Afim de melhorar o desempenho como um todo, os desenvolvedores conseguiram remover alguns acionamentos das função WP_THEMES_JSON que estavam sendo executadas de forma excessiva e redundante. Foram removidas as extensões não utilizadas do polyfill e retirado o carregamento automático (autoload) das chamadas “large options“.

Além disso, também foi adicionado o lazyload aos embeds contidos nos posts, bem como a nova diretiva data-wp-on-async foi implementada. Com os ajustes feitos, é possível notar uma melhoria de cerca de 35% no tempo de carregamento dos templates no editor.

Acessibilidade

A versão trouxe 58 ajustes para correção e melhoria de recursos de acessibilidade, com aspectos principalmente relacionados ao componente de visualização de dados, que interage com algumas áreas do site. Uma dessas áreas é o Inserter, que permite a interação com blocos e padrões.

Compatibilidade com PHP

A partir desta nova versão, o WorPress não será mais compatível com as versões do PHP 7.0 e 7.1, que deixarão agora de serem suportadas pela plataforma. Na prática, isso significa que se a atualização for feita em seu WP, seu site não funcionará corretamente, gerando avisos de erro.

Por isso, é fortemente recomendado que verifique a sua versão de PHP no momento da atualização para evitar erros. Esse movimento de incompatibilidade é um caso já abordado aqui no blog, e que vale a leitura em nosso artigo sobre a importância de manutenções regulares nos sites.

Conclusão: devo atualizar agora?

A nova versão do WordPress conta com muitos novos recursos, claro, sendo o principal foco em recursos visuais, performance e acessibilidade. Por isso, essa não é uma atualização imprescindível de se fazer nesse primeiro momento, visto que não há modificação em funções críticas ou aspectos de segurança.

Se algum dos novos recursos implementados/melhorados for indispensável para seu uso, nesse caso um update seria mais que justificável, com toda certeza, mas sem urgência caso não seja esse o caso.

Neste link, você poderá conferir na íntegra os detalhes da atualização diretamente no site oficial da WordPress. Como sempre, não deixe de continuar acompanhando nosso blog caso tenha gostado desse artigo e nos vemos na próxima o/

Chat
24/7 11 95052-7555 0800 481 7000 chat
cookie