28/06/24

Qual a diferença entre MySQL e MariaDB?

E aí, Kangaroozinho! Ao conhecer um pouco mais sobre os principais bancos de dados, grandes nomes como MySQL e MariaDB podem surgir muito próximos, e saiba que tem um forte motivo para esses dois motores de banco de dados serem tão comparados entre si.

Por isso, hoje falaremos um pouco sobre esses dois nomes de muito peso e te mostraremos algumas das diferenças que torna cada um deles únicos!

Sumário

  1. Quem veio primeiro?
  2. Quais as diferenças?
  3. Qual escolher?
  4. Conclusão

Quem veio primeiro?

Ovo ou galinha, quem veio primeiro entre MySQL e MariaDB
Imagem gerada por IA

Essas duas plataformas são amplamente conhecidas no mundo do desenvolvimento, sendo elas algumas das mais utilizadas para bancos de dados até mesmo em sistemas de grandes corporações. Assim como na famosa questão de se a galinha veio antes do ovo, também importante saber qual desses dois modelos de banco de dados veio antes.

O primeiro entre esses dois a surgir foi o MySQL, com a proposta de ser fácil de gerenciar e ainda permitir certa escalabilidade mesmo que não tão grande quanto alguns outros concorrentes mais voltados a isso.

Um dos grandes trunfos do MySQL é a sua leveza e simplicidade, tendo caído nas graças de diversos desenvolvedores, principalmente em combinação com sistemas PHP, o que alavancou ainda mais a sua popularidade. Por outro lado, ele pode pecar em performances em alguns casos, o que abriu margem para uma reformulação.

Quais as diferenças?

Sendo o MySQL um software de código-aberto, qualquer um pode consultar ou mesmo replicar esse código para algum outro propósito (o que é normalmente chamado de “Fork”), e foi exatamente isso que deu vida ao MariaDB, que surgiu com a proposta de acrescentar algo em que seu antecessor ainda pecava: performance.

Um fato curioso é que o MariaDB foi desenvolvido pelos mesmos criadores do MySQL, após o projeto ter sido vendido à gigante Oracle. A principal proposta era conseguir ser o mais performático possível e tornar o sistema mais escalável, mesmo se necessário lidar com volumes grandes de consultas simultâneas, e ele conseguiu entregar tudo isso muito bem.

De maneira geral, as diferenças se mostram mais em termos de performance, já que ambos os sistemas são totalmente compatíveis entre si, já que são frutos de uma mesma base. Assim, eles mantém a mesma sintaxe, lógica, termos, estrutura, padrões, nomenclaturas, e por aí vai.

Isso acaba sendo uma ótima notícia, já que possibilita migrar facilmente de um sistema para outro sem ter qualquer tipo de falha por incompatibilidade, já que ambos trabalham quase exatamente da mesma maneira, tornando a transição de um para outro extremamente suave e sem grandes riscos.

MariaDB vs MySQL – qual escolher?

De maneira categórica, a resposta mais óbvia acaba sendo o MariaDB, já que ele possui um melhor desempenho e poder de escalabilidade, mantendo uma compatibilidade perfeita com seu antecessor, possibilitando facilmente uma mudança de plataforma.

Se você já tem seus bancos de dados em MySQL, não há nenhum motivo para uma corrida para substituí-lo, afinal essa ainda é um ótimo sistema de banco de dados, e certamente poderá atendê-lo muito bem. Porém, conforme seu projeto for crescendo, cogitar a mudança pode sim ser algo interessante.

Considerando que ambos são totalmente compatíveis entre si, você pode tranquilamente iniciar seu projeto em uma das plataformas e depois seguir para a outra sem problemas em seu projeto.

Conclusão

Com isso, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender as diferenças e semelhanças entre esses dois gigantes. Novamente, é importante dizer que qualquer um deles te atenderá muito bem.

Por pensarmos sempre nas ferramentas que podem oferecer máxima performance, nossos planos de hospedagem já contam nativamente com o MariaDB, oferecendo um toque a mais de desempenho para os sites que hospedamos.

Por fim, se você gostou desse artigo, continue acompanhando nosso blog para encontrar mais conteúdo como esse e nos vemos na próxima!

Chat
24/7 11 95052-7555 0800 481 7000 chat
cookie